Revista Automotive
Quinta-feira, Setembro 28, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pós-Venda

ZF investe na reutilização e incentiva a economia circular

9 de Agosto, 2023
in Pós-Venda
ZF investe na reutilização e incentiva a economia circular

A proteção ambiental é um dos principais objetivos da ZF. A reconstrução de peças tem um impacto considerável no ambiente, uma vez que contribui significativamente para a economia circular, permitindo que os produtos tenham múltiplos ciclos de vida e, ao mesmo tempo, melhores a gestão do fornecimento e os custos a longo prazo.

You might also like

NTK amplia portfólio para sensores de escape

Glasurit – 135 anos e presença na repintura automóvel

Sofrapa expande com nova loja em Chaves

Ao manter os componentes e seu material incorporados em uso por mais tempo, é possível evitar significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2.

A ZF Aftermarket, na Espanha e em Portugal, possui um extenso portfólio de produtos reconstruídos, como pinças de travão, caixas de velocidades reconstruídas, sistemas de direção com caixas, bombas e colunas de direção, uma ampla gama de compressores pneumáticos, moduladores de eixo para veículos com reboque, unidades de controlo e um programa especial de embraiagens reconstruídas, sendo estes alguns dos exemplos mais relevantes. 

Custos energéticos

Todos esses produtos estão associados a um programa de recuperação de cores (equipamentos) que permite dar uma nova vida a produtos usados, com custos energéticos muito mais sustentáveis, o que contribui para uma economia circular importante para o setor. A colaboração e a resposta dos clientes a esse tipo de soluções são positivas, uma vez que lhes permite ter um programa para seus clientes com garantias, a um custo mais baixo e com uma mais-valia de sustentabilidade que cada vez mais é exigida pela sociedade, tornando as empresas mais competitivas graças à sustentabilidade.

Atualmente, existem soluções específicas que contribuem para a redução do consumo de combustível em veículos, o que tem um impacto positivo na redução das emissões de CO2 para a atmosfera. Por exemplo, o OptiFlow Tail permite uma condução mais económica de reboques, com economias de combustível de até 1,1 L/100 km em velocidades de autoestrada e uma redução de até 2,8 toneladas de CO2 por ano e por reboque. 

Reutilizar

Por sua vez, o Optitire, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), proporciona economia de combustível e CO2 de até 2%, evitando os pneus circularem com pressão abaixo do ideal. Além disso, a ZF Aftermarket disponibiliza uma ampla gama de produtos especialmente projetados para veículos híbridos e elétricos, como pastilhas de travões, suportes de motores, kits de reparação para amortecedores e transmissões híbridas, entre outros.

A economia circular é um modelo de produção e consumo que promove a partilha,  reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com o objetivo de alargar o ciclo de vida dos produtos e criar valor adicional. 

Na ZF, quando um produto atinge o fim de sua vida útil, os materiais são mantidos na economia por meio da reciclagem sempre que possível. 

Além de desenvolver produtos reutilizáveis, a ZF também se preocupa em produzi-los de forma mais sustentável. Assim, todas as unidades de produção da ZF Aftermarket na Espanha e Portugal utilizam energia elétrica proveniente de fontes renováveis e são certificadas nesse sentido. 

Reduzir emissão de CO2

Um projeto interessante implementado nas fábricas de pastilhas de travão da ZF Aftermarket na Espanha é o projeto de reutilização de óleo hidráulico. Nesse projeto, o óleo hidráulico utilizado no processo de prensagem das pastilhas de travão é reutilizado, em vez de ser descartado como resíduo perigoso. Por meio de um processo chamado DST (Double Separation Technology), o óleo é filtrado e submetido a uma separação física e química, removendo as partículas contaminantes e nanopartículas. 

O óleo recondicionado é convertido em um novo óleo hidráulico para uso subsequente, contribuindo para a economia circular e evitando a emissão de toneladas de CO2 para a atmosfera. Esse processo resulta em uma redução significativa das emissões de CO2, sendo estimado que a reutilização de 23,5 m³ de óleo hidráulico evite a emissão de 79,9 toneladas de CO2 anualmente. A previsão é de que o óleo seja reutilizado por 10 anos, evitando um total de 799,9 toneladas de CO2.

Recommended For You

NTK amplia portfólio para sensores de escape

22 de Setembro, 2023
NTK amplia portfólio para sensores de escape

A Niterra (anteriormente conhecida como NGK SPARK PLUG), referência mundial em ignição e eletrônica de veículos, anuncia o lançamento de sua nova linha de Sensores de Pressão de...

Read more

Glasurit – 135 anos e presença na repintura automóvel

22 de Setembro, 2023
Glasurit – 135 anos e presença na repintura automóvel

Há 135 anos, Max Winkelmann lançou a pedra angular da sua empresa que deu origem à marca global de repintura automóvel Glasurit. Desde então, a Glasurit não só...

Read more

Sofrapa expande com nova loja em Chaves

21 de Setembro, 2023
Sofrapa expande com nova loja em Chaves

Recentemente inaugurada, a unidade de Chaves passa a ser a 23ª loja da Sofrapa, uma empresa nacional que, ao longo dos anos, especializou-se no comércio e distribuição de...

Read more

Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

19 de Setembro, 2023
Valeo com soluções sustentáveis na Busworld 2023

De 7 a 12 de outubro de 2023, a Valeo estará em Bruxelas com um amplo espaço no salão Busworld, o maior evento para autocarros e veículos comerciais,...

Read more

CEPRA – Excelência no EuroSkills Gdansk 2023

12 de Setembro, 2023
CEPRA – Excelência no EuroSkills Gdansk 2023

Na 8ª edição do Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Gdańsk 2023, o formando da delegação do CEPRA Portugal, João Ribeiro, atual campeão nacional de Tecnologia Automóvel-Mecatrónica, obteve...

Read more
Next Post
Hyundai i30 – compacto e com bom estilo

Hyundai i30 – compacto e com bom estilo

Edição Mensal

Notícias

Suzuki com ambições de crescer nas frotas

Suzuki com ambições de crescer nas frotas

10 horas ago
LEROY MERLIN – frota movida a combustível 100% renovável da Repsol

LEROY MERLIN – frota movida a combustível 100% renovável da Repsol

10 horas ago
Daimler Truck – sucesso no teste do camião a hidrogénio

Daimler Truck – sucesso no teste do camião a hidrogénio

1 dia ago
Matrizauto com nova megastore em Loures

Matrizauto com nova megastore em Loures

2 dias ago
Krone com 10 anos de produção na Turquia

Krone com 10 anos de produção na Turquia

2 dias ago
Novo Renault Trafic Van E-Tech 100% elétrico

Novo Renault Trafic Van E-Tech 100% elétrico

3 dias ago
IVECO BUS disponibiliza software de frotas da ChargePoint

IVECO BUS disponibiliza software de frotas da ChargePoint

3 dias ago
MSC – Explora Journeys encomenda dois navios movidos a hidrogénio

MSC – Explora Journeys encomenda dois navios movidos a hidrogénio

3 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal