A Frigicoll, representante da marca e serviços da Thermo King em Portugal, está a dinamizar a unidade de refrigeração totalmente elétrica para veículos comerciais e furgões, denominada e200.
Projetado para veículos elétricos (e também a combustão), o e200 dispõe de um avançado sistema que visa garantir que as operações de transporte permaneçam em conformidade, face a uma crescente variedade de regulamentações regionais e nacionais relativas à redução de ruído e emissões de CO2
Em entrevista a Revista Automotive, Bruno Andrade, delegado comercial da unidade de transporte da Frigicoll Portugal destacou que “com referência aos furgões 100% elétricos, deve sempre existir por parte da marca automóvel a devida autorização para que um equipamento de frio possa ser instalado na viatura e ser alimentado com a energia gerada pela bateria do próprio furgão.
Isto começa logo por ser um fator que afeta a autonomia do veículo elétrico e, no caso dos furgões, a autonomia fica mais reduzida. Por essa razão, alguns construtores não permitem, ou ainda não dizem se vão permitir a instalação deste sistema, pois a falta de informação das próprias marcas está a ser um dos obstáculos para a modernização das frotas e na utilização de furgões 100% elétricos, na cadeia de frio.
Superar dificuldades
Apesar da falta de informações técnicas das marcas, a equipa da Frigicoll tem vindo a ultrapassar estas dificuldades, graças a nossa longa experiência nesta área de negócio, o que permitiu melhorarmos a relação entre uma maior capacidade de refrigeração dos equipamentos de frio, com um menor impacto na autonomia dos furgões elétricos.
Para resolver a problemática da autonomia, desenvolvemos a solução de instalar um pack de baterias independentes, onde trabalhamos com a marca MasterVolt para os furgões até as 3,5 toneladas. O equipamento de frio passa assim a ser alimentado, diretamente por esse pack de baterias independentes.
Soluções à medida
Este é um trabalho técnico feito à medida. Enquanto Frigicoll, os nossos standards de qualidade primam pela segurança, por isso o peso por eixo é um fator determinante para a instalação destes equipamentos. Como as baterias independentes são pesadas, temos de garantir a estabilidade e segurança do veículo. Num caso, por exemplo, instalámos o pack das baterias no lugar do assento do “pendura” e, em outro caso, implementámos uma estrutura própria por detrás do banco do motorista.
As baterias dependem da jornada de trabalho, da exigência do serviço 3 kWh, 6kWh ou mais, consoante a necessidade do cliente. A eletrificação não é de série, é um projeto. A transformação ainda é tão complexa que, mesmo na área da transformação, há empresas que têm alguma reserva em trabalhar com os furgões elétricos. Não basta ir ao catálogo de um produto e escolher este ou aquele equipamento de frio. A instalação de um equipamento de frio exige um estudo técnico e o desenvolvimento de um projeto específico. Felizmente, a variedade de soluções que dispomos para instalação dos nossos equipamentos nos furgões elétricas, permite sermos bastante transversais.
Capacidade de carga
Mas ainda existem outros desafios. Ao aumentar as capacidades frigorificas que os equipamentos permitem, ou seja, quando passados de uma máquina de frio e200 para a versão e500, já não é possível utilizar a mesma voltagem dos furgões anteriores, pois esta versão exige que os furgões elétricos trabalhem a 400 volts.
Os novos equipamentos exigem uma voltagem que poucos veículos elétricos dispõem atualmente, o que significa dizer que estamos à frente das ofertas do mercado de furgões elétricos, e que o nosso equipamento não se tornará obsoleto num curto espaço de tempo.
Um cliente que realize muitas aberturas de porta do seu furgão, necessitará de um equipamento com maior recuperação de frio. Se se tratar de produtos congelados, essa exigência será ainda maior, para que não haja oscilação da temperatura. Assim, o novo equipamento e500 consegue dar uma resposta eficaz a estas especificidades de transporte de frio.
Cadeia de frio
Contudo, para que a cadeia de frio e o transporte seja eficiente, há que conjugar as especificidades de quatro partes envolvidas: o cliente, o furgão, o motor de frio e o carroçador/transformador.
O nosso trabalho, ou seja, o envolvimento técnico comercial da Frigicoll e da marca que representamos Thermo King, passa primeiramente por analisar as necessidades dos clientes e tipologia de negócio/carga a transportar. Isto implica partilha de informações que, no caso dos furgões elétricos, a quantidade de informação a ser partilhada entre todos é muito maior do que num furgão a combustão. O gestor de frota que queira iniciar na mobilidade elétrica, terá de dedicar mais tempo ao processo de troca de informações.
Uma outra solução que disponibilizamos para a gama de acionados (furgões) é a gama V, onde o cliente pode escolher um equipamento que tenha o chamado “frio de parque”. Assim, quando o furgão está imobilizado, o cliente pode ligar o equipamento à corrente da empresa (ficha monofásica ou trifásica) e, com isso, acionar o equipamento de frio que funciona por meio de motor elétrico.
Outra funcionalidade da gama V, é que o nosso equipamento pode ser alimentado pela eletricidade da bateria do furgão quando este está em movimento, por meio de um inversor de corrente. Ou então, instalamos baterias independentes e serem estas a alimentarem o equipamento de frio.
Solução ColdTainer
Outra das soluções que dispomos para utilização nos furgões elétricos, é o sistema ColdTainer. Com a solução ColdTainer, qualquer furgão pode transportar mercadoria em temperatura controlada. Isto serve para furgões elétricos ou a combustão, com a grande vantagem de o cliente não necessitar de transformar o furgão para a o transporte de frio.
No caso dos furgões elétricos, destacamos como grande vantagem do ColdTainer é a sua capacidade de ser autónomos, ou seja, não necessitam de se alimentar à bateria do furgão elétrico, poupando no consumo energético e assim contribuir para a manutenção da sua autonomia.
Para os clientes que operam em sistema de renting nos seus furgões, esta solução permite menores encargos quer na transformação do veículo, quer aquando entrega do furgão à locadora no final do contrato, evitando uma maior depreciação do furgão bem como os custos de recondicionamento da viatura.
O equipamento ColdTainer também proporciona uma grande flexibilidade ao cliente, que pode utilizar os seus furgões em outras funções, para além do transporte de mercadorias em temperatura controlada. Trata-se de um equipamento bastante versátil, até porque podem transportar desde temperaturas negativas (por exemplo, congelados) até em temperaturas positivas, tais como os alimentos quentes para catering.
Por fim, destaco que a Frigicoll dispõe em Portugal de uma ampla rede de instaladores autorizados, com total capacidade técnica para realizar a instalação de qualquer equipamento, sistema ou soluções de frio que comercializamos, inclusive as soluções especificamente orientadas para os furgões 100% elétricos”, ressaltou.