Distinguida com o Prémio “Made in Portugal” pela Revista Automotive, a fábrica Stellantis em Mangualde é um exemplo nacional de resiliência e constante adaptação ao mundo dos veículos comerciais ligeiros (VCL). Recentemente, a fábrica anunciou que também irá produzir VCL 100% elétricos das marcas do Grupo, já a partir deste ano.
A unidade de Mangualde, cujo volume de produção alcançado em 2023 foi o maior de sempre, acima dos 84 mil veículos produzidos, tornou-se um dos pilares para a concretização da estratégia de eletrificação da gama de veículos comerciais ligeiros a bateria, anteriormente definida pela Stellantis.
Neste ano de 2024, a unidade de Mangualde iniciará a produção em grande escala das suas versões totalmente elétricas, sobretudo, os modelos Citroën ë-Berlingo Van /ë-Berlingo, FIAT Professional e-Doblò/FIAT e-Doblò, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric e ainda os Peugeot E-Partner/E-Rifter. Segundo a empresa, as quantidades produzidas irão depender da resposta do mercado.
Conversamos com Sofia Canez, responsável de comunicação da Stellantis Mangualde, que nos conta como esta unidade fabril se organizou para produzir VCL elétricos:
“A produção de VCL elétricos só será possível graças à transformação e modernização em curso na fábrica, com novas instalações (tanto na área de montagem como na de ferragem), a criação de uma nova linha de montagem de baterias e a otimização da área industrial, num investimento de 30 milhões de euros. Para além disso, os colaboradores estão a receber formação especializada, para desenvolver novas competências técnicas e aplicá-las na fabricação do novo produto”.
Esta etapa revela a importância da fábrica de Mangualde no grupo Stellantis para ser escolhida para produzir VCL elétricos. A responsável afirma que “esta evolução está em linha com o plano “Dare Forward 2030” da Stellantis e as suas metas ambiciosas para 2030, de 100% das vendas na Europa serem de veículos elétricos. Mangualde é uma fábrica reconhecida como uma das melhores a nível mundial na Stellantis, pela sua performance e qualidade”.
A fábrica conseguiu antecipar para 2024 o início da produção dos VCL elétricos, sendo que o anúncio inicial era iniciar a produção apenas em 2025. Sofia Canez refere-nos que “a unidade de produção de Mangualde também é reconhecida pela sua inovação e capacidade de adaptação. Este foi um caminho natural para entrar na era da eletrificação antes de 2025”.