Recentemente incorporada ao Grupo Salvador Caetano, a marca Nissan tem procurado manter uma presença de qualidade nas vendas ao mercado empresarial. Em Portugal, a marca disponibiliza o modelo Townstar 100% elétrica, produto desenvolvido para o mercado europeu e que anuncia uma autonomia de até 300km.
A Townstar VE baseia-se no anterior modelo e-NV200, e incorpora a experiência em Veículos Comerciais Ligeiros elétricos (e-VCL) da Nissan. Construída sobre a plataforma partilhada CMF-C, este novo comercial ligeiro é construído no centro de excelência para pequenos furgões da Aliança, em Maubeuge, França. Foi projetada para proporcionar maior capacidade, fiabilidade e sustentabilidade, com foco no exigente mercado das frotas em geral.
Dependendo das especificações, dispõe de uma carga útil entre 600 a 800kg e capacidade de reboque de até 1.500kg. A área de carga da Townstar VE tem entre 3,3 e 4,9 metros cúbicos, que lhe permite transportar duas euro paletes. Apresenta uma garantia de 5 anos ou 160 mil km, mantendo o compromisso da Nissan com a qualidade. Em termos de bateria, a Townstar elétrica conta com uma garantia de 8 anos sobre o estado de funcionamento da bateria até 70%.
Nissan Business Centers
A marca refere que “temos um programa implementado na rede de concessionários com equipas especializadas para vendas ao canal empresarial ao qual chamamos Nissan Business Centers.
Atualmente contamos com 10 concessões com este programa implementado, que representa 50% da nossa rede de concessionários, em especial nos grandes centros urbanos de norte a sul do país.
Também implementámos um programa em toda a rede de concessionários, ao qual chamamos Promessa Cliente que, entre várias vantagens, disponibilizamos uma viatura de substituição gratuitamente ao cliente, enquanto a sua viatura está a fazer a manutenção programada (desde que agendado previamente e mediante disponibilidade das mesmas); a oferta do check-up completo da viatura, bem como a oferta de uma assistência em viagem NISSAN durante os 12 meses após a manutenção da viatura, entre outras vantagens.

Rede abrangente
Quanto a pontos de assistência de viaturas elétricas, temos atualmente 20 concessões que se distribuem em 37 pontos de venda e pós-venda espalhados por todo o continente e ilhas, todos eles capacitados para receber e dar assistência técnica a viaturas elétricas e eletrificadas.
Caso se verifique que há necessidade de reparação da bateria da viatura, temos atualmente 8 centros capacitados em Portugal, localizados na Grande Lisboa, Grande Porto, Aveiro, Coimbra, Ilha da Madeira, Ilha de São Miguel e Ilha Terceira, estando previstas novas localizações ainda este ano.
Parceria com a GALP
Dentro da nossa oferta de produtos e serviços para o cliente final, temos também uma lista de soluções de carregamento apoiados pela EFIMOB, que é uma empresa especializada em soluções para viaturas elétricas e que pode apoiar também o cliente nas instalações dos mesmos, através de uma equipa certificada. A aquisição destas soluções de carregamento poderá ser feita juntamente com a compra da viatura ou posteriormente em pós-venda, junto do concessionário.
A NISSAN tem também uma parceria com a GALP em que os clientes Nissan passam a beneficiar de 10% de desconto na energia 100% verde do seu cartão GalpElectric, 18% no caso de terem um contrato de energia com a Galp. Válido em todos os pontos de carregamento elétrico de Portugal.
Vantagens
Fiscalmente as viaturas elétricas têm muitos benefícios para as empresas como a possibilidade da dedução total do IVA, a isenção da tributação autónoma e também isenção de pagamento de IUC.
No que diz respeito a gastos de utilização, também aqui apresenta grandes vantagens:
Ao nível de autonomia, por exemplo para um ciclo de utilização urbana, a homologação WLTP registada é de 386 até 438 kms (para o nosso furgão Townstar na versão L1 com bateria de 45kWh). Isto representa um custo aos 100Kms na ordem dos 3€ a 5€ em eletricidade, tendo em conta um valor médio do kWh em Portugal para consumo doméstico de 0,25€, o que pode ainda melhorar para carregamentos em regime bi horário ou outros tarifários mais vantajosos.
Custo de utilização
Comparando este custo com uma viatura similar a gasóleo que andará entre os 10 a 12€ a cada 100kms o cliente tem uma grande vantagem.
Também na manutenção a redução de custos é substancial não havendo lugar a troca de óleo, filtros de óleo e combustível entre outros consumíveis e mesmo o desgaste do sistema de travagem é diferente pois a utilização da viatura recorre mais ao motor regenerando também a autonomia da bateria.
Podemos referir ainda que os custos de estacionamento de viaturas elétricas podem ter grandes vantagens que dependem do município, mas que, em algumas situações, beneficia de taxas reduzidas ou mesmo de isenção de pagamento das mesmas. (o cliente deverá consultar a informação referente ao município em questão e dos procedimentos necessários)
Para terminar falta referir que atualmente na gama NISSAN em Portugal dispomos do furgão elétrico Townstar com uma bateria de 45kWh de 120cv nas versões L1 e L2, que pode transportar até 4,9m3 e até 777kgs de carga útil , dependendo da versão, e que estão disponíveis para 2 ou 3 passageiros, consoante a necessidade do cliente. A versão L2 já está capacitada para o transporte de até 2 euro paletes” concluem.