Na edição nº122 da Revista Automotive trazemos um guia extenso, dos furgões 100% elétricos que estão em comercialização neste momento no mercado. Divulgamos também os que irão estar em comercialização até ao final deste ano, mesmo que tenham ainda dados provisórios de autonomias.
Contactamos todas as marcas automóveis em Portugal, que tenham divulgado publicamente terem furgões/veículos comerciais ligeiros 100% elétricos. No entanto, a grelha que elaboramos é demonstrativa do real interesse das marcas nos furgões elétricos.
Encontramos marcas com grande vigor neste segmento, e que têm vindo a evoluir a sua gama num ritmo convincente e condizente com as necessidades do mercado dos furgões. O furgão elétrico começa a ser uma alternativa viável para as empresas, numa perspetiva de frota mista entre furgões elétricos e a combustão.
Limitações dos furgões
As autonomias dos furgões 100% elétricos são ainda um óbice. Saber a autonomia de determinado modelo em função do seu trabalho diário é ainda uma das ciências ocultas deste setor. A pouco e pouco (e de forma tímida) as marcas vão tendo veículos de teste, que poderão tornar este ocultismo em ciências mais exatas.
A capacidade de carga é outra limitação. Ainda não é exato que se possa conduzir um furgão elétrico com 4,25 toneladas de peso bruto, por motoristas com carta de condução B. Há um cinzento legislativo na Europa, apesar de já termos marcas automóveis com essa solução, como demonstramos nosso quadro. Deveria ser um tema mais debatido, pois estes 750kg adicionais permitiriam que mais empresas pudessem optar por um furgão 100% elétrico.
Esperamos que este quadro, possa servir de guia para que as empresas avaliem com mais dados, a possibilidade de darem o passo para a eletrificação dos furgões. Todos os dados do quadro foram fornecidos pelas respetivas marcas automóveis, no mês de fevereiro de 2024.
Localize o ponto de distribuição gratuito da Revista Automotive através deste link: https://automotiverevista.pt/index.php/distribuicao/