Tendo sido lançado em Portugal no verão de 2022, o Audi A6 50 TFSI eQuattro não é propriamente uma novidade no nosso mercado, mas representa bem a oferta híbrida plug-in da marca alemã para as empresas.
Com uma autonomia em modo 100% elétrico de 65 km, emissões de 31 g/km, e um preço a rondar os 75 mil euros, este Audi tem uma tributação autónoma de apenas 15%. É, por assim dizer, um carro feito “à medida” para a fiscalidade portuguesa.
Se adicionarmos o facto de ser uma marca premium, versão carrinha, e que conta com 300 cavalos, este Audi A6 50 TFSI eQuattro encaixa como uma luva no gosto do condutor nacional. O que vale dizer que os apreciadores da condução mais desportiva dos carros da Audi, não irão ficar defraudados com esta “versão fiscal”.
Alternância
A hibridização só veio ajudar à dinâmica de condução deste Audi, principalmente nos arranques que faz em modo 100% elétrico, pois demonstra uma grande rapidez de reação. Depois, quando o motor a gasolina entra em funcionamento, faz-se notar pela sua vivacidade. A constante alternância entre modo elétrico e a combustão é acompanhada de um solavanco seco, por isso a condução deste A6 é tudo menos monótona. Se a isto somarmos a tração integral Quattro, chegamos a um denominador bastante desportivo para um executivo da sua dimensão.
Os amantes das novas tecnologias têm neste carro quase todos os seus desejos cumpridos, com a grande vantagem de não comprometer a estética atrativa que a Audi nos habituou. Assim, este modelo A6 consegue acomodar dois ecrãs na consola central (que substituem por completo os botões físicos), de forma esteticamente harmoniosa e bela, em contraste com outras opções do mercado que simplesmente encaixam um “tablet” no tablier. A quase totalidade dos comandos nesta viatura é assim comandada por estes ecrãs táteis, que podem ser configurados ao bel-prazer do condutor.
O painel de instrumentos reflete também o caracter digital, com uma visualização de imensos parâmetros, muito útil para quem não quer perder “pitada” do que se passa com o carro (e fora dele). E por falar em fora, o visual denota logo a vertente mais “desportiva” deste A6, com uma silhueta baixa para melhor aproveitar a aerodinâmica. No entanto, consegue manter a imagem de um carro mais executivo, ocultando assim a sua real dinâmica de condução.
Ficha Técnica
Motor Gasolina 4 cil. em linha 1984cc PHEV
Potência combinada 299 cv (220 kW)
Binário máximo 450 Nm
Transmissão Integral, Auto. 7 vel.
Comp./Alt./Larg. 4,95/1,88/1,49 m
Dist. entre eixos 2,92 m
Peso 2150 kg
Bagageira 405 – 1.535 l
Acel. 0-100 km/h 6,2s
Vel. máx. 250 km/h
Consumo (WLTP) 1,3 [1,6*] l/100 km
Emissões de CO2 (WLTP) 31 g/km
Capacidade da bateria 14,4 KWh (úteis)
Autonomia elétrica 65 (56*) km
Tempo de carga 2,5 horas (0-100% 7,4 KW)