Revista Automotive
Terça-feira, Junho 24, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

18 de Julho, 2023
in Frotas
Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

Convidámos Fábio Alves, para realizar o assessment do novo Suzuki Scross. Fábio Alves é o fundador do CFOMP-Centro de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, e também responsável pela inspeção de máquinas, num dos três maiores fabricantes do mundo de equipamentos de construção. 

Enquanto formador do CFOMP, este profissional já teve ao seu cargo mais de 8.000 formandos ao longo de 12 anos de atividades, no âmbito de formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras. Para realizar as suas atividades de inspeção, Fábio Alves desloca-se a todos os recantos de Portugal, para garantir o cumprimento das melhores práticas na operação de máquinas e a segurança dos seus manobradores.

Neste assessment realizado a convite da Revista Automotive destacamos, em resumo, a sua experiência ao longo de sete dias ao volante do Suzuki SCross: 

“Nunca tinha conduzido um automóvel da marca Suzuki e indo diretamente ao assunto, fiquei muito bem impressionado com este SCross. Na maioria dos locais onde estão as máquinas que vou inspecionar ou dar formação, os carros não conseguem lá chegar. 

Chegar até às máquinas, é quase impossível com um carro sem características todo-o-terreno. Por outro lado, pelo facto de termos clientes e formações em todo o país, tenho de percorrer muitos quilómetros em autoestrada, e por isso um automóvel que seja só vocacionado para o todo-o-terreno, irá ter consumos elevados nesses percursos. O SCross é um compromisso equilibrado entre um carro estradista e um fora-de-estrada, com características híbridas, revelando o compromisso ambiental da marca.

Performance

Houve um dia em que conduzi das 7h30 da manhã até às 17h30 da tarde, tendo saído de Cascais e realizado inspeções em Leiria, Cantanhede, Braga e depois em Viana do Castelo. Depois, em Viana do Castelo realizei o curso prático de formação para manobradores de máquinas, com o nosso parceiro CMVOLT (na imagem). 

No âmbito das formações, também estamos a alargar a nossa presença geográfica. Assim, foi possível realizar com este Suzuki uma formação em Arraiolos, num campo agrícola. Foi interessante ver o comportamento do veículo num terreno mais “macio”, e sentir o seu desempenho dinâmico em um piso de pura terra.

Testei a tração do carro em areia e em terra batida, principalmente em terrenos bastante inclinados. A gestão automática da tração às 4 rodas mostrou-se sempre capaz de superar os obstáculos. Contudo, também experimentei a função do botão “lock” que “tranca” a tração às 4 rodas e dá-nos uma segurança adicional em zonas de pouca aderência. Também conduzi em empedrado e cascalho, onde o desempenho dinâmico do SCross mostrou-se bastante confortável, revelando que tem uma boa insonorização. 

Evoluções

O espaço interior é mais do que suficiente para um carro destas dimensões. Fiz uma utilização profissional e pessoal, porque a opinião e experiência da família também conta na hora de escolhermos o modelo de carro. Foi bom ter disfrutado de momentos familiares a bordo deste modelo da Suzuki, na companhia dos meus dois filhos (um de 9 anos e outra de 1 ano e 3 meses), e também da minha esposa (foto). Todos eles gostaram da experiência e do bom ambiente do SCross.

Claro que nenhuma avaliação de um carro será honesta, se não mostrarmos os pontos menos bons. Assim, entendo que um dos aspetos que poderá ser melhorado é a localização do cinto de segurança do passageiro central, nos bancos traseiros. Esse cinto é puxado de cima (quase do teto) e não tem uma regulação por altura. A posição do cinto acaba por incomodar o passageiro traseiro central, sobretudo numa viagem mais longa. 

Outro ponto a melhorar, será um arrumo que fica do lado esquerdo do volante. É uma abertura simples, mas que poderia ter um mecanismo de fecho. No meu caso, faço muitos trechos em autoestrada e fico com muitos recibos das portagens. Ao depositá-los nesse compartimento, e após muitas portagens pagas, estes recibos começam a transbordar. Com um simples fecho do arrumo, isto ficaria resolvido.

Funcionalidades

Por outro lado, quero ressaltar a boa posição do apoio de braços, e principalmente a praticidade do volante multifunções, onde os botões estão bem posicionados, evidenciando-se os botões que comandam as chamadas telefónicas. No âmbito da minha profissão, recebo muitas chamadas diariamente e, por este motivo, necessito conduzir uma viatura onde possa gerir essa comunicação, com total segurança e atenção às condições de trânsito. A segurança é o fator principal na minha profissão e este é dos pontos que mais apreciei neste Suzuki. 

Quanto ao motor, o SCross tem um arranque rápido e a resposta do acelerador é eficaz. Adorei a eficácia do cruise control adaptativo, um sistema de segurança e assistência à condução, que funcionou muito bem. Os consumos estiveram sempre dentro das minhas expectativas, mesmo em utilização em terrenos mistos e a estrutura do chassis é igualmente um dos pontos altos deste modelo.

Testei o Scross praticamente em todos os tipos de terreno (asfalto, cascalho, empedrado, areia, terra batida e terreno agrícola) e, em quase todo o tipo de climas, desde dias mais quentes e solarengos até chuvadas fortes; conduzi durante manhãs enevoadas; em tardes com grande luminosidade e até à noite escura, típica do céu do interior do país. Geograficamente, fiz trabalhos desde Viana do Castelo até Arraiolos, passando por muitas outras cidades, pelo litoral e centro de Portugal. 

Depois de tantos quilómetros, tipologias de pisos, mudanças do tempo e períodos do dia, faço uma avaliação muito positiva deste Suzuki SCross, um automóvel que se revelou ideal para as minhas funções, qualquer que seja o ambiente a utilizar. Apresenta um visual muito agradável, moderno, mas não banal. Dispõe de muita tecnologia e sistemas de assistência à condução, com bons equipamentos e com uma motorização muito eficiente. Tem vocações estradistas e de fora de estrada. O seu interior é bem construído, onde o conforto e a segurança são evidentes, quer em utilização puramente profissional ou familiar. Por tudo isto, apreciei o desempenho global do Suzuki Scross e agradeço à Revista Automotive esta memorável experiência de condução”, concluiu Fábio Alves.

Recommended For You

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

24 de Junho, 2025
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Os pneus LEAO, uma marca pertencente ao fabricante de pneus chinesa Linglong, estão a aumentar a sua gama de produtos para utilização em veículos ligeiros e pesados, com...

Read moreDetails

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

19 de Junho, 2025
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

A 3ª edição do programa NextLap, promovido pela Valorpneu, em parceria com a consultora Beta-i, conta com mais iniciativas este ano, sendo que, recentemente, realizou-se NextLap Summit| The...

Read moreDetails

Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

17 de Junho, 2025
Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

Tendo sido inicialmente distinguida pela Revista Automotive em 2024 com o Prémio Revelação, a Ayvens foi agora reconhecida pela ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting,...

Read moreDetails

Toyota Proace City Van – Furgão do Ano 2025 em Portugal

13 de Junho, 2025
Toyota Proace City Van – Furgão do Ano 2025 em Portugal

A Revista Automotive realizou um vídeo com as principais características do furgão Proace City Van da Toyota, que venceu o Prémio Furgão do Ano 2025. https://youtu.be/_XllV_ZWRKU?si=VQWWGb_6HyzqISCo A marca Toyota tem...

Read moreDetails

DPD junta-se à ZERO para restaurar habitats na Mata Nacional de Leiria

12 de Junho, 2025
DPD junta-se à ZERO para restaurar habitats na Mata Nacional de Leiria

A DPD, empresa de referência no mercado do transporte expresso, estabeleceu uma parceria com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável – com o lançamento de um projeto...

Read moreDetails

Kumho inclui Portugal nas opções de possível fábrica

5 de Junho, 2025
Kumho inclui Portugal nas opções de possível fábrica

Com um aumento de 15,5% nas vendas do primeiro trimestre em relação ao ano anterior, a Kumho Tire reportou vendas de quase 772 milhões de euros e alcançou...

Read moreDetails

TK Elevator renova frota com 217 Peugeot Partner em Portugal

27 de Maio, 2025
TK Elevator renova frota com 217 Peugeot Partner em Portugal

A TK Elevator renovou a sua frota com 217 Peugeot Partner novos, através da Leasys Portugal. Esta renovação vem reforçar ainda mais a parceria estratégica, estabelecida originalmente em...

Read moreDetails

MAN – modelos elétricos e convencionais para construção

26 de Maio, 2025
MAN – modelos elétricos e convencionais para construção

A MAN Truck & Bus levou à Bauma as suas soluções de veículos elétricos e convencionais para utilização na indústria da construção, com modelos desde o furgão ligeiro...

Read moreDetails

Foton Tunland G7 – a nova pick-up com características ambivalentes

20 de Maio, 2025
Foton Tunland G7 – a nova pick-up com características ambivalentes

A Tunland G7 é a nova pick-up a diesel da Foton, marca chinesa de automóveis que em Portugal é distribuída pelo grupo JAP. A Foton, pertencente ao grupo...

Read moreDetails

Citroën C3 no centro de Kragujevac na Sérvia

15 de Maio, 2025
Citroën C3 no centro de Kragujevac na Sérvia

A Citroën oferece ao novo C3 mais um centro de produção, iniciando a montagem do seu best-seller nas instalações da Stellantis em Kragujevac, no centro da Sérvia. Na...

Read moreDetails
Next Post
DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

10 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

11 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

16 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

6 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal