Para quem gosta de sentir a raça de um carro logo no arranque, vai ter uma agradável surpresa com o Polestar 2 Dual Engine. Com dois motores elétricos e 421 cavalos na estrada, a marca sueca surpreende na performance e autonomia, com até 592 km de alcance anunciados.
O Polestar 2 é um automóvel 100% elétrico concebido com um desempenho puro e progressivo, cuidadosamente projetado para realçar cada detalhe de design. Sua estética é distinta e sóbria, desde a SmartZone na dianteira até à emblemática faixa de luz traseira. O modelo está disponível em 6 cores exteriores metalizados e possui dispõe de uma variedade de jantes de liga leve, modernas e sofisticadas.
Os faróis em LED do Polestar 2 são eficientes em termos energéticos e apresentam um estilo mais refinado, inspirado em origami. Eles ajustam automaticamente a intensidade de acordo com a luz ambiente, proporcionando a iluminação ideal em todas as condições. Já os faróis Pixel LED melhoram a segurança da condução, adaptando autonomamente o feixe de luz ao tráfego e iluminação circundantes, utilizando 84 Pixel LED controlados individualmente em cada farol.
O interior do carro é projetado para o conforto do condutor e dos demais ocupantes, com bancos dianteiros aquecidos e suporte lombar de quatro vias regulável eletricamente. O banco do condutor inclui ainda uma função de memória, que se adapta automaticamente às preferências pessoais de assento, através do reconhecimento da chave do Polestar 2. Além disso, o Polestar 2 foi o primeiro carro a ter um sistema operativo nativo, o Android Automotive, trazendo uma experiência de infotainment intuitiva para a condução.
Segurança acima de tudo
Quanto à segurança, o Polestar 2 utiliza três unidades de radar, cinco câmaras e 12 sensores ultrassónicos, para monitorizar o ambiente em redor e ajudar a prevenir colisões. A SmartZone, substituindo a grelha dianteira do carro, é dotada de uma câmara e um potente radar que permite detetar outros utentes da estrada e situações potencialmente perigosas, auxiliando o motorista em todas as condições meteorológicas e de visibilidade.
O carro também possui diversas funções de assistência à direção, como o Blind Spot Information System (BLIS), que detecta veículos prestes a ultrapassar e emite um alerta visual nos espelhos retrovisores. O sistema de proteção de despiste (Run-off Road Mitigation) ajuda a redirecionar o veículo de volta à pista, caso ele se desvie acidentalmente em direção à berma da estrada. O Polestar 2 também faz uso de câmaras e sensores para facilitar e tornar mais segura a navegação em ruas estreitas, contornar as esquinas e manobras no estacionamento.
O Adaptive Cruise Control ajusta a velocidade e a distância do veículo à frente, enquanto o Pilot Assist faz ajustes suaves de direção para mantê-lo centrado na faixa. O Driver Alert Control utiliza uma câmara para monitorizar o percurso do carro e ativa alertas sonoros e visuais se detetar sinais de sonolência ou distração do condutor.
Na condução que efetuámos em estrada e circuito urbano, notámos que a aceleração tem resposta imediata e as zonas de travagem são curtas, a direção é firme e precisa o suficiente, com uma tração bastante eficiente. A sensação de controlo é muito boa e percebe-se que o chassis é reativo aos “comandos” do condutor.
Para além de toda a evolução tecnológico e transição para o mundo dos automóveis equipados com motores 100%, o Polestar 2 incorpora e disponibiliza o que de melhor há em termos de imagem da indústria automóvel sueca, ou seja, linhas equilibradas e um elevado patrão de segurança em termos de condução, em qualquer tipologia de piso.