Carlos Garcia (foto ao centro), Senior Manager Marketing & Operations, e Luis Romero Pintado (foto, à esq.), Senior Manager Sales Business Development na Niterra foram entrevistados pela Automotive na sede ibérica da empresa, em Barcelona, onde apresentaram uma visão otimista do ano que se encera, e também anteciparam boas perspetivas a longo prazo.
“O ano que, para muitos, encerra em dezembro, na verdade, só acaba em março para as atividades da Niterra”, refere Carlos Garcia. No entanto, “esta peculiaridade de ainda faltarem alguns meses para concluirmos o nosso ano fiscal, não deverá arrefecer o otimismo no mercado automóvel. Pelo contrário, o setor do pós-venda ibérico, continua a apresentar indicadores de crescimento, com empresas de reparação e distribuidores de peças, a reportarem números bastante sólidos para o fecho do ano, em dezembro”.
De acordo com os responsáveis da Niterra Ibérica, “no mesmo sentido, o nosso desempenho tem sido notavelmente positivo, com destaque para o crescimento consistente das vendas, fazendo face a uma demanda que continua a permanecer elevada no mercado do pós-venda em geral”. Apesar de preocupações pontuais, como possíveis quedas na segunda metade deste ano e os desafios relacionados a custos de juros em constante aumento, a procura em geral permanece firme.
Abrangência
Carlos Garcia, por sua vez, destaca que o crescimento não está limitado a um único segmento, mas abrange várias áreas. Sublinha que “a marca NGK continua a crescer, graças a uma estratégia de distribuição eficaz e à conquista de novos clientes estrategicamente importantes nos últimos anos. Além disso, a incorporação de novos produtos, como sensores, contribui para esse crescimento.
Muito importante também tem sido o desempenho dos nossos parceiros comerciais em Portugal, com os quais temos vindo a registar um crescimento acentuado nos últimos anos. O mercado português tem vindo a liderar o crescimento em algumas gamas de produto, o que bem demonstra a forte dinâmica dos nossos distribuidores e excelente relação que mantemos com estes nossos parceiros comerciais”, salientou.
A empresa também se concentra na expansão de suas linhas de produtos, reconhecendo a importância de se adaptar às mudanças no setor automóvel. “Apesar de algum aumento de veículos eletrificados, os motores de combustão interna continuam a ser dominantes em todo o mundo. Estamos naturalmente atentos e dispomos de uma visão realista da transição energética, mas a Niterra está bem estruturada para acompanhar a transição energética dos automóveis, pois dispõe de uma gama de produtos evoluída e em constante atualização, sobretudo a nível dos sensores”.
Metas realistas
Além disso, a empresa tem uma visão de longo prazo, estabelecendo metas estratégicas e realistas para 2030 e 2040. “Espera-se uma transição na gama de produtos da empresa, que continuará a satisfazer às necessidades do mercado de motores de combustão, enquanto eles ainda existirem”, sublinha o responsável da Niterra.
Isso é particularmente relevante “porque a velocidade da transição para a eletrificação varia consideravelmente entre as regiões do mundo, sendo que nos mercados em desenvolvimento, manter-se-á um crescimento nas vendas de motores de combustão até 2040. Estamos confiantes e os resultados alcançados no mercado ibérico pela Niterra, falam por si”, finalizou Carlos Garcia.
Ampliar o portfólio
Em 2022, a marca anunciou o lançamento de 50 novos sensores de temperatura de gás de escape (EGTS) de sua marca NTK Vehicle Electronics. A ampliação da gama com a incorporação de sensores PTC (Coeficiente de Temperatura Positivo) ao atual portfólio de sensores NTC (Coeficiente de Temperatura Negativo) da empresa, tornou a marca NTK Vehicle Electronics um fornecedor integral de sensores de temperatura.
Já em meados deste ano a empresa acrescentou mais um conjunto de velas de ignição de metais preciosos à sua já extensa gama de aplicações para o mercado de pós-venda. As nove novas referências Laser Iridium, a maioria das quais provenientes do negócio de equipamento original da Niterra, ampliam a cobertura para os veículos das marcas disponíveis na Europa, desde Stellantis, Honda, Toyota, Subaru e BMW.
Em um momento de transição significativa no setor automóvel, a empresa destaca a importância de uma visão de longo prazo e coerência em sua estratégia. A combinação de crescimento consistente, diversificação de produtos e uma presença global sólida coloca a Nierra em uma posição forte para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro do setor automotivo reserva.
Assim, e apesar das mudanças significativas que o mercado automóvel enfrenta, a empresa está otimista, apresenta resultados sólidos e dispõe de uma clara estratégia de longo prazo, que assenta na expansão e diversificação dos seus produtos, procurando antecipar as tendências do setor de pós-venda.