A Suzuki Motor Corporation (Suzuki) assinou um acordo tripartido para operacionalizar quatro fábricas de produção de biogás, a partir de 2025, para contribuir para alcançar a neutralidade de carbono na Índia. Esta ação faz parte do Plano ‘Suzuki Environmental Vision 2050’, que abrange uma série de medidas para reduzir as emissões de CO2, conservar os recursos do ar e da água e promover a reciclagem.
A Suzuki assinou um MoU (memorando de entendimento) com o NDDB e a Banas Dairy em dezembro de 2022 para iniciar um projeto de demonstração de biogás. O objetivo do projeto é produzir combustível para automóveis refinando metano a partir do biogás, gerado pela fermentação do esterco de vaca. A partir de 2025, quatro fábricas de produção de biogás estarão operacionais no distrito de Banaskantha, em Gujarat. O investimento total para as quatro fábricas está previsto em 2,3 mil milhões de rúpias (cerca de 4 mil milhões de ienes). Para além disso, será instalado um posto de abastecimento de biogás próximo a cada fábrica, que distribuirá combustível para veículos a GNC nos quais a Maruti Suzuki detém mais de 70% de quota de mercado na Índia.
O Presidente da Suzuki declarou durante a assinatura do acordo, que “A Suzuki está tratando de reduzir os gases de efeito invernal, adaptando-se à situação de cada país e região. Na Índia, há muitas esperanças no biogás, do que se diz que tem grandes efeitos redutores. Contribuiremos para alcançar a neutralidade de carbono através de iniciativas proactivas no negócio da produção de biogás”.
A assinatura do acordo entre a Suzuki R&D Centre India Private Limited (subsidiária 100% da Suzuki na Índia), o National Dairy Development Board (NDDB) e a Banas Dairy, um dos maiores fabricantes de laticínios da Ásia, foi realizada na Embaixada da Índia no Japão. Estiveram presentes Chaudhry, presidente da Banas Dairy; Shah, presidente e CEO da NDDB, e o presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki. Sibi George, Embaixador da Índia no Japão, foi o anfitrião da cerimónia e transmitiu os seus melhores êxitos.
Suzuki na Índia
A Índia superou em 2022 o Japão como o terceiro mercado mundial de automóveis (4,25 milhões de unidades), atrás da China e dos Estados Unidos. A Suzuki lidera este mercado, com 1.613.625 unidades vendidas em 2022, o que representa 50% do total de vendas de automóveis na Índia. A Suzuki dispõe de mais de 3.500 pontos de venda na Índia, onde acumulou mais de 25 milhões de automóveis vendidos desde que a filial Maruti Suzuki foi criada em 1982. Atualmente, são produzidos e vendidos 17 modelos na Índia, e a Maruti Suzuki está reforçando sua gama de modelos SUV e popularizando os modelos híbridos e de GNC, que já somam 2,1 milhões de unidades. A Suzuki também produz motos na Índia, alcançando em 2020 o total de cinco milhões de unidades fabricadas neste país.