Desde 2022 que os construtores belgas e holandeses de autocarros têm vivido tempos conturbados. Para a Van Holl, chegou o seu fim, tendo sido declarada falida após vários meses de negociações com potenciais investidores e com uma dívida acumulada de 400 milhões de euros.
Quanto à marca VDL, depois de uma presença muito frágil no salão Busworld em outubro de 2023, logo de seguida (novembro) veio a falecer Wim van der Leegte, proprietário do Grupo VDL. Em janeiro deste ano, o Grupo VDL perdeu a produção do modelo Mini da BMW, que era produzido na sua fábrica em Born (Holanda), tendo despedido cerca de 2000 trabalhadores.
Numa tentativa de se reerguer, a VDL com o apoio do estado holandês, construiu uma nova fábrica de autocarros em Roeselare, na flandres holandesa. A fábrica, inaugurada recentemente pelo governo holandês, cobre uma área de 77.000 m2. Aqui deverá ser produzido em série o eCitea, o autocarro 100% elétrico da VDL – que tinha previsão de lançamento para 2022, mas que este ano deverá finalmente iniciar a sua produção.