A nova geração de camiões DAF iniciou-se com os modelos XF, XG e XG+, e o sucesso tem sido tal, que a DAF se tornou líder de vendas de unidades tratoras na Europa, com uma quota de mercado de 20,4%. Seguiu-se a essa boa senda, o lançamento da gama XD, para aplicações de média e curta distância. Na passada edição da Automotive, apresentámos outra nova gama de camiões DAF, para o segmento da construção civil, com os modelos XFC e XDC.
Recentemente, a DAF deu-nos a conhecer mais uma evolução na sua gama, ao lançar variantes dedicadas ao transporte vocacional, dentro das suas recentes gamas XF e XD, camiões equipados que testámos na apresentação internacional realizada na Holanda.
Na Europa, o mercado dos camiões rígidos representa cerca de 35% das vendas, sendo os restantes 65% relativos às unidades tratoras. Em termos de segmentação por aplicação nos camiões rígidos; 40% são para longa distância; 19,4% são para a construção civil; 15,5% são para a distribuição alimentar; 9,4% para aplicações municipais; e os restantes 15,7% serão para aplicações diversas.
Para conseguir chegar a todos estes segmentos, é necessária uma gama ampla e diversificada. Ampla no sentido de ter vários modelos de camiões, e diversificada para dispor de várias opções técnicas, dentro de cada modelo. É esta a estratégia da DAF ao lançar uma panóplia de camiões vocacionais, adaptados a quase todas as utilizações profissionais, existentes no mercado.
Facilidade de carroçamento
Como as múltiplas aplicações possíveis exigem uma transformação dos camiões, a DAF tornou o trabalho dos carroçadores mais simplificado. Os seus modelos XF e XD estão agora equipados com a função “Plug and Play”, que aumenta a facilidade de carroçamento, sobretudo no âmbito de conexões elétricas, eletrónicas e hidráulicas.
Além disso, a integração de software permite a partilha simplificada de dados e a comunicação entre o veículo e a superestrutura, com uma integração perfeita de controlos, sinais e avisos. Neste ponto, a interface informática está tão evoluída que a DAF já conta com 51 ícones disponíveis no seu display, para que os carroçadores possam utilizar no sentido de transmitir informações da superestrutura ao motorista.
Novo padrão de segurança
Esta nova gama de camiões vocacionais, beneficiam do novo padrão de segurança e conforto para o condutor, introduzido pela nova geração XD, XF, XG e XG+. Todos os camiões incluem um para-brisas de grandes dimensões e linhas de correias ultrabaixas para uma visão direta e indireta excecional, suportada pela janela de visão do lancil opcional e pelas tecnologias de ponta, como o sistema de visão digital da DAF e o exclusivo DAF Corner View.
Um vasto conjunto de sistemas de assistência ao condutor, e uma das melhores ergonomias em termos de camiões, também contribuem para a melhor segurança destes novos modelos. Além disso, os camiões da nova geração DAF proporcionam uma acessibilidade evoluída, um espaço interior inigualável e o melhor ambiente possível para trabalhar e “viver”, no interior da sua cabina, que apresenta um conforto excecional para o condutor e demais ocupantes.
Combinação ideal: XD e XF Extra Robusto
Os “XD Extra Robusto e “XF Extra Robusto” são totalmente novos. A série combina as cabinas robustas dos XDC e XFC com um chassis para condução em estrada. Esta é a solução perfeita para operadores nos segmentos municipais e de construção que valorizam a menor vulnerabilidade, mas que não necessitam de capacidades todo-o-terreno.
A versão dianteira robusta, com o para-choques proeminente de montagem elevada, é sempre combinada com uma barra de proteção dianteira integrada e está disponível em todas as configurações de rígidos e tratores XD e XF.
Brevemente, iremos divulgar o vídeo do teste aos novos camiões vocacionais da DAF, no Canal Automotive do Youtube.
Texto a mais
Por exemplo, o sistema CoDes, Colum deformation, com a deformação da coluna de direção, fazendo com que, em caso de acidente, o volante é empurrado para a frente do camião e não para as costelas do motorista. O sistema ProCaDis, onde a cabine é deformada e utiliza o espaço da cama para absorver impactos, mesmo que frontais, pois a cabine mantém a sua estrutura intacta equanto o compartimento da cama deforma-se até 40cm para absorver o impacto.
Travão de mão automático com sistemas de segurança, por exemplo quando abre a porta ou o motorista levanta do banco (com o camião parado), o travão é accionado automaticamente.
A gama de distribuição da DAF não tem uma cabine baixa “low cab” como outras marcas têm, mas segundo a marca, os benefícios que essas cabines trazem em termos de rapidez de entrar/sair o motorista, perdem em visibilidade para a estrada e em capacidade de antecipação ao trânsito.
Para demonstrar a boa visibilidade das suas cabines, a DAF tem um certificado de visibilidade emitido nos Reino Unido, onde são a única marca de camiões a conseguir obter o valor máximo de 5 estrelas desse organismo.