A Toyota apresentou a versão PHEV do seu modelo C-HR, que fica agora mais bem posicionado para as frotas em Portugal. Na sua versão de entrada denominada “Business”, o C-HR está a ser comercializado por cerca de 46.000 euros (IVA incluído). Na versão de topo, a “GR Sport Premiere Edition”, os valores chegam aos cerca de 53.000 euros, adicionando mais tecnologia e mais conforto.
Transversal em todas as versões é a motorização Plug-in Hybrid 220 com uma autonomia de até 66 km (WLTP combinado), que permite uma condução diária totalmente elétrica, com base nas necessidades típicas dos clientes europeus. Este PHEV não consegue forçar o carregamento das baterias através do motor a combustão. Em todo o caso, carrega as baterias através da travagem regenerativa, tal como na sua versão híbrida (HEV).
De salientar que o C-HR é o primeiro carro da Toyota “pensado” exclusivamente para o mercado europeu. Desenhado na Europa e produzido na Turquia, o C-HR é a sigla de Coupé High Rider. Para além da eficiência do seu motor de 2,0 litros com 152 cv, o novo Toyota C-HR reduz ainda mais o seu impacto ambiental através da introdução de novos materiais reciclados e livre de origem animal, bem como de tecnologias avançadas para reduzir o peso do veículo e diminuir as emissões de CO2 durante a sua produção.
A sua tecnologia PHEV é composta por um motor elétrico de 163 cv (120 kW) no eixo dianteiro, com energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 13,6 kWh de elevado rendimento, juntamente com o motor térmico. Na soma de potências, a Toyota revela uma potência combinada do PHEV de 223 cv (64 kW).
O seu desempenho também é acompanhado pela eficiência, com um consumo de combustível de 0,8 a 0,9 l/100 km em ciclo combinado WLTP, conjuntamente com emissões de CO2 de 19 a 20 g/km. Um sistema de motor duplo sem embraiagem elimina a fricção e o desgaste, permitindo que o Plug-in Hybrid 220 utilize substancialmente menos combustível quando funciona em modo híbrido, em comparação com a maioria dos PHEV concorrentes.