Foi um dos eventos mais esperados pelos apaixonados da marca Volvo. A Quinta da Pimenteira, em Lisboa, foi o palco para a estreia do novo Volvo EX90, o seu modelo mais seguro de sempre com tecnologia Safe Space, baseada no sistema LiDAR ((Light Detection And Ranging), ou muito simplesmente, um sistema que mede as distâncias através de feixes de luz.
Com um grande historial em termos fiabilidade e segurança, a Volvo aproveitou a ocasião para também expor alguns dos seus clássicos modelos das décadas de 40, 50, 60, 70, 80, 90, 2000 e 2010, iniciática que despertou algum saudosismo dos presentes na apresentação do novo SUV 100% elétrico.
A mensagem não poderia ter sido mais clara: num mundo onde tudo parece ser novidade no setor automóvel, a Volvo já cá estava há muitos anos a fabricar carros seguros, fiáveis e eficientes. A eletrificação dos seus modelos, é apenas mais uma etapa na longa historia desta marca, sempre preocupada com a segurança e o bem-estar dos utilizadores dos seus automóveis.

Níveis de segurança
E é pela segurança deste veículo que começamos porque este modelo, disponibiliza, efetivamente, o mais elevado nível de segurança de série de sempre da Volvo e cujo objetivo proposto é inigualável na história: zero colisões. Para que não restassem dúvidas sobre o que a marca pretende, toda a tecnologia do novo veículo assenta num conjunto avançado de sensores exteriores de série que inclui: radares, câmaras, sensores ultrassónicos e um sistema LiDAR, que analisa permanentemente o ambiente à frente do automóvel.
Mas há mais, visto que este sistema consegue fazer uma estimativa exata e com grande precisão da forma e do tamanho dos objetos na estrada a uma distância de até 300 metros, numa visão tridimensional do ambiente em redor, seja de noite ou de dia. E se acham isto revolucionário, a Volvo reforçou ainda esta segurança combinando a deteção do ambiente exterior com a deteção do estado do condutor.
O que quer isto dizer? Que o carro tem a capacidade de detetar quando o condutor precisa de assistência adicional e pôr em prática contramedidas para manter as margens de segurança, nomeadamente, se sentir que o condutor perde reação, poderá travar o automóvel até o imobilizar na faixa.
Um pormenor que faz toda a diferença. O modelo está equipado com um dispositivo que deteta os ocupantes que possam ficar esquecidos dentro do carro (animais ou crianças, por exemplo), ligando imediatamente o sistema de refrigeração para evitar golpes de calor ou hipotermia que possam ser fatais, em função do ambiente.

Tecnologia a bordo
As novidades continuam, como é o caso do novo computador central do Volvo EX90, que tornou o sistema de “Infotainment” mais rápido e mais prático do que nunca. Com uma interface intuitiva e personalizável, as suas preferências serão guardadas e estarão facilmente acessíveis com um toque numa barra contextual totalmente nova.
Se dúvidas ainda houvesse, este SUV 100% elétrico representa uma nova era para a marca que realizou grandes investimentos em índices de eletrificação superiores, não só acima da média mundial, como também da média europeia da própria Volvo Cars. A autonomia elétrica do novo Volvo EX90 é de até 600 km, com um carregamento rápido de 10-80% em 30 minutos e uma potência de 408CV. A aceleração faz jus ao modelo e vai dos 0-100km/h, em apenas 5.9 segundos.
Liberdade de movimentos de uma forma pessoal, sustentável e segura é o que se retira da entrada no mercado com este modelo que assina claramente o propósito da empresa: vendas globais de automóveis totalmente elétricos, num compromisso com a redução contínua da pegada ecológica param um impacto ambiental neutro até 2040.
Ao longo dos anos, a Volvo tem vindo a bater sucessivos recordes de vendas em diversos países, e acreditamos que o novo EX90 (com preço a começar nos 88 mil euros) será o seu ex libris em Portugal,estando ajustado ao cliente empresarial que esteja à procura de um SUV 100% elétrico, com modernos equipamentos e elevados níveis de segurança, à altura do historial da marca Volvo.
