A Revista Automotive participou no Dacia Talks – GPL, um evento único em Portugal, onde a marca deu a conhecer a sua estratégia em termos de motorizações a GPL. O ambiente prometeu logo uma tarde diferente e as expetativas estavam postas na intervenção de José Pedro Neves, diretor-geral da Dacia Portugal; Didier Michaud, Dacia Powertrain & Platform Leader; Sérgio de La Torre, Chief Vehicle Engineer GPL e Gonçalo Couto, Galp GPL Pricing 6 Enterprise.
O tema central deste encontro foi precisamente um dos assuntos do momento, as dúvidas, mitos, vantagens e aspetos relacionados com a motorização dos veículos ECO-G da Dacia, quer em Portugal, quer no mundo. José Pedro Neves, diretor-geral Dacia Portugal, abriu a conferência com uma viagem pela evolução da marca no mercado, referindo-se à queda do Mix Diesel desde 2018, aos 45% do Mix Green Market e 17% do Mix EV.
Desde logo, percebemos que o GPL representa 5% do mercado VP e regista um crescimento de 2,6 % nos últimos 2 anos, tendo o Grupo Renault uma presença considerável no mercado dos modelos GPL (com 99%). A evolução da procura por modelos GPL DACIA, na ordem dos 55% sobre as vendas totais da DACIA, é uma sólida prova da importância deste tipo de motorização para a marca. A razão tem tanto de interessante como de vantajosa.

Escolha assertiva
O mercado das empresas GPL tornou-se uma séria alternativa ao diesel, graças à dedução de 50% do IVA na aquisição e sobre o abastecimento de GPL, com uma redução muito significativa no custo de utilização (custo de aquisição/ISV, manutenção, combustível, VR), que resulta num TCO muito competitivo.
Contra factos não há argumentos e se estes já eram suficientes, Didier Michaud, da Dacia Powertrain & Platform Leader, não deixou nada por dizer, fazendo referência ao GPL ECO-G como sendo a escolha mais assertiva e disponível nos modelos Sandero, Sandero Stepway, Duster & Jogger.
Para que não restassem dúvidas, fez questão de esclarecer que “60% do GPL produzido é um co-produto de gases naturais, o mesmo é dizer GLP = gás de petróleo liquefeito, ou seja, AutoGás, um hidrocarboneto que se liquefaz sob uma pressão relativamente baixa. Produzido localmente em refinarias ou recolhido parcialmente do mediterrâneo, tem por base gases naturais, o que, em termos de poluição, se traduz num produto quase inócuo quer em terrenos, quer em água e, teoricamente, possui uma vida ilimitada”, destacou.

Fácil de usar e limpo
Foram apresentados os números da quota de mercado da Dacia (62%) e GPL, exemplificando como é possível recuperar o investimento a partir dos 15 mil quilómetros, comparando o custo GPL ao custo do combustível à venda em Portugal. Um tanque de 50L tem um custo de 1,85€/L, enquanto GPL são 0,83€ (valores em outubro de 2022). Ora, as contas são fáceis de fazer, cerca de 50% de economia no valor de aquisição do combustível e até -10% de emissões de CO2, comparativamente à gasolina.
Por sua vez, Gonçalo Couto interveio e desmistificou o AutoGás, salientando as suas vantagens: fácil de usar, fonte de energia limpa e versátil, não tóxico, não venenoso e não corrosivo, com elevado poder calorífico e de rendimento de queima. Revelou números relativos ao parque automóvel AutoGás, em Portugal (65 mil unidades), aos postos de abastecimento (418 estações), sendo que o consumo Global de AutoGás aumentou 40% na última década.
Desde 2014 que a Galp mantém uma parceria de sucesso com a Dacia e que inclui um Welcome Kit Descontos + vantagens para o utilizador deste tipo de combustível, num conjunto alargado de energias equipamentos aos seus clientes.
Sérgio de La Torre, Chief Vehicle Engineer GPL, teve um papel mais técnico, abordando a tecnologia do ECO-G, designação dada às motorizações Bi-Fuel, a gasolina e GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), explicando que o GPL tem um sistema de injeção adicionado ao motor a gasolina existente, dando-nos a conhecer o depósito específico para carregamento GPL (que não compromete o volume da bagageira), sublinhando algo muito relevante: o sistema é capaz de resistir à pressão que obriga ao armazenamento do gás sob a forma líquida.
Ora, segue-se a pergunta: e o abastecimento do depósito, como é? Nós dizemos-lhe, fácil e rápido, graças a um comutador cuja função é alternar entre os modos gasolina e GPL com apenas um clique. Nada como experimentar e, quem sabe, mudar como opção de vida.
