À semelhança do que foi feito em 2011, com o alargamento da oferta da empresa, a DPD Portugal apresentou uma grande novidade: um serviço diferenciador e tecnologicamente atrativo, com a garantia de qualidade que esta empresa de distribuição tem habituado os seus clientes. Chama-se DPD Fresh e centra-se no transporte de produtos frescos porta-a-porta, para clientes empresariais e particulares.
A DPD está atenta às tendências das novas gerações de consumidores e percebeu facilmente a existência de uma maior consciência para a sustentabilidade. Como? Através do aumento exponencial de produtos mais biológicos a surgir dos pequenos produtores. Por isso, esta maior consciência global e todas as questões de regulamentação que obrigam à sustentabilidade estiveram na base deste novo serviço de entregas de produtos frescos (congelados e refrigerados).
Basta observar o mercado e realizar uma leitura de como todos se adaptaram e tornaram mais exigentes com os canais de distribuição. Esta visão, permitiu que o DPD Fresh alcançasse o cuidado na sua oferta sem limitações em termos daquilo que podem ser os seus utilizadores, sejam eles pequenos ou grandes produtores, grossistas, indústria alimentar e/ou supermercados.
Fora do online
A empresa encontrou (na sua prospeção comercial), uma quantidade significativa de pequenos produtores e empresas fora do online ou com fracos investimentos nas redes sociais. O problema é apenas um, as dificuldades de encontrarem canais de distribuição apropriados ou empresa que lhes conseguissem garantir entregas eficientes de produtos em temperatura controlada, isto é, que chegassem rapidamente e dentro do tempo aos seus destinatários.
A DPD Fresh quer tornar este problema numa solução e, apesar de Portugal ser um mercado com particularidades face aos outros mercados onde a oferta Fresh já existe (em Espanha conta com 20 anos!), é possível obter-se uma oferta unificada e ter o DPD Fresh disponível para qualquer destino europeu (o grande objetivo).
Este serviço prima pela estrutura que possui em Portugal delineada para uma cobertura continental do dia seguinte. O serviço DPD 13 e DPD 10 já possui entregas até às 10h da manhã e 13h, respetivamente, em quase todo o território continental, mas a grande vantagem do DPD Fresh são todas as sinergias que caracterizam a estrutura da DPD e que garantem de forma eficiente a cadeia de frio dos produtos sem que ela seja interrompida, por exemplo, no caso de uma entrega falhar.
Frota ajustada
Para além de uma frota com centenas de viaturas que servem de apoio a esta fase inicial, estará ainda disponível e reforçado um sistema de notificações aos destinatários particulares: o predict (informa o destinatário de uma janela horária da entrega ou possibilidade de redireccionamento de morada). Os destinatários (B2B) poderão ainda, no momento da entrega, registar a temperatura da mercadoria de forma que seja possível arquivá-la no ato da entrega. No caso de ser solicitado a curva da temperatura total, desde a recolha à entrega, poderá também ser possível, ocasionalmente, oferecer este serviço
Para finais de 2024, a DPD espera possuir a certificação ISO e está convencida do seu papel diferenciador no impulso às pequenas e médias empresas para que os problemas até aqui sentidos sejam uma miragem no futuro.
Nas imagens: Carla Pereira, Américo Mendes e Olivier Establet da DPD Portugal.