Segundo estimativas, os veículos comerciais pesados representam quase 80% do transporte terrestre de mercadorias na EU, o equivalente a quase 25% das emissões de CO2 do setor dos transportes, sendo importante que os fabricantes de camiões e de peças encontrem formas de reduzir os resíduos e as emissões.
A pensar na solução, a Valeo está a implementar desde o início deste ano, o seu próprio sistema de depósitos para os Kits Reman CV Clutch na Europa. Esta iniciativa faz parte de um objetivo mais amplo da Valeo que visa acelerar a economia circular e, assim, consumir o menor número possível de novas matérias-primas.
Segundo Christophe Perillat, CEO da Valeo, “a mobilidade e a descarbonização devem andar de mãos dadas, com maior circularidade e preservação de recursos. Otimizar a utilização de recursos é um dos grandes objetivos da indústria automóvel, no qual a Valeo não está sozinha. Todo o setor do transporte rodoviário de mercadorias, desde os fabricantes aos transportadores, está empenhado num sistema de transportes mais sustentável”.
Reutilizar faz bem
A remanufactura é um dos pilares centrais da estratégia 4R da Valeo, juntamente com a reciclagem, reparação e design robusto. É também parte integrante da abordagem multifacetada da Valeo à sustentabilidade. O sistema de depósitos visa a sustentabilidade com simplicidade. O objetivo da empresa é recuperar do mercado de pós-venda, o maior número possível de núcleos de kit de embraiagem CV, para alimentar as linhas de produção dedicadas à remanufactura da Valeo.
Segundo a Valeo, as oficinas devem recuperar os núcleos de kit de embraiagem CV, colocá-los na caixa da Valeo e, em seguida, enviá-los de volta ao seu distribuidor. Por sua vez, o distribuidor deverá armazenar o produto em um local seguro e seco, ficando a cargo da Valeo logística de recolha dos núcleos até o reembolso do valor estabelecido, para todos os núcleos efetivamente aceites, conforme quadro abaixo.