A Nissan anunciou hoje a conclusão de um acordo com a Salvador Caetano Auto que passa a ser o importador oficial de automóveis novos, peças e serviços da Nissan em Portugal. A transferência das operações da Nissan em Portugal para a Salvador Caetano Auto inicia-se hoje e deverá estar concluída em novembro de 2023. A operação está sujeita à aprovação da Comissão da Concorrência.
Em comunicado, a empresa esclarece que “como parte do plano de médio prazo Nissan NEXT, a Nissan está a transformar-se numa empresa mais simples e ágil. Esta parceria irá garantir o sucesso contínuo do negócio da Nissan em Portugal, melhorar o foco no mercado e a agilidade, para servir melhor as necessidades dos clientes e parceiros da marca.
Portugal é atualmente gerido, com Espanha, no âmbito da Unidade de Negócios Regional (RBU) Ibéria. No âmbito da parceria hoje anunciada, todas as operações em Portugal serão transferidas para a Salvador Caetano Auto como novo parceiro de distribuição para este mercado. Como parte do acordo, a Nissan transferirá todos os seus funcionários em Portugal para o novo importador”.
Racionalizar o negócio
Segundo Sinan Ozkok, diretor executivo dos mercados independentes e vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da região Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) “os mercados europeus estão a evoluir rapidamente e estamos focados em garantir que temos os recursos certos para satisfazer estas necessidades em mudança e as expectativas dos clientes.
Esta decisão segue-se a uma extensa análise das nossas operações em Portugal e baseia-se no roteiro da Nissan para o crescimento sustentável, que implica a racionalização do nosso negócio, bem como a priorização e foco, para transformar a organização numa empresa mais simples e ágil. Estamos satisfeitos por ter a Salvador Caetano como nosso parceiro em Portugal, com um conhecimento aprofundado do mercado português”.
Foco no mercado nacional
Por sua vez, Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto, sublinhou a importância estratégica desta parceria. “Este acordo estabelece um marco de grande importância para ambas as empresas. Depois de uma parceria duradoura nas atividades de retalho em Portugal, estamos agora a evoluir o nosso papel para nos tornarmos distribuidor da Nissan para o mercado português. Além disso, esta parceria permitir-nos-á apoiar a Nissan na implementação de uma estratégia mais ágil, com um maior foco no mercado nacional e, acima de tudo, na satisfação das necessidades dos nossos clientes”.
Segundo os responsáveis da empresa, estas alterações aos negócios da Nissan em Portugal foram hoje comunicadas aos funcionários e concessionários da Nissan em Portugal. Os valores envolvidos nesta operação não foram tornados públicos.