No evento de apresentação do novo Duster, José Pedro Neves (foto), diretor geral da Renault e Dacia Portugal, foi bastante claro quanto às ambições da marca, ou seja, para continuar a crescer no mercado nacional, a Dacia também tem de conquistar o seu lugar nas frotas. Jogam a seu favor a boa imagem da marca, uma rede de concessionários bem implementada, a qualidade mecânica dos seus produtos e, sobretudo, preços ajustados à realidade do nosso país.
Não é por acaso que a Dacia teve um ano histórico em 2022 e, no ano passado, manteve a tendência de grande crescimento no mercado automóvel em Portugal, com um total de 15.058 unidades vendidas, mais 47% do que no ano anterior, o que permitiu um reforço da quota de mercado para 6.6%.
No ranking nacional, a Dacia foi a quarta marca mais vendida no nosso país, onde o modelo Sandero destacou-se com 6.424 unidade vendidas, alcançando assim o estatuto de segundo automóvel mais vendido em Portugal. Por sua vez, o modelo Duster também repetiu o feito de ser o segundo modelo mais escolhido pelos clientes particulares e manteve-se como campeão de vendas do segmento C e sub-segmento C-SUV.
Para além dos atributos já descritos, devemos acrescentar a diversidade da sua motorização, onde a gama Eco-G (gasolina e GPL) continua a crescer e já representa 6 em cada 10 Dacia vendidos em Portugal. No tocante aos automóveis 100% elétricos, a marca pertencente ao Grupo Renault subiu à quarta posição do, com o Dacia Spring a ser o modelo mais vendido, em Portugal a clientes particulares.
Duster e outras novidades
Por sua vez, Timothy Manuel, Vice-Président Sales, Marketing & Operations da Dacia International, realçou na apresentação do novo Duster a boa aceitação dos modelos em diversos mercados, incluindo Portugal, onde a marca tem vindo a crescer de forma expressiva, dispondo de uma imagem renovada, incluindo da sua rede de concessionários. Em termos de vendas internacionais, a Dacia também tem dado boa conta de si em toda a Europa, posicionando-se no top 10 das marcas mais vendidas em 2023, à frente da Ford, Hyundai e Opel, entre outras.
Contudo, e para continuar a crescer de forma tão expressiva no mercado nacional, a Dacia vai estar mais ativa junto às empresas, sobretudo de pequenas e médias dimensões, com especial destaque nas empresas do setor da construção, visto a boa aceitação da gama Dacia e do seu modelo Duster nesta tipologia de clientes, em outros países.
Assim, o ano de 2024 é encarado pela Dacia Portugal com justificado otimismo. A nova geração do Duster vai estar disponível a partir de maio, enquanto o novo Dacia Spring chega ao mercado no final do primeiro semestre de 2024. Já o tão aguardado Dacia Bigster vai ser revelado, no Salão Automóvel de Paris, em outubro. Também os modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger vão beneficiar de importantes evoluções ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo José Pedro Neves “o ano de 2023 foi o melhor de sempre da Dacia no mercado português. Só por escassas 7 unidades é que não terminou no pódio das marcas mais vendidas, mas foi a líder incontestada entre os clientes particulares, enquanto o volume de vendas e o crescimento no segmento do Bi-Fuel justificam, plenamente, a aposta na tecnologia, que se ajusta muito bem ao mercado português.
Desta forma, as expetativas que temos para 2024 também são elevadas, mas realistas: no final do 1º semestre vamos ter um novo Duster e um novo Spring; o Bigster vai ser revelado, (um modelo que vai representar a estreia da Dacia num novo segmento), para além do Sandero, do Sandero Stepway e do Jogger irem beneficiar de importantes evoluções, beneficiando-se da forte relação com o Grupo Renault. Há apenas três anos, a Dacia era apenas a 14ª mais vendida no país e, atualmente, já estamos em 4ºlugar”, destacou.