A Leaseway nasce em França em 2006 com o objetivo de proporcionar às oficinas, viaturas de cortesia, novas, com condições de financiamento muito atrativas e fáceis de concretizar.
Seu presidente, Franck Tettart, antigo responsável pelas operações de compra de uma das grandes gestoras de frota do mercado em França – após anos de experiência no setor – decidiu criar uma empresa que disponibilizasse um serviço especializado de viaturas de cortesia, para os clientes das oficinas em geral. Com o apoio de uma entidade financeira, a empresa se internacionalizou e entrou nos países do sul da Europa, incluindo Portugal.
Assim, a Leaseway é criada a partir da sua visão em procurar satisfazer uma necessidade do cliente que, quando deixa a sua viatura para uma reparação ou manutenção numa oficina, tem o constrangimento de ficar sem o seu automóvel – o que afeta a sua mobilidade. Ao disponibilizar uma viatura de cortesia, a oficina está a satisfazer uma necessidade imediata do seu cliente e a transmitir uma imagem positiva em termos de qualidade e nível dos seus serviços.
Novidade
Em Portugal, a empresa iniciou as suas atividades comerciais em 2023, com o objetivo de dinamizar no nosso país um serviço especializado e já implementado em outros países da Europa e, desta forma, apoiar as oficinas a ter um parque de viaturas de cortesia de melhor nível e com o menor custo possível.
À frente da Leaseway em Portugal está José Miguel de Oliveira, country manager da empresa, um profissional com larga experiência no mercado automóvel no nosso país, com um historial de vários anos de trabalho na marca Renault. Em entrevista à Revista Automotive, nas instalações da empresa em Lisboa, este responsável fez um breve balanço dos primeiros meses de atividades e também falou sobre as perspetivas do negócio e para este ano.
“As marcas automóveis aperceberam-se que este nosso serviço de viaturas de cortesia, também é uma forma dos clientes das oficinas tomarem contato com os seus modelos mais recentes, visto que trabalhamos com modelos essencialmente novos. Proporcionamos assim uma excelente oportunidade de contacto das marcas com os clientes.
As marcas já dispõem desta solução (viaturas de cortesia) nos seus concessionários, mas não conseguem chegar diretamente ao cliente das oficinas independentes. É neste ponto que a Leaseway entra em campo e faz toda a diferença, para ambos os lados.
Depois de França, Espanha e Itália, Portugal é o quarto país a lançar os serviços da Leaseway. A empresa foi constituída no nosso país em junho do ano passado e, em outubro, já estávamos a entregar as primeiras viaturas de cortesia às oficinas aderentes ao nosso conceito. Desde então, temos tido uma boa adesão das marcas automóveis e, passo-a-passo estamos a avançar com bons resultados no mercado nacional. Contamos com uma equipa ainda relativamente pequena, com dois responsáveis comerciais de área, Pedro Luís Domingos e Ricardo Sousa, respetivamente para atendimento aos clientes das regiões Sul e Norte de Portuga, com a assistência comercial e de marketing da Sara Galveias (na imagem, com José Miguel de Oliveira).
Viaturas bem cuidadas
Tivemos várias propostas para trabalharmos com viaturas usadas ou seminovas, mas optámos por manter o nosso standard de qualidade e assim disponibilizar viaturas novas aos nossos clientes. Não temos acordos de exclusividade, pelo que mantemos contactos com diversas marcas automóveis, o que significa dizer que a diversidade de modelos do nosso portfólio de viaturas, irá aumentar ao longo do tempo.
A nossa estratégia é proporcionar ao cliente oficinal uma boa experiência de utilização de uma viatura de cortesia. Para as oficinas de rede ou as oficinas independentes, a Leaseway disponibiliza um serviço especializado, ao melhor preço, baseado em rendas mensais, com uma fórmula simples e rápida de tratamento dos pedidos de financiamento, que tem vindo a conquistar novos mercados e mais clientes oficinais.
As nossas viaturas têm seguro contra todos os riscos e danos próprios, e que ao fim de um ano de serviço estarão abaixo dos 15 mil km de utilização. Dispomos de ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, com diversos modelos e tipologias de motorização. As redes oficinais são um canal importante para a nossa estratégia de crescimento, assim como as oficinas independentes” destacou José Miguel de Oliveira.