Chegou e venceu, literalmente!
O novo Mégane E-TECH Elétrico chegou com pompa e circunstância. O modelo dá início a um novo capítulo da revolução elétrica para a Renault, e coloca a marca numa posição de referência em termos de veículos compactos (segmento C), tendo arrecadado o prémio de Carro Frota do ano 2023.
Conduzimos o Mégane E-TECH 100% elétrico e constatámos que este automóvel apresenta uma plataforma de hardware que acolhe software de última geração, disponibilizando uma conectividade otimizada para proporcionar novas experiências. Se dissermos que representa uma nova filosofia: a ‘VaaS’ (Vehicle as a Service) – O Automóvel como um Serviço – não estaremos a exagerar.
Estamos, assim, perante um elétrico dotado de capacidades de carregamento inteligentes e, quando necessário, capaz de alimentar a rede energética graças à tecnologia V2G (veículo-para-rede).
Este novo Mégane E-TECH Elétrico não passa despercebido a ninguém!
As linhas de cintura mais elevadas, vidros laterais, óculo traseiro reduzido, carroçaria e o acabamento dourado por debaixo das óticas dianteiras, proporcionam um perfil elegante e, ao mesmo tempo, mais agressivo. A “alma” deste automóvel assenta em alta tecnologia a começar pelo seu novo ecrã OpenR com tecnologia de ponta para assegurar uma experiência suave e imersiva.
Em particular, chamamos-lhe a atenção para o processador Snapdragon da Qualcomm de última geração com diferentes configurações, conectividade avançada com portas USB-C e tecnologia essencial para a segurança a bordo, assim como sistemas avançados de auxílio à condução – ADAS. Também o novo sistema multimédia OpenR Link, desenvolvido em parceria com a Google e baseado no Android Automotive OS – integrando, por isso, o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play –, garantem uma experiência de condução conveniente e personalizada de alta eficácia.
Sendo um modelo criado e preocupado com a pegada ecológica, na sua génese, existe o cuidado de proteger o ambiente. Por isso, todos os estofos são feitos de materiais 100% reciclados, mas o mais impressionante é que 27,2 kg de peças visíveis (zona inferior do habitáculo) e invisíveis (estrutura interna do tablier) são feitas de plásticos reciclados. Mas não se fica por aqui pois, segundo a marca, 95% do Mégane E-TECH Elétrico será reciclado no final do seu ciclo de vida.
Qualidade e performance
Outro fator que superou as nossas expetativas foi o acesso ao interior do veículo: que espaço! Entre os bancos dianteiros e os joelhos dos passageiros traseiros, dispomos de mais 21cm de espaço.
As jantes de 20 polegadas (18 polegadas na versão de entrada), ostentam o novo logótipo Renault ao centro. Os faróis são compostos por 6 painéis refletores adaptáveis, que já não exigem ao condutor que alterne entre os médios e os máximos – tudo é automático. Sendo um carro de certa forma mais leve – graças a soluções como o uso de alumínio nas portas e a mais elevada densidade energética das baterias – esta versão EV60 é capaz de disparar até aos 100 km/h em 7,4s, numa condução tão macia e insonora que o atrito com o piso mal se sente.
Este modelo permite até 130 kW em corrente direta (DC) e em corrente alternada (AC) a 7 kW e 22 kW. Leva cerca de 31 horas (2,3 kW, tomada doméstica), 19 horas (3,7 kW, wallbox), 5h15min (11 kW), 2h30min (22 kW) e 33min (130 kW) para uma carga de 10% a 80%. É a nova promessa, de um novo mundo.
Carro 100% elétrico:
Motor: E-TECH EV60 220cv optimum charge
Potência: 220CV | Tração: Dianteira
Bateria: 60 kWh
Peso: 1686 Kg | Bagageira: máximo de 1332 dm3
Preço base: a partir de 35.800€ | Versão ensaiada: a partir de 46.850€.
Consumo combinado ciclo WLTP: 15.5 kWh/100 km
Autonomia ciclo WLTP: 434 km