Revista Automotive
Quinta-feira, Julho 17, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

BMW – centro de formação é a alavanca para consolidar a marca

17 de Janeiro, 2024
in Frotas, Pós-Venda
BMW – centro de formação é a alavanca para consolidar a marca

Vasco Ramires (foto), Qualification & Retail HR da BMW, abriu-nos a porta do Centro de Formação da BMW, localizado em Oeiras, e revelou-nos o motivo do sucesso da marca: tudo se resume às pessoas e à humanização dos serviços e dos funcionários.

Na BMW, nada é deixado ao acaso, tal como nos revelou. “A nossa formação está dividida em venda, pós-venda, técnica e comportamental porque todos os níveis e departamentos possuem a sua relevância para o sucesso da nossa marca. Estamos, inclusive, neste momento, a realizar uma TMD (training man days), ou seja, dias de formação. Entre o face to face – ao longo de 10 dias numa função não técnica e 16 dias de formação técnica -, as aulas virtuais e os webinnar’s, a BMW leva a cabo cerca de 6 mil TMD’s por ano, dirigidos à nossa rede de concessionários. E o motivo é bastante óbvio, chama-se eletrificação.

Eletrificação

Se um motor de combustão interna tem mais de 100 anos e já o conhecemos bastante bem, a eletrificação, por sua vez, está a chegar e não temos técnicos suficientes que a dominem na sua complexidade. Neste aspeto, a formação tornou-se o nosso foco, também. Atualmente, qualquer colaborador que entre num concessionário BMW, tem de fazer uma certificação inicial (num prazo máximo de 2 anos).

Após a formação base, existem ainda as certificações de alta tensão com vários níveis. Há 3 anos que a ministramos de forma constante. Aliás, na nossa rede de concessionários temos, pelo menos, 2 técnicos certificados de alta tensão por cada ponto de assistência de rede e já iniciamos a certificação de alta tensão plus.

E para que não subsistam dúvidas sobre o que é uma e outra, diferencio ambas. Na certificação de alta tensão, o colaborador fica habilitado a trabalhar num veículo 100% elétrico ou um PHV, só que enfrentando alguns limites. Por exemplo, se o veículo, no seu SIDE, não especificar qualquer tipo de informação, isto exigirá a presença de uma pessoa do departamento técnico para que o veículo seja colocado em segurança porque, na verdade, estamos muito focados na segurança das pessoas.

Os técnicos de alta tensão podem intervir no veículo e colocá-lo em segurança desde que o veículo dê a indicação de que, efetivamente, está em segurança após os procedimentos. Caso contrário, mais uma vez, teremos de recorrer a um técnico da BMW Portugal.

Certificação

Felizmente, já possuímos certificados 16 técnicos em alta voltagem plus. Certificação também obrigatória para consultores de vendas ou serviços. Porém, de ressalvar, que é essencial não só dominar a tecnologias, como também dominar as técnicas de atendimento ao cliente, formas de estar e comportamentos. Por este motivo, temos vindo a promover a proximidade humana e, a prova disso é que 20% da nossa oferta formativa traduz-se em área comportamental. Este é um item que nos permite aproximar dos clientes e dos colaboradores.

Queremos trazer as pessoas até nós, clientes e colaboradores, e no que concerne aos profissionais mais antigos na marca, um responsável de pós-venda, por exemplo, que já colecione 30 anos de carreira dentro da BMW, gostamos de lhe reforçar os valores da marca, trazendo-o até nós e promovendo as respetivas relações e interação pessoal. Sobretudo, depois da pandemia, ficou bastante claro que as pessoas importam.

Humanização

Dispomos de salas próprias para formação e duas oficinas, onde decorre, neste momento, a formação do modelo Série 5 para técnicos. Para além da teoria, procuramos dar-lhes a experiência de conduzir o veículo como estratégia de lhes aguçarmos os sentidos. Por esta mesma razão, também os cursos comportamentais precisam ser presenciais, ter o formador presente, provocando emoções e reações às quais também temos de reagir. Isto é muito diferente do que estar atrás de um ecrã.  

Aqui, na BMW, queremos uma experiência integrada e, neste aspeto, até criamos uma palavra nova que o resume: ‘Figital’ porque, na verdade, não queremos perder a parte humana e sensorial, sabendo sempre, claro está, que a parte digital ajuda-nos a ser mais eficazes, apenas é necessário um balanço para não cairmos na desumanização.

Diferenciamo-nos, assim, como marca, pela filosofia com que nos posicionamos face aos desafios, ao cliente e ao planeta. Preocupamo-nos com a sustentabilidade e olhamos para o planeta como um ser vivo. Neste campo, temos feito progressos enormes, desde a construção das fábricas, à forma como são energeticamente abastecidas (energia renováveis), até aos motores elétricos, construídos sem recurso a materiais raros como é o caso dos magnetos.

Portanto, focamo-nos na humanização da marca e na relação com o cliente que não queremos perder, sendo que procuramos que a nossa capacidade técnica dê uma resposta imediata a qualquer cliente. A forma como atendemos é atenta e cuidadosa e não é por acaso que promovemos cursos de gestão de reclamações, por exemplo.

Em 2024, iremos realizar obras de melhoria no centro de formação com o objetivo de atualizar a imagem da marca e como proposta, ainda, de demonstrar a importância dessa mensagem. Iremos manter, com toda a certeza, a oferta formativa e reforçar a parte de certificação em eletrificação, a nossa forte aposta para que todos os colaboradores da rede estejam preparados para os veículos elétricos”, enfatizou, com otimismo, Vasco Ramires.

Recommended For You

Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

16 de Julho, 2025
Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

A Caetano Power Nissan inaugurou a sua terceira concessão na zona do grande Porto, com a abertura de um novo espaço em Vila Nova de Gaia (Madalena). Depois...

Read moreDetails

Sidem facilita o conhecimento de produtos online

16 de Julho, 2025
sidem

A Sidem atualizou a sua ferramenta “Explorador de Produtos Sidem” que disponibiliza uma visão detalhada da construção dos componentes da direção e suspensão dos automóveis. É possível agora...

Read moreDetails

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

15 de Julho, 2025
GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

A Schmitz Cargobull, fabricante europeu de semirreboques, reboques e carroçarias, com sede em Münsterland (Alemanha), e a GT Trailers, fabricante de carroçarias e reboques de grande volume, com...

Read moreDetails

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

15 de Julho, 2025
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

Realizado em Madrid nos dias 4 e 5 de junho de 2025, o 37º Congresso ANCERA registou um aumento de aproximadamente 16% de participantes e inscrições em relação...

Read moreDetails

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

15 de Julho, 2025
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Com o lançamento dos seus produtos de aparelhos e vernizes de nova geração, Fast Cure Low Energy System (FCLE), a Axalta evolui em termos de tecnologia, proporcionando uma...

Read moreDetails

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

14 de Julho, 2025
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Marca de referência mundial do Grupo KION, a sucursal portuguesa da Linde Material Handling realizou na sua unidade de Alcochete a etapa nacional do Roadshow The Nex Champ,...

Read moreDetails

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

11 de Julho, 2025
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Juan Carlos Martín (foto), diretor geral do Grupo AD Parts, com sede em Girona (Espanha), recebeu a Revista Automotive onde fez um resumo das atividades nos primeiros 5...

Read moreDetails

Audi Q3 atualizado

11 de Julho, 2025
Audi Q3 atualizado

O novo Audi Q3, agora na sua terceira geração, redefine o segmento compacto premium com uma combinação de design, tecnologia e conforto. Este SUV oferece um interior espaçoso...

Read moreDetails

Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

11 de Julho, 2025
Redrive com motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe

A SEG Automotive e a Fersa apresentaram na Rematec um motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe e para o Tesla Model S, veículos 100% elétricos a alcançar...

Read moreDetails

Honda anuncia novo concessionário em Penafiel

10 de Julho, 2025
Honda anuncia novo concessionário em Penafiel

A Honda Automóveis de Portugal anuncia a chegada de um novo concessionário à sua rede oficial – a Fianor, em Penafiel, que irá garantir a representação da marca...

Read moreDetails
Next Post
Kobelco inicia construção de nova sede na Europa

Kobelco inicia construção de nova sede na Europa

Rede Motrio – 25 anos no setor de manutenção e transformação oficinal

Rede Motrio – 25 anos no setor de manutenção e transformação oficinal

NASACAR destacou a abrangência nos veículos pesados

NASACAR destacou a abrangência nos veículos pesados

Edição Mensal

Notícias

Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

Caetano amplia concessões Nissan no Porto e Lisboa

1 dia ago
sidem

Sidem facilita o conhecimento de produtos online

1 dia ago
GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

GT Trailers e Schmitz Cargobull unem competências

2 dias ago
ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

ANCERA – a vitalidade e os desafios do pós-venda

2 dias ago
Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

Axalta otimiza tecnologia Fast Cure Low Energy

2 dias ago
DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

DIECI com novo Dumper compacto DP 120 T

3 dias ago
Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

Linde dinamizou The Nex Champ em Portugal

3 dias ago
Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

Grupo AD Parts – nova realidade e expansão ibérica

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal