Com uma patente de liderança na área do turismo e no sector agrícola, a S. José Pneus está numa fase de expansão investindo e crescendo no mercado ibérico. Luís Aniceto, gerente da empresa, fala-nos do ADN que caracteriza a missão da S. José Pneus e sobre os segmentos de pneus onde atuam: consumer (turismo, 4×4 e comerciais), camião, agricultura, industrial e engenharia civil, sem esconder os objetivos que quer alcançar para o futuro. Descubra-os!
“Não há dúvida de que o camião é uma das áreas que está efetivamente no nosso ADN, sendo mesmo o grande motivo por detrás do nascimento da empresa quando foi fundada pelo meu pai, em 1966, com o objetivo inicial de se dedicar à área da recauchutagem. À época, o grande foco era e continua a ser, o camião porque também o principal core estava voltado para a área de transportes na Região Centro.
Decorridas algumas décadas, a nossa empresa cresceu e, com base na expansão dos nossos negócios também na área dos pneus OTR (off-the-road), acrescentou um novo e amplo armazém (inaugurado em outubro de 2022), ampliando a nossa capacidade de stock e logística.
Pneus Fortune
Com mais 5 000m2, a somar aos 27 000m2 já existentes, esta nova estrutura confirma o resultado do crescimento global da S. José Pneus. Nele, armazenamos pneus agrícolas de grandes dimensões, OTR, engenharia e minas, bem como de camião, uma área que apresenta bastante crescimento e à qual pretendemos dar-lhe o incremento merecido. Só assim poderemos estar ao nível das marcas que representamos, em ambos os sectores.
Muito recentemente acrescentámos a marca Fortune ao nosso portefólio. Com uma representação ibérica exclusiva, passámos a ter não só o mercado em Portugal como o mercado de Espanha, num novo e grande desafio deveras importante para nós em turismo e camião, a que se junta uma outra marca importante já ‘da casa’, a BKT.
Passamos, assim, a disponibilizar ao mercado espanhol uma gama completa que vai desde o turismo ao camião, à agricultura e engenharia civil. Uma representação que faz todo o sentido para a nossa estrutura, pois objetivamos ser, cada vez mais, uma empresa ibérica, sem desprimor de tencionarmos sempre ter uma presença forte no mercado português, mas é um facto que, cada vez mais, olhamos para o mercado ibérico no seu todo e todos os projetos em que nos envolvemos, são feitos nesta perspetiva.
OTR – gama fora de estrada
A nossa gama fora de estrada (OTR) dispõe da melhor cobertura do mercado, graças à vasta panóplia de modelos e medidas que a marca BKT possui e que nos permite usufruir de um apoio excecional, é preciso referi-lo. Tanto na área de engenharia civil como para pedreiras e minas, esta marca passou a dispor de um técnico, engenheiro de campo, que, mesmo sendo dos quadros da BKT, nos disponibiliza apoio em Portugal, Espanha e também França.
Isto possibilitou-nos ter um enquadramento técnico para cada aplicação e estudar especificamente cada solução para cada necessidade, monitorizadas através de ensaios feitos com o apoio técnico dos equipamentos que a BKT possui na sua fábrica, sobretudo, do sistema de controlo instalado, o Spotech que verifica trajetos através de ligação por satélite com o objetivo de otimizar percursos ou ajudar, um gestor de equipamentos de uma pedreira ou mina a tirar o melhor rendimento possível dos pneus.
Este acompanhamento técnico tem sido deveras importante porque abre as portas a ensaios internacionais, aquando especificidades de pneus, como é o caso específico de um pneu que necessitávamos ter com classificação 3 e 4 estrelas, mas que ainda não era produzido pela marca BKT, e que foi produzido para nós e que, atualmente, se encontra já em testes na zona da Galiza.
A experiência permite-me, desde logo, afirmar que a marca BKT está ao nível da qualidade dos fabricantes premium com produtos a fazer-lhe jus e com valores muito interessantes para a área da engenharia civil (e até à jante 57”). Está entre os melhores dos melhores. Também no segmento dos pneus de porto, como é exemplo o novo pneu Container King, estamos a registar performances ao nível das marcas premium em valor de custo hora, dando-nos condições de garantir, por escrito, a fiabilidade desses resultados.
Por isso, preocupamo-nos muito com a formação de toda a nossa força de vendas numa área que cresce paulatinamente, e onde queremos ser rigorosos na orientação ao cliente, trabalho que alcançou um maior relevo, com este apoio técnico internacional.
Crescimento sustentado
Globalmente, registámos um bom desempenho nos primeiros 3 meses deste ano, com um crescimento sustentado, apesar de sentirmos algum abrandamento nos meses de abril e maio, na área de pneus para o segmento fora de estrada. A falta de chuva influenciou, sobretudo, o mercado espanhol que apresenta quebras de vendas recorde com taxas na ordem dos 35% (com redução do cultivo e a proibição de rega em algumas zonas). Todavia este cenário não tem afetado, da mesma forma, Portugal e sabemos que este ano será um razoável bom ano agrícola no nosso país.
Nesta perspetiva, esperamos um crescimento orgânico, natural e sustentável em Espanha, no sector consumer, não só pela parceria com a marca Fortune, como pela presença na rede de casas de pneus com a gama dos ligeiros, tendo já sido realizados alguns acordos com os principais grupos de distribuição ligados às marcas. Iremos ainda reforçar as equipas de vendas na área do camião, em território ibérico.
Ambiente e energia
Também realizámos grandes investimentos na área da sustentabilidade e do ambiente. Prova disso é que nos nossos armazéns, localizados na nossa sede, assumimos um compromisso com as energias renováveis, através da instalação de 1.500 painéis solares que geram mais de 600 MWH de energia verde, possibilitando alcançarmos uma expressiva redução acima das 450 toneladas de CO2 a cada ano. A presença no setor da distribuição de pneus assenta num verdadeiro compromisso de sustentabilidade nos consumos energéticos e forte redução de emissões na nossa sede e na fábrica de recauchutagem, em Cantanhede.
Contamos igualmente ter novidades em pneus de camião BKT fora de estrada, com o lançamento de novas gamas (de pneus) vocacionadas para a construção, para a floresta e pneus maciços e de jante 25”, preparados para trabalhar em condições muito específicas. Continuamos, portanto, o nosso propósito de continuarmos a crescer, de forma sustentada, com qualidade, diversidade e total apoio aos nossos clientes”, destacou Luís Aniceto.