Ana Calhôa – Secretária-Geral ABA, Associação de Bioenergia Avançada, oradora no painel Energias e Sinergias, intensificou ainda mais a atenção de todos os presentes na Conferência Automotive 2024, quer pela atualidade do tema, quer pela abrangência e potencial de contribuição das fontes de energia renovável nos transportes em Portugal.
“A ABA reúne produtores nacionais de biocombustíveis avançados e operadores de gestão de resíduos, além de empresas dedicadas à implementação de projetos que refletem a nossa visão de uma economia sustentável, ecológica e circular. Combater a grande dependência energética face ao exterior, transformar a indústria energética nacional e criar uma verdadeira economia verde, são alguns dos nossos propósitos.
A evolução da bioenergia em Portugal; as oportunidades desta nova economia; as dificuldades em descarbonizar os transportes pesados; as barreiras na obtenção de informações de algumas marcas de camiões, são alguns dos desafios da nossa atividade.
Contudo, poderemos alcançar melhores resultados energéticos de conseguirmos promover misturas mais ricas, ao envolvermos as viaturas de passageiros e de mercadorias homologadas que, em conjunto, têm um grande potencial de utilização de biocombustíveis, considerada a alternativa mais utilizada entre as fontes alternativas aos combustíveis fosseis”, salientou.