Durante dois dias, gestores de frotas de diversas empresas nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de testar na região da grande Lisboa, a gama de modelos da Suzuki, uma iniciativa à qual a Revista Automotive esteve presente e onde ficamos a saber de que forma a marca tenciona crescer a sua quota de mercado, com mais vendas no canal empresarial.
Ana Guerreiro, responsável de vendas da sucursal da Suzuki em Portugal, acolheu os responsáveis pela área de frota das empresas convidadas, falou sobre o pioneirismo da Suzuki com mais de 100 anos de história na indústria automóvel; apresentou a gama dos modelos e principais avanços em termos de eficiência dos seus motores, e lembrou que a Suzuki alcançou em 2021 a 9ª posição de vendas em todo o mundo, com mais de 2,7 milhões de unidades comercializadas, posicionando-se, naquela altura, à frente da Renault e da BMW.

Frotas, gama e rede
Em 2022, a filial da Suzuki em Portugal registou 64% das suas vendas de veículos novos no canal particular e 36% no canal empresas (RAC incluído). Por comparação, no ano passado, o canal empresarial contribuiu 80% para as vendas de veículos novos no seguimento de veículos de passageiros, e somente 20% no canal particular. Assim, a ambição da Suzuki, com o alargamento da sua gama de produtos, é reduzir o diferencial que existe e também crescer nas vendas às empresas.

E isto já está a ser uma realidade este ano. No acumulado de janeiro a agosto de 2023, a Suzuki em Portugal já conta com uma quota de 51% de vendas para o canal empresas (RAC incluído), e 49% de quota de vendas no canal particular que, segundo a marca, continuará a ser importante, mas que está a registar alguma contração este ano, como comprovam a quota de apenas 16% de vendas em geral, no canal particular no mesmo período deste ano.

A rede de concessionários da Suzuki em Portugal mantém-se sólida, com boa cobertura nacional e diversos serviços de pós-venda, sendo que a região do Algarve também deverá ter um concessionário da marca. Com modelos atuais e com diferentes tipos de motorização, a próxima etapa da Suzuki será lançar até 2030 até 5 novos modelos BEV.
Na imagem da Automotive, Ana Guerreiro, com Juan Carlos Ruano e Pilar Enjuto, ambos da Suzuki Motor Ibérica.
