Com o anúncio de lançamento de 5 novos modelos BEV (Battery Eletric Vehicle), ou seja, 100% elétricos até o ano de 2030, a Suzuki continua a realizar grandes investimentos na atualização da sua gama, cada vez mais económica e com baixas emissões.
Esta histórica marca japonesa continua a dar passos firmes rumo à eletrificação de vários modelos da sua gama, mantendo, no entanto, um excelente historial de vendas nos modelos a combustão eletrificados. Exemplo disso é o novo modelo Swift que chegará em abril de 2024 equipado com motor 1.2L de três cilindros com tecnologia Mild-Hybrid 12V, assente num sistema SHVS que converte energia cinética em eficiência no consumo de combustível.
Em 2023, a Suzuki Motor Ibérica celebrou duas décadas de êxitos, nas quais consolidou a sua presença em Espanha, Portugal e Andorra. Os mais de 160 mil automóveis comercializados nestes vinte anos confirmam a aceitação que a Suzuki sempre teve na Península Ibérica, onde os valores da sua marca, gama de modelos, fiabilidade dos seus produtos e a qualidade de serviço da sua rede, justificam o elevado nível de fidelização dos seus clientes.
Nesta entrevista concedida à Revista Automotive, Juan López Frade, presidente da Suzuki Ibérica desde 2001, fala dos desafios que se seguem e os planos para dinamizar as vendas da marca no segmento empresarial.
“Ao longo destas duas décadas, a Suzuki Ibérica comercializou 160 mil automóveis em Espanha, 2.500 em Portugal (desde 2015), e disponibilizou o seu serviço de pós-venda aos mais de 260 mil automóveis da marca que fazem parte do seu parque automóvel.
Vendas a subir
Vamos finalizar o ano de 2023 com excelentes resultados de vendas a nível ibérico, com um crescimento a rondar os 50% em Espanha e de 42% em Portugal (dados até novembro). É verdade que o ano de 2022 tivemos restrições na produção de viaturas por falta de microchips, mas esse fenómeno atingiu as marcas automóveis como um todo.
Gostaria de destacar este crescimento de Portugal acima dos 40%, que foi positivamente influenciado pelo trabalho realizado no distrito de Lisboa, que nos trouxe novamente para uma posição de relevância na capital, sendo que ainda há espaço para crescer. Os restantes dos concessionários também se destacaram pelo bom trabalho realizado ao longo do ano.
Realço o caso do Porto, onde conseguimos melhorar a nossa presença na região e também o caso de Setúbal, que já é o nosso segundo concessionário com mais matriculações no país, a seguir a Lisboa. Esta concessão de Setúbal está intimamente ligada ao arranque da Suzuki Motor Ibérica e que muito nos ajudou a desenvolver a marca em Portugal.
Ano da eletrificação
A nossa marca e a nossa rede de concessionários têm bons motivos para encarar 2024 com otimismo, visto que no primeiro quadrimestre iniciaremos uma grande ação de lançamento do novo Swift, que chegará aos nossos concessionários na primeira semana de abril, com excelentes níveis de equipamentos, sobretudo em termos de sistemas de segurança e assistência à condução.
Em finais de novembro do mesmo ano, iremos apresentar as primeiras imagens do primeiro veículo 100% elétrico da Suzuki, um SUV que fará sua estreia no mercado ibérico entre março/abril de 2025.
A Suzuki Motor é um dos dez maiores fabricantes automóveis mundiais e, naturalmente, acompanha a evolução dos mercados e também procura antecipar as tendências dos seus clientes. Apesar de termos uma quota de mercado abaixo dos 10% na Europa, a nossa marca está em sintonia com as restritivas legislações ambientais e, a atual eletrificação da nossa gama, é disto um bom exemplo.
O nosso maior mercado mundial está na India, onde a nossa marca comercializa quase 1,8 milhões de veículos por ano, com uma quota acima dos 50% naquele país. No entanto, e apesar das quotas que temos na Europa e mesmo no Japão, investimos grandes somas na qualidade dos nossos modelos para estarmos sintonia com as regras europeias e japonesas, em termos de emissões e de segurança automóvel.
No caso de Portugal, 2023 foi o ano onde demos mais um passo dentro da estratégia definida para aumentarmos as nossas vendas no canal empresarial e, muito do sucesso que alcançámos até à data, é resultado de um maior número de vendas às frotas.
Por isso, em 2024, com base no trabalho iniciado em 2023 pela nossa equipa e pela nossa rede de concessionários, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, estamos muito confiantes de que iremos continuar a melhorar a nossa presença no mercado empresarial e também conquistar a confiança das empresas com mais ações de teste dos nossos modelos junto às frotas”, destacou Juan López Frade.