Luís Pereira, diretor de marketing e comunicação da MAN Truck & Bus Portugal foi orador no painel Otimização dos Pesados e, neste contexto, abordou a evolução e transformação dos camiões, sobretudo em termos de utilização energética com base nas regras cada vez mais apertadas da União Europeia.
“A MAN partilha a mesma preocupação ambiental das demais marcas de camiões que integram o Grupo TRATON, da qual também fazemos parte. Temos uma história de sucesso com mais de 100 anos, sendo a MAN uma marca pioneira no desenvolvimento do motor diesel para veículos pesados. Estamos constantemente a evoluir e, atualmente, os limites legislativos são o nosso principal impulsionador para as atualizações dos nossos produtos.
Há um conjunto de legislações com implicações para os veículos comerciais, o que nos leva a investir constantemente em camiões energeticamente mais eficientes, no âmbito do Euro VII. Também, em termos de cibersegurança, e apesar das imposições legais e dos avanços tecnológicos, ainda existem fragilidades informáticas que poderão criar problemas na condução dos camiões e na segurança dos motoristas.
A MAN já comercializa camiões 100% elétricos em Portugal. Quanto à propulsão a hidrogénio, estamos a desenvolver alternativas isentas de CO2 para determinadas aplicações, com utilização em motor a combustão em 2025 e, com célula de combustível em 2029. Contudo, o conjunto propulsor a diesel convencional ainda estará disponível como tecnologia económica durante a fase de transição energética”, destacou.