O setor do pós-venda automóvel está a transformar a sua forma de distribuição. O Grupo Autozitânia, uma referência ibérica na área da distribuição e comercialização de peças e componentes automóvel é disto um bom exemplo.
Para além da renovação da imagem das suas unidades localizadas em diversos pontos de Portugal, a empresa também está a investir na modernização da sua área logística, com a aquisição de 8 veículos comercias ligeiros dos quais, 3 são modelos 100% elétricos. As viaturas desta frota foram decoradas com a imagem da AD Parts, representada em exclusivo pelo Grupo Autozitânia no nosso país.
Falando à Automotive, Flávio Menino, responsável de Marketing e Comunicação daquele grupo salienta que “são viaturas novas que foram integradas para aumentar a nossa eficiência na parte logística para utilização dos responsáveis das nossas lojas, localizadas na região de Lisboa que, pontualmente, poderão utilizar estas viaturas também para distribuição de peças na capital.
Ambiente e tempo
Estamos a dar os primeiros passos na eletrificação da nossa frota sendo que, algumas viaturas da área administrativa, tais como responsáveis de zona, já são 100% elétricas. Queremos dar um contributo ao meio ambiente e, entre outras ações, a incorporação de viaturas elétricas na nossa frota própria, é uma delas.
Também estamos a investir na parte da infraestrutura de carregamento, sendo que brevemente iremos instalar um posto de carregamento na nossa sede, em Loures, para servir as viaturas elétricas da nossa frota. O lado positivo desta transição são os benefícios ambientais, e o lado menos bom são os prazos de entrega destas viaturas 100% elétricas, muito dilatados, quase 2 meses.
Outro ponto fraco, continua a ser a questão das autonomias destes modelos, que limitam a amplitude de cobertura das nossas rotas. Como temos lojas em diversos pontos do país, a utilização destas viaturas 100% elétricas ficam sempre limitadas em termos de rotas e circunscritas a determinadas zonas de utilização, como é o caso da região de Lisboa”, destacou.