Pusemos o BMW iX1 na estrada e quisemos ver de que fibra era feito. A mais recente geração de um SUV BMW com variante 100% elétrica, o iX1, já se encontra a circular nas estradas portuguesas e veio para marcar uma posição de irreverência que quisemos testar. Com uma qualidade dos materiais interiores fabulosa, este modelo ganhou imediatamente a nossa atenção pelo espaço do habitáculo, muito por ‘culpa’ do tejadilho, razoavelmente alto e plano, que induz a uma sensação de amplo espaço.
Sensação que se estendeu aos lugares dos passageiros, igualmente avantajados de comprimento ao nível das pernas, assim como em altura. Nada no interior é apertado, pelo contrário, extremamente confortável, permitindo o movimento dos ocupantes com conforto e liberdade.
Autonomia
O exterior também não passa desapercebido, sendo fácil o enamoramento à primeira vista. A secção dianteira foi desenhada para se tornar proeminente e, sem dúvida, que as simetrias do veículo estão organizadas para lhe dar um ar mais dinâmico e até sedutor. De salientar a já conhecida grelha frontal: ampla, dupla, quase quadrada e em forma de rim, constituída por elegantes aplicações em azul que se estendem de forma subtil até à zona inferior do para-choques. Todas as linhas deste modelo transpiram elegância e classe num toque de arte.
Mas chegou a hora de o colocar à prova e quisemos pôr o pé no acelerador para validar os 3 modos de condução: Personal/Sport/Efficient. Verificamos que todas elas alteram de forma percetível a sensibilidade do acelerador, a assistência da direção e controlo de estabilidade.
Quanto às autonomias, este novo iX1 anuncia valores entre os 413 e os 438 quilómetros com uma só carga, sendo que, chegado o momento de recarregar as baterias, este SUV permite uma potência até 130 kW, o que também significa que o iX1 pode recuperar até 70 % da capacidade, em apenas 29 minutos em postos de carga ultrarrápida. Porém, pode chegar a demorar entre 30 e 70 minutos a carregar 100% num posto de carga rápida.
Em plena autoestrada, e mantendo uma velocidade de 120 km/h estabilizados, o consumo ronda os 21,4 kWh/100 km, sublinhamos, por isso, que a autonomia real em autoestrada se fica pelos 300 km, o que deixa algo a desejar em viagens mais longas.
Silêncio por natureza
Autonomias à parte, a condução realizada em autoestrada é suave e muito silenciosa, tanto no que respeita à aerodinâmica do carro como à própria dinâmica dos pneuse ao som dos motores elétricos, que mal se ouvem. A direção tem uma precisão cirúrgica, traduzida na segurança que se sente na estrutura do carro nas curvas mais fechadas ou em momentos de desvios mais nervosos, inclusive, nas travagens de emergência.
À condução, temos apoio integrado de carregamento por indução para o smartphone que suporta o Apple CarPlay e o Android Auto. Basta inserir e carregar: a base de carregamento é sem fios. O ecrã central possui 3 modos de visualização entre outras funções de conforto e ambiente: Expressive/Relax/Digital Art, assim como sugestões de percursos proativas do BMW Maps – Connected Navigation que é um braço direito do condutor para viajar em zonas desconhecidas. O painel de instrumentos digital de 12,5” é muito fácil de ler, tal como o ecrã tátil central de 10”, também intuitivo de se usar.
Uma coisa é factual, o BMW iX1tem menos botões e é mais intuitivo. A bagageira é iluminada e oferece várias funções: piso rebatível e ajuste de ângulo de inclinação dos encostos dos bancos traseiros, sendo bastante aliciante em termos de espaço. A experiência deixou-nos positivamente surpresos e comprovámos que qualquer estrada tem outro encanto ao volante deste modelo da marca.
Motor: Elétrico
Potência: 313 Cv | Tração: Integral
Bateria: 64,8 kWh
Peso: 570 Kg | Bagageira: 490L
Preço base: 64 775,00 | Versão ensaiada:
Consumo combinado ciclo WLTP: 18,1 kWh/100km
Autonomia ciclo WLTP: 440 Km