A proteção ambiental é um dos principais objetivos da ZF. A reconstrução de peças tem um impacto considerável no ambiente, uma vez que contribui significativamente para a economia circular, permitindo que os produtos tenham múltiplos ciclos de vida e, ao mesmo tempo, melhores a gestão do fornecimento e os custos a longo prazo.
Ao manter os componentes e seu material incorporados em uso por mais tempo, é possível evitar significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2.
A ZF Aftermarket, na Espanha e em Portugal, possui um extenso portfólio de produtos reconstruídos, como pinças de travão, caixas de velocidades reconstruídas, sistemas de direção com caixas, bombas e colunas de direção, uma ampla gama de compressores pneumáticos, moduladores de eixo para veículos com reboque, unidades de controlo e um programa especial de embraiagens reconstruídas, sendo estes alguns dos exemplos mais relevantes.
Custos energéticos
Todos esses produtos estão associados a um programa de recuperação de cores (equipamentos) que permite dar uma nova vida a produtos usados, com custos energéticos muito mais sustentáveis, o que contribui para uma economia circular importante para o setor. A colaboração e a resposta dos clientes a esse tipo de soluções são positivas, uma vez que lhes permite ter um programa para seus clientes com garantias, a um custo mais baixo e com uma mais-valia de sustentabilidade que cada vez mais é exigida pela sociedade, tornando as empresas mais competitivas graças à sustentabilidade.
Atualmente, existem soluções específicas que contribuem para a redução do consumo de combustível em veículos, o que tem um impacto positivo na redução das emissões de CO2 para a atmosfera. Por exemplo, o OptiFlow Tail permite uma condução mais económica de reboques, com economias de combustível de até 1,1 L/100 km em velocidades de autoestrada e uma redução de até 2,8 toneladas de CO2 por ano e por reboque.
Reutilizar
Por sua vez, o Optitire, sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), proporciona economia de combustível e CO2 de até 2%, evitando os pneus circularem com pressão abaixo do ideal. Além disso, a ZF Aftermarket disponibiliza uma ampla gama de produtos especialmente projetados para veículos híbridos e elétricos, como pastilhas de travões, suportes de motores, kits de reparação para amortecedores e transmissões híbridas, entre outros.
A economia circular é um modelo de produção e consumo que promove a partilha, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com o objetivo de alargar o ciclo de vida dos produtos e criar valor adicional.
Na ZF, quando um produto atinge o fim de sua vida útil, os materiais são mantidos na economia por meio da reciclagem sempre que possível.
Além de desenvolver produtos reutilizáveis, a ZF também se preocupa em produzi-los de forma mais sustentável. Assim, todas as unidades de produção da ZF Aftermarket na Espanha e Portugal utilizam energia elétrica proveniente de fontes renováveis e são certificadas nesse sentido.
Reduzir emissão de CO2
Um projeto interessante implementado nas fábricas de pastilhas de travão da ZF Aftermarket na Espanha é o projeto de reutilização de óleo hidráulico. Nesse projeto, o óleo hidráulico utilizado no processo de prensagem das pastilhas de travão é reutilizado, em vez de ser descartado como resíduo perigoso. Por meio de um processo chamado DST (Double Separation Technology), o óleo é filtrado e submetido a uma separação física e química, removendo as partículas contaminantes e nanopartículas.
O óleo recondicionado é convertido em um novo óleo hidráulico para uso subsequente, contribuindo para a economia circular e evitando a emissão de toneladas de CO2 para a atmosfera. Esse processo resulta em uma redução significativa das emissões de CO2, sendo estimado que a reutilização de 23,5 m³ de óleo hidráulico evite a emissão de 79,9 toneladas de CO2 anualmente. A previsão é de que o óleo seja reutilizado por 10 anos, evitando um total de 799,9 toneladas de CO2.