“Respeite quem trabalha na estrada” é a nova campanha que responsabiliza a todos
A mensagem desta campanha, vai estar presente nas áreas de serviço das autoestradas entre os meses de julho a setembro. Caso contacte com ela, pare e observe, pois, o objetivo é dar a conhecer ao público em geral o impacto real de um sinistro, sensibilizando todos nós, que andamos nas estradas, para as consequências dos riscos que corre quem trabalha na via.
A Revista Automotive já havia dedicado amplo espaço ao tema na sua edição de janeiro de 2022. Sob o título “Somos visíveis, mas não invencíveis”, divulgámos na altura que a concessionária francesa de autoestradas VINCI estava a realizar exposições para demostrar o estado que estavam os seus furgões de intervenção, atingidos por outros veículos nas estradas francesas, com números impressionantes.
Cá em Portugal, e um ano após o nosso “alerta”, a atual comunicação também tem por base a exposição de viaturas sinistradas das concessionárias, do INEM, dos Bombeiros, da GNR e da PSP. A iniciativa envolve a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens, contando ainda com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do Instituto Nacional de Emergência Média, da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

Responsabilidade ao volante
A Revista Automotive participou no arranque da campanha “Respeite quem trabalha na Estrada” e, aqui, reforça o alerta quanto à segurança rodoviária dos agentes que intervêm na resolução de sinistros ou que desenvolvem trabalhos nas estradas e autoestradas. A mensagem mais relevante é sem dúvida a que apela à consciencialização dos condutores, quer para o risco que correm as pessoas que trabalham na via, quer para o potencial dano dos acidentes com estes agentes.
Deixa bem patente a importância de se adotarem não só comportamentos de condução mais seguros nas zonas de trabalhos, como também mais responsáveis. Só assim será possível melhorar o comportamento dos condutores nas zonas de intervenção das estradas, através de uma atitude mais responsável ao volante.
Esta ação surge como uma nova versão da campanha desenvolvida em 2019 e alargada a várias concessionárias de Autoestradas, na altura sob a alçada da APCAP, envolvendo as concessionárias Autoestradas do Atlântico, Ascendi, Brisa Autoestradas, Brisal, Global Via, Lusoponte, Norscut, Norte Litoral e Via do Infante.

Todo o ambiente que se viveu no lançamento desta campanha denotou bem o princípio: estar junto dos condutores, criar uma nova consciência na condução e apelar à atenção e ao respeito através de uma mensagem forte e diferenciada, com base em viaturas sinistradas presentes e pelas próprias entidades envolvidas que, todos os dias, trabalham para que as vias de circulação se mantenham nas melhores condições.
Previsto, nesta campanha, está ainda uma ação direta das equipas que intervêm nas infraestruturas junto dos clientes/utilizadores das autoestradas, seja para passar a mensagem, seja para os convidar a responder a um breve questionário sobre segurança rodoviária. No final, os clientes/condutores abordados receberão um brinde útil e alusivo à mesma.
É responsabilidade de todos nós contribuir para termos estradas mais seguras, quer para aqueles que as utilizam, quer para todos os profissionais que nelas trabalham, diariamente. Vamos fazer a diferença?