A Revista Automotive abre espaço para a rubrica Clube dos 100, uma iniciativa que iremos publicar ao longo das próximas edições e que visa destacar algumas das mais importantes empresas e marcas que ao longo de um século de existência, deram um importante contributo para o desenvolvimento da indústria automóvel e da economia mundial, bem como da nossa sociedade, influenciando a movimentação dos bens de consumo e a mobilidade das pessoas, tal como hoje conhecemos e desfrutamos.
Com honras de abertura desta série de artigos do Clube dos 100, apresentamos a história da marca Ferodo. Seu fundador, Herbert Frood foi o inventor britânico que, em 1897, estabeleceu a Ferodo, que ganhou reconhecimento ao evoluir os travões para as carruagens puxadas por cavalos.
Não demorou muito, no entanto, para que a Ferodo se tornasse num dos principais inovadores em tecnologias de travões tanto para a indústria automotiva ligeira como para a de veículos comerciais. E, ao longo de 100 anos, esse espírito pioneiro continuou a reformular constantemente o setor, tanto em termos de equipamentos originais quanto no mercado de reposição de peças automóvel.
No decurso de mais 100 anos, a marca alcançou uma invejável reputação mundial. As suas pastilhas de travão, por exemplo, são montadas como equipamento original em quase 25 milhões de veículos, por ano.
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A presença da marca é ainda mais sentida no mercado de reposição, onde proprietários de oficinas, técnicos e profissionais de frotas, em todo o mundo, instalam as mais recentes soluções da marca Ferodo – incluindo pastilhas de travão, discos, pinças, maxilas, fluidos, componentes hidráulicos entre outros.
O desempenho de cada produto Ferodo é o resultado do compromisso da marca com pesquisa e desenvolvimento avançados. A marca continuou as suas atividades pioneiras de pesquisa e desenvolvimento com avanços revolucionários, como a introdução da sua linha de pastilhas de travão Eco-Friction, de baixo teor de cobre e livre de cobre (2012).
Também, as pastilhas de travão Ferodo Fuse+ Technology (2021), que eliminam o compromisso tradicional entre materiais de baixo-metal – conhecidos pela sua potência de travagem – e formulações “N.A.O.” (Organic Non-Asbestos) de zero emissões de cobre, que proporcionam travagem silenciosa, vida útil prolongada das pastilhas e dos discos, e redução de emissão de poeira.
A Ferodo implementou a primeira pastilha de travão de disco para um automóvel de produção em linha – o Triumph TR6 – em 1956! Quase sete décadas depois, cientistas e engenheiros no centro de pesquisa da marca, localizada em Chapel-en-le Frith, Reino Unido, e em Bad Camberg, na Alemanha, continuam a explorar novas formulações de materiais, designs de pastilhas e outras inovações que melhorem a potência de travagem, reduzam o ruído e a emissão de poeira, e prolonguem a vida útil das pastilhas e dos discos.
“Durante toda a sua história, a Ferodo manteve um intenso foco no avanço da ciência dos travões”, salientou Gerhard Braun, responsável pela linha de negócios de travões para a região EMEA, da DRiV. “A tecnologia dos veículos está a evoluir tão rapidamente que não se pode simplesmente afirmar que as pastilhas de travão, discos e outros produtos atendem às especificações do equipamento original. É preciso estar na vanguarda da ciência da travagem para identificar, testar e aplicar novas soluções que possam ajudar a melhorar a segurança das pessoas, bem como o desempenho e a fiabilidade dos veículos.”