Revista Automotive
Segunda-feira, Novembro 10, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

19 de Julho, 2023
in Pesados e Máquinas
DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

A nova geração de camiões DAF iniciou-se com os modelos XF, XG e XG+, e o sucesso tem sido tal, que a DAF se tornou líder de vendas de unidades tratoras na Europa, com uma quota de mercado de 20,4%. Seguiu-se a essa boa senda, o lançamento da gama XD, para aplicações de média e curta distância. Na passada edição da Automotive, apresentámos outra nova gama de camiões DAF, para o segmento da construção civil, com os modelos XFC e XDC.

Recentemente, a DAF deu-nos a conhecer mais uma evolução na sua gama, ao lançar variantes dedicadas ao transporte vocacional, dentro das suas recentes gamas XF e XD, camiões equipados que testámos na apresentação internacional realizada na Holanda.

Na Europa, o mercado dos camiões rígidos representa cerca de 35% das vendas, sendo os restantes 65% relativos às unidades tratoras. Em termos de segmentação por aplicação nos camiões rígidos; 40% são para longa distância; 19,4% são para a construção civil; 15,5% são para a distribuição alimentar; 9,4% para aplicações municipais; e os restantes 15,7% serão para aplicações diversas.

Para conseguir chegar a todos estes segmentos, é necessária uma gama ampla e diversificada. Ampla no sentido de ter vários modelos de camiões, e diversificada para dispor de várias opções técnicas, dentro de cada modelo. É esta a estratégia da DAF ao lançar uma panóplia de camiões vocacionais, adaptados a quase todas as utilizações profissionais, existentes no mercado. 

Facilidade de carroçamento

Como as múltiplas aplicações possíveis exigem uma transformação dos camiões, a DAF tornou o trabalho dos carroçadores mais simplificado. Os seus modelos XF e XD estão agora equipados com a função “Plug and Play”, que aumenta a facilidade de carroçamento, sobretudo no âmbito de conexões elétricas, eletrónicas e hidráulicas.  

Além disso, a integração de software permite a partilha simplificada de dados e a comunicação entre o veículo e a superestrutura, com uma integração perfeita de controlos, sinais e avisos. Neste ponto, a interface informática está tão evoluída que a DAF já conta com 51 ícones disponíveis no seu display, para que os carroçadores possam utilizar no sentido de transmitir informações da superestrutura ao motorista.

Novo padrão de segurança 

Esta nova gama de camiões vocacionais, beneficiam do novo padrão de segurança e conforto para o condutor, introduzido pela nova geração XD, XF, XG e XG+. Todos os camiões incluem um para-brisas de grandes dimensões e linhas de correias ultrabaixas para uma visão direta e indireta excecional, suportada pela janela de visão do lancil opcional e pelas tecnologias de ponta, como o sistema de visão digital da DAF e o exclusivo DAF Corner View.

Um vasto conjunto de sistemas de assistência ao condutor, e uma das melhores ergonomias em termos de camiões, também contribuem para a melhor segurança destes novos modelos. Além disso, os camiões da nova geração DAF proporcionam uma acessibilidade evoluída, um espaço interior inigualável e o melhor ambiente possível para trabalhar e “viver”, no interior da sua cabina, que apresenta um conforto excecional para o condutor e demais ocupantes.

 Combinação ideal: XD e XF Extra Robusto

Os “XD Extra Robusto e “XF Extra Robusto” são totalmente novos. A série combina as cabinas robustas dos XDC e XFC com um chassis para condução em estrada. Esta é a solução perfeita para operadores nos segmentos municipais e de construção que valorizam a menor vulnerabilidade, mas que não necessitam de capacidades todo-o-terreno. 

A versão dianteira robusta, com o para-choques proeminente de montagem elevada, é sempre combinada com uma barra de proteção dianteira integrada e está disponível em todas as configurações de rígidos e tratores XD e XF.

Brevemente, iremos divulgar o vídeo do teste aos novos camiões vocacionais da DAF, no Canal Automotive do Youtube.

Texto a mais

Por exemplo, o sistema CoDes, Colum deformation, com a deformação da coluna de direção, fazendo com que, em caso de acidente, o volante é empurrado para a frente do camião e não para as costelas do motorista. O sistema ProCaDis, onde a cabine é deformada e utiliza o espaço da cama para absorver impactos, mesmo que frontais, pois a cabine mantém a sua estrutura intacta equanto o compartimento da cama deforma-se até 40cm para absorver o impacto.

 Travão de mão automático com sistemas de segurança, por exemplo quando abre a porta ou o motorista levanta do banco (com o camião parado), o travão é accionado automaticamente.

A gama de distribuição da DAF não tem uma cabine baixa “low cab” como outras marcas têm, mas segundo a marca, os benefícios que essas cabines trazem em termos de rapidez de entrar/sair o motorista, perdem em visibilidade para a estrada e em capacidade de antecipação ao trânsito. 

Para demonstrar a boa visibilidade das suas cabines, a DAF tem um certificado de visibilidade emitido nos Reino Unido, onde são a única marca de camiões a conseguir obter o valor máximo de 5 estrelas desse organismo.

Recommended For You

NUFAM: o salão da especialidade

5 de Novembro, 2025
NUFAM: o salão da especialidade

O salão NUFAM tem lugar a cada dois anos na cidade alemã de Karksruhe, sendo dedicado aos veículos comerciais, sejam eles ligeiros ou pesados. Ocorre de forma intercalada...

Read moreDetails

Cimertex revela nova escavadora Komatsu em Portugal

3 de Novembro, 2025
Cimertex revela nova escavadora Komatsu em Portugal

Num espaço temporal de 20 dias, a Cimertex realizou duas grandes ações com os seus clientes e seletivos convidados, para dar a conhecer as marcas e a diversidade...

Read moreDetails

Luís Simões renova frota com semirreboques da Lecitrailer

29 de Outubro, 2025
Luís Simões renova frota com semirreboques da Lecitrailer

A operadora logística portuguesa Luís Simões incorporou ao longo deste ano 70 novas unidades Lecitrailer à sua frota, com diferentes tipos de semirreboques, reafirmando assim a sua confiança...

Read moreDetails

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

24 de Outubro, 2025
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

A Ascendum Camiões vai construir novas instalações dedicadas ao segmento de camiões e autocarros Volvo, no Parque Industrial de Souselas, em Coimbra. A empresa segue o modelo bem-sucedido...

Read moreDetails

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails
Next Post
Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

ID Buzz Cargo 100% elétrico, versátil e com muita autonomia

ID Buzz Cargo 100% elétrico, versátil e com muita autonomia

Edição Mensal

Notícias

Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

Valeo – remanufaturados em destaque na Equip Auto

3 dias ago
ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

ZF com enfoque na eletrificação e segurança dos autocarros

3 dias ago
Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

Nissan de regresso ao mercado dos veículos comerciais

4 dias ago
Equip Auto – Resumo

Equip Auto – Resumo

4 dias ago
NUFAM: o salão da especialidade

NUFAM: o salão da especialidade

5 dias ago
Standox apresenta Standoflow

Standox apresenta Standoflow

5 dias ago
DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

DPD investe e dinamiza uma nova plataforma em Leiria

6 dias ago
EGMais: abrangente e ativa no ambiente

EGMais: abrangente e ativa no ambiente

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal