O cenário é único, com os socalcos do Douro como pano de fundo e as curvas do rio na vila de Pinhão a emoldurar um quadro perfeito. Uma visão difícil de igualar e que a marca Peugeot elegeu para a apresentação do modelo 408, o novo híbrido Plug-in da marca francesa.
A viagem até ao Pinhão serviu para testar todas as potencialidades do 408 e sentir a sua resposta em diferentes tipos de estrada. Os 180 cv deste híbrido mostraram a sua raça, com segurança e eficiência. Dentro do habitáculo a acústica é equivalente ao de um templo vazio, apenas silêncio.
Na condução em estrada, o motor do 408 revelou uma boa dinâmica, com acelerações vivas e o motor a mostrar a sua força. Nas curvas, o Peugeot mostrou-se seguro e sem adornar nas saídas mais apertadas. O novo 408 é um fastback da Peugeot para reforçar a sua presença no topo do segmento C.
Destaca-se, antes de mais, pela sua silhueta dinâmica. As suas linhas são incisivas e a grelha é da mesma cor da carroçaria. Vem “calçado” com pneus 720 mm de diâmetro e jantes de 20”, que apresentam um desenho geométrico diferenciado.
Com um comprimento de 4,69 metros, distância entre eixos de 2,79 m e 1,48 de altura, o modelo dispõe de uma segunda fila de passageiros espaçosa, proporcionando uma melhor posição para as pernas. A bagageira tem um volume de 536 litros, que pode ser aumentado para 1.611 litros, se forem rebatidos os bancos traseiros.
Segurança ativa
Compostos por 6 câmaras e 9 radares, os sistemas de assistência ao condutor incluem: Cruise Control Adaptativo com função Stop and Go; Night Vision; Vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros); Alerta de Tráfego Traseiro.
Experiência de condução com i-Cockpit
O Peugeot i-Cockpit é um dos pontos fortes deste modelo, agora com um novo sistema de infotainment. O volante é ergonómico e aquecido (opcional), e conta com os comandos para o sistema multimédia (rádio, telefone), bem como comandos auxiliares de condução.
Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10”. No acabamento GT, o painel está disponível com tecnologia 3D. O condutor pode escolher entre os vários modos disponibilizados pela caixa automática EAT8 de 8 velocidades, através de um único toque: Reverse (R); Neutral (N); e Drive (D) inicia a seleção automática das 8 relações.
Além disso, existe um seletor de modo de condução que permite ao condutor escolher entre diferentes modos (Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport), dependendo da tipologia do motor. Neste domínio, os motores que propulsionam o Peugeot 408 contemplam duas versões híbridas plug-in com 180 e 225 cavalos, para além de uma versão a gasolina de 130 cv.
Prioridade: eficiência dos motores
O 408 também passou a disponibilizar dois motores híbridos plug-in. Equipado com a motorização PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8, conta com uma potência combinada de 180 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,4 segundos e a sua velocidade máxima é de 225 km/h (135 km/h em modo elétrico).
Se equipado com a motorização híbrida mais potente, ou seja, com 225 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,9 segundos e a sua velocidade máxima é de 233 km/h (135 km/h em modo elétrico). A autonomia elétrica em ciclo combinado WLTP é de 62-64 km.
A bateria de iões de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW. Os tempos de carregamento variam entre 1h40 e 7h05.
Chega ao mercado nacional disponível em sete cores: Azul Obsession (nova cor), Cinzento Titane (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Cinzento Selenium, Vermelho Elixir, Branco Okénite e Preto Perla Nera.