Marca do Grupo TRATON, a MAN Truck & Bus Portugal alcançou resultados históricos no ano de 2023, sendo uma verdadeira prenda pelos seus 25 anos de presença no nosso país, ao atingir o melhor desempenho de sempre no nosso mercado.
David Carlos, Managing Director da empresa em Portugal recebeu a Revista Automotive para dar a conhecer a evolução das atividades da marca nas suas diversas áreas de negócio e, também, anunciar o investimento na edificação de uma sede e instalações próprias que, quando concluídas, será uma das maiores estruturas ibéricas de camiões novos, usados e de serviços de pós-venda e de mobilidade para os clientes da marca.
“O ano de 2023, para além das comemorações dos nossos 25 anos de existência em Portugal, conseguimos cumprir com os objetivos de entrega dos camiões que, em 2023, não foram entregues dentro dos prazos, pelos constrangimentos de produção, impacto da guerra e dificuldades logísticas em geral, que afetaram as demais marcas.
Por isso, gostaria de aproveitar as páginas da Automotive para endereçar um sincero agradecimento aos nossos clientes que pacientemente souberam esperar pela entrega das suas encomendas de camiões novos e, desta forma, demonstraram uma grande confiança na marca MAN e em todas as pessoas que trabalham na nossa empresa em Portugal, pois foram estas pessoas que também estiveram na linha da frente para gerir as expectativas dos nossos clientes em geral.
Ano de exceção
Registamos um excelente volume de faturação, o maior de sempre da nossa empresa em Portugal, e um grande crescimento em termos de matrículas de veículos novos. Sem dúvidas, resultados muito vistosos, mas para nós o mais importante que os números alcançados foi termos cumprido com o nosso compromisso de entregar as unidades encomendadas aos nossos clientes. Este sim foi o grande resultado do nosso trabalho em 2023.
No que concerne aos números de viaturas novas, faturámos 706 viaturas pesadas, 100 autocarros, 150 modelos TGE, bem como 360 viaturas pesadas usadas. Mais modelos de camiões usados e mais unidades TGE novos tivéssemos, e mais vendas teríamos realizado em 2023. A somar a estes números, registámos um crescimento das nossas atividades na área do pós-venda, com mais serviços oficinais e venda de peças, que muito contribuíram para o desempenho global da Man Truck & Bus em Portugal.
Naturalmente que ao alcançarmos estes resultados, elevámos a fasquia para o ano de 2024 onde os objetivos propostos pela marca, continuam a ser ambiciosos, embora realistas, e assentes numa situação de normalização das entregas, melhoria da nossa economia e por esta via, também dos nossos clientes e, também, com base numa gama de produtos atual, eficiente e bastante diversificada.
A gama TGX (distinguida com o Prémio Camião do Ano em Portugal, pela Revista Automotive), está muito evoluída em termos de conforto e segurança para o motorista, e energeticamente mais eficiente, com comprovada redução de consumos e de emissões, fatores essenciais para um cliente frotista.
No mesmo sentido, o lançamento da gama TGE de veículos transformados (que conquistou o Prémio Revelação de 2023), no primeiro trimestre de 2023, tem tido uma aceitação muito acima do que estávamos à espera, prova de que o cliente deste veículo (furgões), estava realmente a precisar de uma marca que entendesse a tipologia e particularidade do seu negócio.
Também a nossa equipa de vendas, de atendimento ao cliente e de pós-venda, bem como toda a nossa estrutura de rede própria, deram o grande e verdadeiro suporte para os resultados da nossa empresa em Portugal. Sem o esforço de todos e de cada elemento da nossa equipa, composta por 131 funcionários, não teríamos alcançado resultados tão expressivos nem os nossos clientes teriam a merecida atenção às suas solicitações.
Modelos e formação
O mercado nacional continua a ser dominado por modelos tratores, onde o TGX é uma referência em diversos parâmetros. No tocante aos autocarros, o modelo Lions Coach mantém a sua trajetória de sucesso e, à data, estamos com um bom avanço em termos de volume de encomendas quer de camiões quer de autocarros, o que nos permite antever um ano de 2024 com resultados potencialmente mais robustos e consistentes.
Já no caso dos furgões TGE, a procura pelos furgões transformados de fábrica pela MAN e com total garantia da marca, continua ativa. Assim, e tivermos mais unidade novas disponíveis em 2024, acreditamos que também nos modelos chassis-cabine e furgões novos, deveremos registar um ano de forte crescimento, com um mix estimado em 70% de furgões e 30% de modelos chassis-cabine.
Em 2023, o modelo TGE alcançou o seu melhor ano de venda de modelos ambulância, com muita procura pelas corporações de bombeiros em Portugal, sendo que os nossos serviços de assistência 24 horas alavancaram muitos negócios nesta área, pela capacidade de resposta técnica e de assistência permanente, que as corporações de bombeiro necessitam em todo o continente.
Acentuámos o investimento na contratação de novos profissionais em 2023, tanto que criámos na unidade de Mangualde um centro de formação para os funcionários que entraram nossa empresa na área mecânica e, também, de formação continua para os funcionários mais antigos. No futuro, talvez seja possível acolhermos neste nosso centro de formação, profissionais de mecânica pesada de outras empresas, aproveitando a atratividade da rota internacional de camiões da região de Mangualde.
No âmbito da fidelização e custo de utilização das nossas viaturas, houve um grande avanço em termos de contrato de manutenção da MAN em Portugal. Hoje, 75% das viaturas que vendemos estão associadas a um contrato de reparação e de manutenção. Isto demonstra que os nossos clientes frotistas em transportadoras em geral, já estão conscientes de que é mais rentável dispor de um contrato de manutenção com a marca, do que manter uma estrutura oficinal própria, com os elevados custos de mão-de-obra, regras ambientais, de ferramentas oficinais e de gestão que, tudo somado, afetam os custos de exploração do negócio, de qualquer cliente.
Ano desafiante e novas instalações
O ano de 2024 será um ano de muitas novidades, mas também de desafios para as marcas de camiões. O setor de transportes continuará sob pressão no tocante aos custos de manutenção da frota, dos consumíveis, combustíveis e sobretudo com dificuldade de acesso ao crédito, agravado pelas elevadas taxas de juro. Em Portugal, 90% das compras de camiões novos é via financiamento e 10% através de capitais próprios dos clientes.
Depois de 3 anos conturbados pelo Covid-19, falta de componentes, os conflitos internacionais e constrangimento logístico, chegamos a 2024 com algumas incertezas macroeconómicas. Contudo, no que toca a MAN Truck & Bus Portugal, 2024 será o ano de arranque da construção das nossas novas instalações.
Iremos edificar uma nova sede num terreno próprio com área de 57 mil m2, onde iremos dispor de uma área oficinal de 7 mil m2, com área administrativa e de serviços com cerca de 3 mil m2, a ser construída na zona de Castanheira do Ribatejo, com bons acessos e muito próximo da A1, num investimento de 7 milhões de euros.
Será o quartel-general da MAN em Portugal, onde implementaremos uma série de serviços, tais como vendas premium de viaturas usadas da nossa marca, camiões, autocarros e furgões, para além é claro de melhores condições para a entrega de modelos novos. Esperamos poder inaugurar as novas instalações em dezembro de 2025, onde iremos dispor de um posto de recarregamento de viaturas 100% elétricas de 1 megawatt de potência, concetualmente aberto ao público, dando também suporte aos camiões 100% elétricos da MAN cujas primeiras entregas decorrerão em 2025”, destacou David Carlos.