O ano de 2023 foi um ano de grande sucesso para a marca Volvo Trucks, representada em Portugal pela Auto-Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors. Pedro Oliveira (foto), CEO da Auto Sueco Portugal, representante exclusivo da Volvo Trucks, apresenta os números do ano passado e dá sua visão para o ano de 2024.
“Num mercado total, que recuperou todo o volume que tinha ficado comprometido por restrições de produção no ano anterior, a marca Volvo Trucks atingiu, em Portugal, uma quota de mercado muito próxima dos 20%. Pelo segundo ano consecutivo, a Volvo Trucks continua a merecer a preferência dos operadores de transporte de mercadorias, sendo líder de mercado, quer no segmento dos veículos rígidos, quer no segmento dos veículos tratores.
Esta posição destacada de liderança no mercado nacional deve-se à qualidade da gama de produtos que a Volvo Trucks oferece, à qualidade dos seus serviços quer de apoio ao processo comercial quer de assistência e pós-venda, mas também ao vasto património de confiança, criado ao longo de muitos anos entre a Auto-Sueco Portugal, a sua rede de concessionários e os operadores de transporte de mercadorias.
Motorizações eficientes
2023 foi também o ano que a Volvo Trucks iniciou a entrega a cliente final de veículos pesados com mais de 16T, 100% elétricos. A Volvo Trucks tem um grande compromisso com as questões da sustentabilidade e da qualidade de vida, particularmente em ambientes urbanos, e estas primeiras entregas transformam esse compromisso em realidade.
Mas a Volvo Trucks continua a desenvolver um intenso programa de desenvolvimento sobre os modelos existentes com motores a combustão. A redução dos consumos de combustível, a redução de emissões de CO2 e o reforço de todo um conjunto de solução capazes de promover a segurança dos veículos, foram objeto de avanços muito significativos ao longo destes últimos meses. Esta questão da segurança rodoviária, que sempre foi um valor fundamental da marca Volvo Trucks, tem permitido a antecipação, nos camiões Volvo, de especificações que muito brevemente terão carácter obrigatório.
Serviços ao cliente
A oferta de produtos e serviços da Volvo Trucks, garantidos pela Auto-Sueco Portugal e pela sua rede de concessionários, continua a ser alicerçada em padrões de qualidade reconhecidos pelo mercado. A facilidade de celebração de contratos de assistência para a maioria dos veículos comercializados é um sinal disso mesmo.
A elevada qualificação dos técnicos de assistência pós-venda é outra garantia da qualidade desses serviços. Bem como os serviços de assistência internacional, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em situações de imobilização imprevista. O objetivo da Volvo Trucks é sempre o de garantir um número mínimo de horas de imobilização e um máximo de horas de disponibilidade para todos os utilizadores dos seus veículos.
Nos últimos anos, a Auto-Sueco Portugal tem vindo a desenvolver um intenso programa de acompanhamento remoto da performance dos veículos dos seus clientes, garantindo o cumprimento dos programas de manutenção recomendados, mas também tentando prevenir e evitar eventuais imobilizações dos veículos. Esse programa de acompanhamento prevê também a realizações de ações de formação de motoristas, que visam garantir a mais eficaz utilização dos veículos.
Perspetivas para novo ano
O ano de 2024 teve o seu início num contexto de abrandamento da atividade económica, em todos os setores, influenciado pela conjuntura económica em alguns países aos quais a atividade industrial portuguesa está muito exposta. As necessidades de transporte estão a reduzir desde o verão passado e isso terá como consequência uma menor predisposição para novos investimentos por parte dos operadores de transporte.
É provável, por isso, que 2024 seja um ano de reversão da tendência de crescimento do ano anterior. Para a marca Volvo Trucks, este será um ano de consolidação de todo o programa de desenvolvimento dos seus produtos, quer através da melhoria das suas características especificas, quer através da disponibilidade de novas e melhores soluções no seu programa”, adiantou Pedro Oliveira.