Já conduzimos e testámos o Aiways U5, o primeiro automóvel elétrico da marca chinesa a chegar a Portugal. Com materiais e acabamentos de qualidade, revela um desempenho aceitável.
O Aiways U5 exibe um habitáculo e um espaço de carga à medida das famílias. Condutor e passageiros dispõem de muito espaço e conforto. Nos bancos traseiros, o espaço de pernas impressiona os ocupantes mais altos.
O design não o destaca da concorrência, mas os materiais e a construção são de boa categoria, estando ao nível dos automóveis de marcas com mais pedigree.
A marca demonstra uma grande confiança no produto ao investir na tecnologia: apenas requer uma visita à oficina para manutenção depois de percorrer 100 mil quilómetros. A condução e a carroçaria também revelam pontos positivos.
Com a bateria de 63 kWh totalmente carregada, e em circuito misto, o Aiways U5 demonstrou que os 400 km de autonomia anunciados, não correspondem à realidade. Aos 200 km percorridos, a bateria já só tinha pouco mais de 35% de carga. Foi necessário proceder a um novo carregamento, para completar o nosso percurso. Também o ecrã tátil tem comandos pouco intuitivos. O sistema operativo é um pouco confuso na sua utilização e provoca distrações desnecessárias ao condutor.
Construção exemplar, bagageira enorme
Por dentro, muitas e boas surpresas: descobrimos materiais de elevada qualidade até agora apenas utilizados por fabricantes de um segmento superior. Tem dimensões generosas, com 4,70 m de comprimento e 2,10 m de largura (com os retrovisores).
Entrar e sair do Aiways U5 são operações muito práticas, à frente e atrás. Os acessos são facilitados, devido à ampla e elevada abertura das portas. Os bancos da frente ocupam uma posição muito elevada, 60 cm acima do piso da estrada. Há pegas no teto, e em todas as portas. À frente e atrás, existe muito espaço interior. O habitáculo é alto e largo: recebe sem qualquer dificuldade ocupantes com mais de 1,90 m de altura.
A bagageira conta com 370 litros de capacidade de carga, que ascendem a 1675 litros, se rebatermos os bancos e carregarmos até ao teto. Com abertura elétrica da porta, a mala exibe um formato prático e conta com um funcional piso inferior de arrumação.
Ligar sem botão
Este modelo Aiways U5 dispensa o tradicional botão start-stop para iniciar as operações ou a condução. Foi fácil ajustar o volante, bancos e espelhos, ao nosso estilo de condução. Para inicia o “arranque”, basta pisar no pedal do travão, selecionar modo D ou R e, assim, iniciar a marcha.
A versão Prime apresenta o nível de equipamento mais completo, incluindo sistemas de apoio à condução avançados (cruise control adaptativo e manutenção na faixa de rodagem, por exemplo) e interior com bancos em pele.
No carregamento mais rápido, a bateria do Aiways U5 pode passar dos 20% aos 80% de carga em apenas 35 minutos, com um carregador CCS DC (90 kW). O carregamento doméstico demora 13 horas numa wallbox de 22 kW. Uma opção com qualidade de construção e de acessórios, mas cuja bateria é um ponto que deixa um pouco a desejar.