Revista Automotive
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Lexus RZ 450e – a versão elétrica do luxo contemporâneo

16 de Outubro, 2023
in Frotas
Lexus RZ 450e – a versão elétrica do luxo contemporâneo

Para realizar o assessment do novo Lexus RZ 450e, a Revista Automotive convidou Vasco Pacheco, gestor numa empresa de nutrição animal, bem como professor de economia e gestão. O profissional transmitiu-nos assim, as suas sensações de estar ao volante do primeiro carro 100% elétrico construído de raiz pela Lexus:

You might also like

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

“Quando me fizeram o convite para testar um carro elétrico fiquei muito reticente. A minha preferência atualmente tem sido por carros mais antigos do que novos, porque nos novos tem-se perdido a “personalidade” de cada marca, o que afeta a sensação de condução. Habitualmente faço 50.000 km por ano, mas ultimamente tenho tido um ritmo diferente e baixado para os 30.000 km/ano. Utilizo a viatura para trabalho e passeio, assim preciso de versatilidade, conforto e segurança. 

Assim que entrei neste carro senti que se me tapassem o logotipo do volante, eu mesmo assim iria saber que estou dentro de um carro do grupo Toyota. Mantém algumas referências e tem alguns pormenores, como as condutas de ar, os formatos dos botões, que nos transmitem essa informação já gravada anteriormente na nossa mente. Deixou-me logo confortável. Há marcas que quando avançam para a eletrificação acabam por “desfigurar” o carro, perdendo assim a identidade tão característica da marca.

Interessante que me sentei no carro e ajustei muito pouco o banco. A ergonomia da posição de condução está bem conseguida e fiquei logo bem posicionado. Só tive de baixar o volante para conseguir ver a totalidade do painel de instrumentos, que está um pouco escondido. 

Teste dinâmico

Ao conduzi-lo vi-me perfeitamente com um carro destes no dia-a-dia, porque este Lexus transmite uma ótima sensação de condução. Gosto da sensibilidade do travão, pensei que seria mais brusco. A sensação que tenho de desaceleração é igual a que tenho num carro a combustão. A direção é bastante precisa e não é demasiado leve. Gosto dos comandos do volante, com botões mais tradicionais e muito fáceis de gerir. Os botões demasiados touchscreen dão uma sensação de fragilidade. Gosto de sentir botões físicos, transmitem robustez. O volante deste RZ 450e é fora de série. Os comandos são intuitivos e virados para o condutor. 

Tem muitos sistemas de auxílio à condução, vários deles são interventivos. No entanto, podem ser desligados se o condutor considerar que são demasiado interventivos. Interessante que fiz um percurso habitual, e este Lexus reconhece as faixas de rodagem onde o meu carro não consegue. Percebe-se que os sensores deste Lexus estão mais avançados. 

Testei os cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, Range (privilegia a autonomia da bateria) e o Custom (onde podemos parametrizar). Cada um tem uma característica própria e adequada a cada gosto ou estados d’alma. 

Segurança e conforto

O sistema de antiabertura das portas (se vier um carro) é muito importante – é mais um ponto de segurança para todos. Apesar do tamanho, é um carro fácil de manobrar, mesmo em espaços pequenos. Sabemos que é um carro alto e largo, porque transmite essa robustez na condução, mas nem por isso deixa de ser ágil e suave. A insonorização é ótima. 

Acho que a Lexus conseguiu fazer bem a transição para o elétrico. Quando um carro é demasiado digital, fica de tal forma confuso que o condutor não se sente à vontade com os comandos, um simples toque e perdemos a rota, muda de música, enfim causa logo uma entropia dentro do carro. 

No dia-a-dia, conduzo um carro a combustão e com caixa de velocidades manual, sinto que a passagem para este elétrico se faz bem. Tem uma ótima facilidade de adaptação. É adequado para o meu estilo de condução.

Adaptação e veracidade

Além de muitas coisas boas, diria que a grande mais-valia deste RZ 450e é que uma pessoa não precisa de investir muito do seu tempo, para se capacitar a conduzi-lo. Convivo precisamente com esse público. A nutrição animal, é uma área que lida com pessoas que são muito bem-sucedidas na vida e uma das barreiras da tecnologia é precisamente o investimento de tempo que se tem de fazer, para se adequar e ajustar os parâmetros de um carro muito tecnológico. 

Um carro muito complexo, com centenas de opções, perde-se muito tempo até ficar confortável e ter o carro programado à sua maneira. Este é o contrário, o carro já vem programado de uma maneira confortável e simples (sem ser simplista). Depois se quisermos, há um mundo de coisas a explorar, mas o impacto inicial é nulo.

As pessoas que têm estima e valorizam os seus animais, são mais “tradicionais” no sentido de valorizar a qualidade e confiança; assim como eu, apreciam a realidade das coisas. A autonomia que este Lexus informa, é aquela que efetivamente está a cumprir. 

Valores da marca

Considero a Lexus uma marca com credibilidade e coerência. Há marcas muito disruptivas no mercado dos elétricos, mas que de repente, baixam os preços dos carros abruptamente sem razão de fundo. Isso desvaloriza a marca e defrauda os clientes. 

A Lexus é uma marca que se valoriza e isso nota-se neste RZ, quer pela estética exterior muito aprimorada, quer pelo interior onde é bastante envolvente. Os elétricos tipicamente têm interiores muito despidos: têm um volante e um tablet ao meio do tablier. Este carro tem uma envolvência com os passageiros.  Conduzi-o algumas horas e senti que já o conduzo há vários anos. Dá-nos uma confiança genuína, que depois alicia a explorarmos mais a verdadeira dinâmica do carro, com o seus mais de 300cv.

Já tinha conduzido outros carros elétricos e não me tinha sentido deslumbrado. Neste RZ sinto-me deslumbrado. Tem presença e personalidade. Além de um espaço interior abundante, inclusivamente para os ocupantes traseiros. Com este RZ 450e, sinto que é ligar e andar. Tudo funciona bem à primeira, não há uma disrupção que é desconfortável.

Sou uma pessoa muito low-profile, e à partida não pensaria num Lexus para mim. Até conduzir este RZ. Senti-me bem com este carro. Não tem um luxo opressivo ou ostensivo. Transmite bom gosto e uma contemporaneidade inteligente” conclui Vasco Pacheco.

Recommended For You

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

30 de Novembro, 2023
BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

Uma cerimónia simbólica na Caetano Tec Lisboa assinalou a entrega oficial das viaturas BYD à Administração Regional de Saúde do Algarve, que contou com a presença de representantes...

Read more

Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

27 de Novembro, 2023
Maxus com camião 100% elétrico em Portugal

Precursora de furgões elétricos para clientes profissionais em Portugal, a Maxus acaba de lançar o EH300, veículo comercial com elevada eficiência operacional e económica a começar pelo conjunto...

Read more

Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

22 de Novembro, 2023
Honda Jazz Crossland – acima das melhores expetativas

Trata-se de um modelo que não transparece à primeira vista todo o seu potencial. Com um exterior bastante discreto, é no interior e na mecânica que este modelo...

Read more

Bosch – ServoE para autocarros urbanos 

22 de Novembro, 2023
Bosch – ServoE para autocarros urbanos 

Com o ServoE, a Bosch está a expandir o seu portfólio de produtos, para incluir um sistema de direção totalmente elétrico para veículos comerciais pesados que não só...

Read more

Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

21 de Novembro, 2023
Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

Realizamos a 7ª edição dos Prémios Fleet & Service 2023, iniciativa organizada pela Revista Automotive. A entrega dos prémios teve lugar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos,...

Read more
Next Post
Citroën celebra o 75º aniversário do 2 CV

Citroën celebra o 75º aniversário do 2 CV

Edição Mensal

Notícias

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

Iveco contrai empréstimo de 500 milhões de euros

2 dias ago
TEMOT International expande-se em Portugal

TEMOT International expande-se em Portugal

2 dias ago
Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

Mercedes-Benz celebra 25.000 chassis produzidos em Espanha

2 dias ago
Valeo Service anuncia nova gama de injetores

Valeo Service anuncia nova gama de injetores

6 dias ago
BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde

6 dias ago
FPT Industrial – mobilidade coletiva 

FPT Industrial – mobilidade coletiva 

6 dias ago
VDL Bus & Coach com zero emissões

VDL Bus & Coach com zero emissões

6 dias ago
BorgWarner com foco na eletrificação

BorgWarner com foco na eletrificação

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal