Revista Automotive
Terça-feira, Junho 24, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Coffee Break

A improvável relação entre os motores Wankel e a relojoaria

17 de Julho, 2023
in Coffee Break
A improvável relação entre os motores Wankel e a relojoaria

Sempre que uma mão segura um volante com um cronógrafo a correr no pulso sabemos que estamos no início de um momento de grande excitação. O prazer que se sente nestes momentos tem uma mecânica própria que é partilhada entre relógios e carros. Trata-se do controlo sobre o que é aparentemente incontrolável. 

Num carro controlamos explosões, num relógio algo mais difícil de controlar: o tempo. Tanto os carros como os relógios têm motores, na verdade os motores dos relógios chamam-se apenas movimentos. Existem vários pormenores técnicos partilhados entre os carros e os relógios, ambos têm escape, rodas dentadas, rolamentos, rotores, veios, óleos, vidros, correias, entre outros. 

Existem, no entanto, alguns relógios muito raros que têm uma peça também muito rara nos carros: triângulos Reuleaux. Estes triângulos são típicos dos motores Wankel, que equiparam 80% dos motores dos aviões na Primeira Guerra Mundial, tal como alguns Mazda até 2012. Os primeiros motores Wankel equiparam o Mazda Cosmo Sport 110S, mas os mais famosos foram os Mazda RX7 e RX8, que se tornaram mesmo ícones da marca. 

Em relojoaria, os triângulos Reuleaux são ainda menos comuns, nunca foram adoptados por nenhuma marca, apenas podem ser vistos nos relógios de Derek Pratt. Felix Wankel e Derek Pratt partilham uma coisa em comum, nenhum dos dois foi engenheiro. Felix Wankel nem sequer tinha carta de condução. Foram ambos geniais nas suas criações, contudo, nenhuma destas criações ganhou uma expressão dominante no mercado. 

Na mecânica automóvel, os motores Wankel são considerados uma alternativa aos motores de pistões, com vantagens e desvantagens algo controversas. O seu funcionamento implica rotores em forma de triângulo de faces curvas convexas, em vez de pistões. Estes rotores rodam de forma excêntrica no interior de uma câmara em forma de 8. Os vértices do triângulo estão sempre em contacto com as paredes da câmara. Assim, se uma mistura for injectada num dos espaços entre uma das três faces do triângulo e a parede interior da câmara, quando esse espaço diminuir de tamanho, irá haver uma compressão na subsequente redução de volume, enquanto o rotor gira. Desta forma, produz-se o clássico ciclo de quatro tempos – admissão, compressão, explosão e escape. Para além disso, as três faces do rotor encontram-se em três fases diferentes do ciclo ao mesmo tempo. 

Nos relógios de Derek Pratt, existe um mecanismo que também contempla um triângulo Reuleaux, este encontra-se no que se designa por escape do relógio. O escape tem uma peça chamada de âncora que é equivalente às bielas dos motores de pistão, só que, no caso dos relógios, transforma o movimento rotativo que recebe das rodagens em pequenos impulsos periódicos. 

Sempre que se dá corda a um relógio mecânico enrola-se uma mola que fica sobre tensão dentro de um invólucro em forma de tambor. A âncora é a peça que impede que esta mola se desenrole completamente de uma só vez. Fá-lo através de duas palhetas de rubi que tocam e se libertam alternadamente dos dentes de uma roda, a roda de escape.

 A inovação de Derek Pratt consistiu em colocar uma mola extra em forma de espiral, com uma forquilha de dois dentes e um triângulo Reuleaux no centro da mesma. Desta forma permitia que o processo de escape fosse submetido a uma força constante, o que atribuía precisão ao funcionamento do relógio. 

Escusado será dizer que Derek Pratt conduzia um Mazda RX7.

Autor:

Nuno Lopes Margalha Director do IPR – Instituto Português de Relojoaria

www.institutoportuguesderelojoaria.pt

Recommended For You

Castrol – celebrar 125 anos com olhos postos no futuro

5 de Julho, 2024
Castrol – celebrar 125 anos com olhos postos no futuro

O ano de 2024 assinala um momento histórico com a comemoração do 125.º aniversário da Castrol, referência mundial em lubrificantes e, atualmente, integrada no grupo BP.  Ao celebrar...

Read moreDetails

Valeo – a fricção que gerou um centenário global

14 de Junho, 2024
Valeo – a fricção que gerou um centenário global

Nesta edição abordamos os 100 anos da Valeo comemorados recentemente, na continuidade da rubrica “Clube dos 100”. Na edição anterior da Automotive, destacamos o centenário da Ferodo, e...

Read moreDetails

Ferodo- mais de 100 anos de evolução na ciência dos travões

21 de Maio, 2024
Ferodo- mais de 100 anos de evolução na ciência dos travões

A Revista Automotive abre espaço para a rubrica Clube dos 100, uma iniciativa que iremos publicar ao longo das próximas edições e que visa destacar algumas das mais...

Read moreDetails

Breitling – experiência única nas Terras Altas da Escócia

15 de Fevereiro, 2024
Breitling – experiência única nas Terras Altas da Escócia

O relógio de mergulho SuperOcean da década de 1950 da Breitling foi concebido para que os seus utilizadores pudessem “brilhar”, tanto em terra como no mar. Agora, a...

Read moreDetails

MSC Euribia em Lisboa – 1ª viagem rumo a zero emissões de gases

14 de Fevereiro, 2024
MSC Euribia em Lisboa – 1ª viagem rumo a zero emissões de gases

A MSC Cruzeiros realizou um grande evento no âmbito da escala inaugural do MSC Euribia, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que contou com a presença do staff...

Read moreDetails

Bell & Ross comemora o ano do dragão

10 de Fevereiro, 2024
Bell & Ross comemora o ano do dragão

Começa hoje o Ano do Dragão na China. O dragão é mais do que uma criatura mítica; é uma referência cultural e espiritual importante. Evoca poder porque participa...

Read moreDetails

ZENITH revela dois novos modelos Pilot

6 de Fevereiro, 2024
ZENITH revela dois novos modelos Pilot

O inigualável património aeronáutico da ZENITH está de volta: juntamente com as primeiras Edições de Boutique do Pilot Automatic e do Pilot Big Date Flyback com mostradores azuis,...

Read moreDetails

Frederique Constant com mostrador em meteorito

16 de Janeiro, 2024
Frederique Constant com mostrador em meteorito

O ano de 2023 assinala o 35º aniversário da Frederique Constant e o 15º aniversário do seu icónico calibre Tourbillon. Nesta ocasião, a Maison apresenta o Classic Tourbillon...

Read moreDetails

Junghans – design e competência tecnológica

7 de Janeiro, 2024
Junghans – design e competência tecnológica

O lançamento de novos relógios da Junghans foi realizado num espaço rico em história, a Joalharia Ferreira Marques: uma loja com mais de 95 anos, situada na Praça...

Read moreDetails

Raymond Weil com nova coleção millesime

7 de Janeiro, 2024
Raymond Weil com nova coleção millesime

A marca suíça independente Raymond Weil apresentou as suas novidades num evento realizado pela Watchers, onde Inês Castelo, brand manager da Watchers (foto) deu a conhecer o lançamento...

Read moreDetails
Next Post
STET Portugal no salão dedicado à pedra portuguesa

STET Portugal no salão dedicado à pedra portuguesa

Lexus LBX – gama mais ampla com um SUV compacto 

Lexus LBX – gama mais ampla com um SUV compacto 

Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

8 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

9 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

14 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

5 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal