Tendo conquistado o Prémio Fleet & Service da Revista Automotive em 2022 na categoria Fidelização, o Entreposto Máquinas dá em 2024 um passo diferenciador na expansão dos seus negócios.
Frederico Mendes, business manager no Entreposto Máquinas, conta-nos em entrevista o mais recente projeto da empresa no âmbito dos alugueres de máquinas de construção.
“O aluguer há muitos anos faz parte das nossas soluções, sobretudo no segmento da movimentação de cargas. A nossa atuação tem sido reconhecida pelos clientes nesse segmento, ao ponto da marca “Entreposto Máquinas” ser mais conhecida do que as marcas de equipamentos que alugamos. O serviço que prestamos é de elevada qualidade e daí acabarmos por ser mais reconhecidos do que as marcas.
No aluguer, os clientes estão à procura mais do serviço do que das máquinas em si. As marcas dos equipamentos contam, mas bem menos do que na modalidade da compra. Sem descurar na qualidade das máquinas, o serviço associado tem de ser profissional e totalmente dedicado às especificidades de cada cliente. É dessa relação com o cliente que é construída a nossa reputação nesse segmento.
Entrada no segmento da construção
O aluguer de máquinas de construção pelo Entreposto Máquinas tem sido feito numa perspetiva pontual e apenas para complementar os clientes em projetos específicos. Agora, estamos numa fase de reestruturação interna e de expansão do negócio, onde o aluguer será parte da sustentação desta nova dinâmica de crescimento.
Ao longo de 2024 vamos desenvolver essa atividade de aluguer, no segmento das máquinas de construção. Estamos a criar as estruturas específicas para esse segmento, utilizando o conhecimento alargado que temos, de décadas, no segmento do aluguer de movimentação de cargas.
Este passo diferenciador também só é possível pela fiabilidade das máquinas CASE, que comercializamos. Por experiência, sabemos que o aluguer é vantajoso para todas as partes envolvidas, quando a fiabilidade dos equipamentos estiver assegurada. Com a CASE temos uma parceria de longa data, que nos permite iniciar o aluguer com toda a sua gama, desde as máquinas mais pesadas às mais leves.
Frota diversificada
Fruto da experiência que temos com os nossos clientes, estamos a construir uma frota diversificada de máquinas CASE que possam cobrir um alargado leque de aplicações, adaptados às diferentes atividades deste setor. De forma complementar, teremos também outra tipologia de equipamentos com outras marcas, como é o caso das autobetoneiras e dos cilindros compactadores, entre outros.
Este é um crescimento orgânico e natural do Entreposto Máquinas. Os clientes têm-nos pedido cada vez mais esse serviço de aluguer de máquinas de construção, e nós temos equipamentos de marcas que confiamos plenamente, e um conhecimento do negócio de aluguer que pode ser transposto para este segmento.
Processo gradual
Como referi, somos amplamente reconhecidos no aluguer de equipamentos de movimentação de cargas e poderíamos transpor direta e imediatamente esse modelo para o segmento das máquinas de construção. No entanto, não nos deixamos deslumbrar pelo sucesso numa determinada área. Sabemos que cada segmento tem a sua especificidade.
Ambicionamos ter sucesso também no aluguer de máquinas de construção, mas isso será um processo gradual, estruturado e bem comunicado, para que o cliente perceba o valor acrescentado de alugar as máquinas connosco.
A nossa abrangência será nacional e teremos várias modalidades de aluguer. Tudo isto estará sob a alçada de uma nova marca do Entreposto Máquinas, e que brevemente daremos a conhecer ao mercado.
Gestão dos equipamentos
Entre outras vantagens, o aluguer permite uma despreocupação por parte do cliente na manutenção das máquinas. O cliente que aluga, quer ter uma máquina operacional e atualizada para realizar os serviços. Estamos a construir uma frota de equipamentos novos e dos mais modernos que as nossas marcas têm.
No aluguer, a gestão dos equipamentos é feita por nós, permitindo às empresas de construção focarem-se exclusivamente no seu trabalho. Além disso, o aluguer permitirá às empresas ganharem negócios que antes não podiam, por não terem capital disponível, por exemplo.
Enquanto Entreposto Máquinas seremos progressivos na implementação desta área de negócio. Por parte dos clientes, sabemos que inicialmente alguns terão uma resistência à modalidade do aluguer, o que é natural. Passo a passo queremos ultrapassar essas barreiras e demonstrar, na prática, as vantagens do aluguer.
Com esta nova área de negócio não quero dizer que deixaremos de vender máquinas de construção. Queremos manter a relação que temos com os nossos clientes que compram máquinas e que continuarão a comprar. No entanto, haverá clientes cuja modalidade do aluguer será mais adequada e estaremos aqui para encontrar as soluções mais adequadas para cada um dos clientes que temos, bem como dos novos que surgirem” revelou Frederico Mendes.