A Dacia deu um salto qualitativo na sua imagem e tem vindo a reposicionar-se no mercado nacional, onde implementou uma estratégia que visa dar uma maior valorização aos seus produtos. Os resultados quantitativos e qualitativos alcançados neste ano, demonstram que essa estratégia está a resultar. A Dacia já é a 3º marca mais vendida em Portugal, estando na liderança no segmento dos clientes particulares.
Mas se é conotada com sendo uma marca para clientes particulares, porque estamos a noticiar na Automotive? Porque, empresarialmente, a Dacia é um dos melhores exemplos de que a estratégia de valorizar a marca e os seus produtos resulta. Sair do segmento low-cost, do “baratucho”, não só aumenta as vendas totais, como inclusive não “canibaliza” as vendas de outras marcas do Grupo Renault, onde a Dacia está inserida.
Hugo Barbosa, diretor de comunicação do Grupo Renault Portugal, afirmou que “a Dacia não está a conquistar clientes da Renault. A grande maioria dos novos clientes da Dacia são aqueles que iriam comprar um carro usado, mas que agora encontram na marca uma acessibilidade que lhes permite ter um automóvel novo, com tecnologias e sistemas atuais em termos de segurança e de emissões”.
Esta declaração foi feita na sua intervenção por ocasião da segunda edição do Dacia Talks, que trouxe a Portugal Magali Gouraud-Borgers (foto), Chefe de Design de interiores da Dacia, que deu a conhecer a filosofia por detrás do reposicionamento da marca Dacia, bem como a evolução estética, onde esteve diretamente envolvida.
Gouraud-Borgers referiu na ocasião que “a mudança estética da Dacia foi baseada na filosofia de Dieter Rams”, que enfatiza a força criativa por detrás do design da BRAUN e que ainda se mantém no ativo apesar dos seus 91 anos de idade
Dieter Rams foi um dos primeiros designers que introduziu o design ecologicamente correto antes de se tornar popular a sustentabilidade. Rams é também famoso pelos seus 10 princípios de um bom Design, onde a Dacia se baseou para evoluir na sua imagem. Evidência disso é, por exemplo, o seu princípio nº 6: um bom design tem de ser honesto.
Novo Dacia Duster revelado
O evento foi também aproveitado para apresentar mais algumas características diferenciadoras do novo Dacia Duster. “Proporcionamos um maior equilíbrio entre as funções comandadas por botões analógicos (haptic) e por comandos totalmente digitais. Adicionámos um implemento denominado YouClip, que permite conectar uma grande variedade de acessórios um pouco por todo o lado no interior do novo Duster (cantis, bolsas, etc.)” comentou Magali Gouraud-Borgers.
Além do Duster, a marca anunciou vários lançamentos e atualizações dos seus modelos para 2024, a saber: novo Duster, o novo Spring e, no final do ano o novo Bigster; para além da atualização do Sandero e do Jogger com novos sistemas de segurança.
A iniciativa em Portugal contou com a presença de Vanda Argêncio da Silva, Marketing Director – Dacia Brand, e João Rosa, Dacia Brand Manager. Em 2024, a Dacia irá manter a sua aposta nas motorizações a GPL, que além de ser um combustível económico, assenta numa tecnologia que reduz as emissões em 10%, face aos tradicionais motores a combustão.