A exemplo da sua premiada geração anterior, o novo Renault Kangoo E-TECH 100% elétrico também dispõe de uma versão de passageiros. Com aspeto aventureiro e ostentando uma belíssima cor “vermelho carmim”, é um dos furgões de passageiros mais atraentes que já ensaiámos.
Os vidros escurecidos, as jantes especiais e os para-choques na cor da carroçaria são alguns dos apontamentos estéticos que complementam o visual carismático deste modelo. No interior, a estética apurada continua a deslumbrar-nos, à medida que vamos descobrindo mais detalhes deste modelo Kangoo 100% elétrico.
A atenção ao detalhe por parte dos engenheiros da Renault, nota-se nos materiais utilizados, desde o friso a imitar madeira no tablier, passando pelo preto piano que envolve a manete do seletor de marcha, até ao pesponto dos bancos. A sensação ao toque é agradável e distancia-se de um tradicional furgão, quase sempre despido de atratividade no seu interior.

Prazer e segurança na condução
Ainda no campo das sensações, a condução deste modelo é pautada por um conforto, promovido por uma suspensão suave ao que se alia o silencio do rolar na estrada por ser um carro 100% elétrico. Este conforto e suavidade deixam, no entanto, algum espaço para o prazer da condução, onde sentimos que estamos aos comandos de um modelo Renault, muito evoluído. A eletrificação não tornou o Kangoo E-TECH descaracterizado das sensações da condução.
Se no aspeto visual e tátil este veículo comercial ligeiro convence, no aspeto prático os argumentos são quase imbatíveis. Para começar, dispõe de uma bagageira de 580 litros. De forma a atestarmos esta capacidade, durante o nosso ensaio conseguimos acomodar uma máquina de lavar louça no porta-bagagens, sem ter de rebater os bancos traseiros e sem remover a chapeleira. Tudo em segurança e sem sobressaltos.

Versatilidade
Caso a necessidade de carga seja maior, é possível rebater os bancos traseiros de forma engenhosa, criando quase a mesma volumetria do que o Kangoo na versão de carga. Esta capacidade de carga, torna o Kangoo E-TECH num veículo muito versátil e adaptado a uma multiplicidade de empresas. O leque vai, por exemplo, desde pequenos comerciantes que utilizem o carro para uso pessoal e profissional, as grandes empresas que transportem pessoas regularmente em espaços urbanos constritos, por exemplo.

Para a finalidade que foi projetado, ou seja, o transporte de pessoas, este modelo soma ao conforto elétrico, várias comodidades para os seus ocupantes. Exemplo disso são as portas traseiras deslizantes, equipadas com vidros elétricos. Sim, os vidros das portas deslizantes baixam! Além disso, os ocupantes traseiros beneficiam de três verdadeiros lugares, climatizados por uma conduta dupla de ar, rematadas com dois carregadores USB e uma ficha 12V. Soma-se a isto uma grande volumetria interna, que proporciona um dos maiores espaços interiores no segmento de transporte de passageiros, sendo ainda classe 1 nas portagens.

Como tudo o que é bom, este furgão deve ser disfrutado com moderação. A sua autonomia de 285km (ciclo WLTP) exige que o seu utilizador tenha moderação tanto no acelerador, como no trajeto que vai percorrer. É um modelo que deverá tornar-se mais vantajoso para empresas e organizações que utilizam rotas pré-definidas, com percursos mais rotineiros e que procurem uma grande versatilidade num veículo moderno, seguro, confortável e muito agradável aos sentidos.
