Recentemente, a Sampa Ibérica foi distinguida com o Prémio Fleet & Service Automotive, na área da Comunicação Empresarial.
Nas linhas que se seguem Hérnan Marqués, diretor geral da Sampa Ibérica S.L., aborda nesta entrevista concedida em Madrid, à Revista Automotive Portugal, a evolução da marca nos últimos 3 anos, e a sua recente afiliação à ASFARES, Associação Espanhola de Fabricantes de Semirreboques, Cisternas e Veículos Análogos.
“Esta parceria estratégica sinaliza uma nova etapa para a empresa, demonstrando a nossa ambição em expandir as operações em território espanhol e potenciar colaborações com os grandes fabricantes de semirreboques da região”, sublinha Hérnan Marqués.
De acordo com o diretor da Sampa Ibércia “a entrada na ASFARES proporcionará a oportunidade de estabelecer diálogos cruciais com os principais fabricantes de semirreboques e empresas que trabalham com esta tipologia de produto, tais como Lecitrailer, Granalu, Parcisa, Tisvol, Frigicoll, Schmitz Cargobull e SOR, entre tantos outros. Esta interação direta visa promover a marca e explorar possíveis colaborações como fornecedor original para equipamentos, produzidos em solo espanhol.
O objetivo central é introduzir a Sampa não apenas como fornecedora de peça de reposição, mas como uma solução abrangente para as empresas de semirreboques. A Sampa ambiciona ser reconhecida como uma parceira estratégica no desenvolvimento de equipamentos, não só em Espanha, mas também em muitos outros países, dentro e fora da União Europeia”, sublinha o responsável da Sampa Ibérica.
Crescimento sustentável
O crescimento exponencial e sustentável da Sampa em apenas 3 anos de presença física nos mercados de Espanha e Portugal, reflete-se em vários domínios do seu negócio. O investimento contínuo no mercado secundário e na ampliação da gama de produtos tem sido um dos pilares do seu desenvolvimento.
Segundo Hérnan Marqués “o nosso investimento visa melhorar a gama de produtos e otimizar as operações, garantindo uma presença robusta no mercado de peças e acessórios para veículos industriais. Para além de fabricar mais de 20 mil produtos de 24 categorias diferentes, a Sampa também distribuiu mais de 25 mil produtos, o que ampliou a nossa atual gama de peças e equipamentos, para um total de 80 mil produtos.
Graças a nossa experiência na fabricação e distribuição de peças e componentes para a indústria automóvel e para o setor de pós-venda de veículos pesados em geral (camiões, autocarros e máquinas de construção), a Sampa tornou-se uma grande exportadora para mais de 160 países, e hoje proporciona emprego a mais de 4500 funcionários, de 30 diferentes nacionalidades.
Desafios e adaptações no mercado atual
No entanto, o contexto atual não está isento de desafios. A instabilidade económica, os aumentos de custos de transporte e a flutuação nos preços dos combustíveis têm impactado as operações da Sampa. Esta realidade impulsiona a nossa empresa a adaptar-se constantemente, alinhando-se não apenas às mudanças regulatórias, mas também às exigências do mercado, cada vez mais profissional.
Este ano, e apesar das adversidades, a Sampa Ibérica deverá alcançar um crescimento significativo na faturação, aproximando-se dos 7 milhões e meio de euros, representando um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior. Esta projeção otimista é um reflexo do empenho da empresa em superar os desafios e responder de forma ágil às demandas do mercado, onde muito contribuiu o desempenho dos nossos distribuidores e parceiros comerciais no mercado ibérico.
A abordagem transparente da Sampa, ao abrir mão de exclusividades de distribuição, optando por uma rede mais aberta, tem-se revelado eficaz. A empresa tem mantido uma relação muito próxima com distribuidores e parceiros, expandindo o alcance da marca e reforçando a confiança no seu catálogo de produtos.
A mudança para um modelo mais aberto e a recetividade dos distribuidores demonstram uma resposta positiva no mercado, sendo reflexo da estratégia adotada pela Sampa. O reconhecimento, não apenas em termos de prémios e distinções, mas na aceitação e fidelização dos clientes, reforça a determinação da nossa empresa em se manter com legítimas ambições de crescer e de fazer mais e melhor para os clientes desta importante área de negócio, que é o mercado de veículos pesados em geral.
Mercado internacional e Portugal
O mercado internacional, embora promissor, apresenta desafios próprios. A entrada em países africanos, como Angola, Moçambique e Cabo Verde, trouxe benefícios para a Sampa. “No entanto, recentemente, observou-se uma redução na capacidade desses mercados em honrar compromissos de pagamento, criando natural impacto nas nossas exportações.
Esta dinâmica internacional evidencia a necessidade de equilibrar o crescimento e a presença da marca nos mercados externos, mantendo a estabilidade financeira. A adaptação a estes desafios é crucial para a manutenção do ritmo de crescimento e para a consolidação da presença da nossa marca além-fronteiras.
O feedback dos distribuidores em Portugal é, em geral, positivo, indicando um nível satisfatório de cooperação e de proximidade com a nossa marca e nosso modelo de negócio. A aceitação e a dedicação dos distribuidores têm sido fundamentais para a consolidação da Sampa no mercado português, sublinha o responsável da marca.
Manteremos uma postura proativa com os nossos parceiros comerciais, mesmo diante das constantes mudanças no panorama económico. A nossa experiência comercial, o forte investimento em novos produtos, aliados à capacidade de inovação e à flexibilidade na abordagem dos mercados, é a essência da estratégia da empresa.
À medida que o ano avança, mantemos o nosso otimismo quanto ao crescimento e às oportunidades existentes no mercado ibérico. A empresa está comprometida em expandir a sua presença e aprimorar a sua oferta, mantendo a qualidade e a excelência no serviço prestado, quer na venda, quer na distribuição, acompanhamento dos nossos distribuidores e respetivo mútuo pelos concorrentes do mercado”, salientou o diretor-geral da Sampa Ibérica.