Apesar de compartilhar a mesma plataforma do Volvo XC40 e de ter algumas semelhanças, o modelo C40 apresenta modificações visuais em relação ao SUV compacto da marca. Logo no exterior, os faróis do C40 são ligeiramente mais compactos, com uma seção central mais estreita. O para-choque possui recortes distintos nas áreas destinadas aos faróis de nevoeiro.
Na lateral, as rodas de 20 polegadas chamam atenção com um design mais fechado, proporcionando um toque moderno ao conjunto. A parte traseira apresenta um teto no estilo “coupé”, sendo aqui diferente do XC40. Contudo, dentro do veículo, as diferenças são mínimas. Em linha com a tradição Volvo, os acabamentos são requintados, com uma construção de qualidade e funcional.
O painel digital mantém uma disposição simples que permite a visualização do GPS e da central multimédia, desenvolvida em parceria com a Google, a qual funciona quase como um smartphone integrado ao carro, sendo compatível com espelhamento dos iPhones.
Ingressar no C40 e não encontrar um botão de arranque pode parecer estranho, mas basta entrar no veículo, mover a alavanca de mudança para a posição D e começar a conduzir. O veículo é equipado com dois motores (um em cada eixo), gerando uma potência combinada de 408 cv. Para se ter uma ideia, este SUV acelera de 0 a 100 km/h em meros 4,7 segundos. Destaque para o conforto e a precisão da suspensão e direção, além do excelente sistema de piloto automático adaptativo, o qual é capaz de acelerar, desacelerar e realizar curvas automaticamente