De 4 a 6 de junho de 2024, abre portas em Colónia (Alemanha) o salão de referência mundial no setor dos pneus e jantes, THE TIRE COLOGNE (TTC). Ingo Riedeberger, diretor do THE TIRE COLOGNE, em entrevista exclusiva à Automotive, antecipa as novidades do evento.
RA: Por que razão a participação no TTC é tão importante?
Ingo Riedeberger: O TTC é uma das plataformas mais importantes, se não a mais importante, para a indústria mundial de pneus e jantes. Aqui se reúnem fabricantes, fornecedores e especialistas do setor para apresentarem e discutirem sobre os mais recentes avanços e tecnologias. O salão constitui uma oportunidade única para as empresas apresentarem as suas inovações a um público internacional e, simultaneamente, estabelecerem contactos com profissionais de outros setores.
Os visitantes, por sua vez, obtêm no local uma perspetiva geral sobre todos os temas e tendências relevantes. Deste modo, o TTC oferece uma enorme mais-valia em termos globais para todo o setor. Neste momento, os preparativos já estão em pleno andamento: com 90 % da área de exposição já ocupada e mais 50 % de expositores do que na edição anterior, o TTC promete pavilhões cheios e inúmeros encontros interessantes!
RA: Como podem as empresas de transportes encontrar soluções à sua medida no TTC?
IR: Pneus novos, pneus recauchutados, bem como serviços: o amplo leque de expositores e painéis especializados presentes no TTC permitem às empresas de transportes procurar soluções para as suas necessidades específicas. Quer se trate dos mais recentes avanços na tecnologia de pneus, de melhorias na eficiência ou de aspetos de segurança, o salão apresenta uma panorâmica abrangente das ofertas atualmente disponíveis no mercado. Os responsáveis pela tomada de decisões podem abordar os fabricantes diretamente, a fim de encontrarem as melhores soluções para a sua frota.
Pneus renovados
RA: Qual a relevância do tema da sustentabilidade na indústria dos pneus?
IR: A sustentabilidade é um tema extremamente relevante, que merece o devido destaque no TTC, enquanto dinamizador central desta temática. Desde processos de produção energeticamente eficientes a materiais reciclados – oferecemos às empresas uma plataforma inspiradora onde podem apresentar os seus progressos neste domínio.
Uma novidade e iniciativa pioneira no TTC 2024 é o universo temático “Circular Economy”. Neste espaço, reunimos os esforços das empresas que se dedicam à recauchutagem e reciclagem de pneus, com o objetivo de dar plena visibilidade e um claro destaque à sustentabilidade. Esta área centralizada será um ponto de encontro para todos aqueles que se interessam pelas diferentes etapas da economia circular. Além disso, estamos a desenvolver um programa de palco cativante para esta zona.
RA: Quais são as constatações e os desafios que marcam, atualmente, a indústria, em especial no segmento dos veículos pesados?
IR: O setor está a passar por um processo de consolidação através de fusões e aquisições. Por um lado, esse processo reforça a posição no mercado e aumenta a eficiência na investigação, no desenvolvimento e na produção. Mas, por outro lado, também suscita desafios em termos de desempenho e sustentabilidade ambiental. Neste contexto, o TTC oferece uma excelente visão global e serve de plataforma para o diálogo orientado para o futuro entre a indústria, os operadores de frotas e as entidades reguladoras.
Uma crescente ligação entre pneus e veículo ou entre pneus e oficina através da integração de sensores e tecnologias RFID reveste-se de importância decisiva. Esta ligação que, em alguns casos, já existe, ganhará ainda mais relevância no futuro. Assim, os conhecimentos em matéria de digitalização avançada, sistemas automatizados de monitorização dos pneus e materiais inovadores também irão desempenhar um papel decisivo neste contexto.
Sobretudo tendo em conta que, este ano, a introdução do sistema de controlo da pressão dos pneus (TMPS) para veículos pesados passará a ser obrigatória na Alemanha, por exemplo, o desenvolvimento e a implementação de tecnologias modernas para a monitorização eficiente dos pneus ganhará ainda um significado acrescido”, revelou Ingo Riedeberger.