Revista Automotive
Quarta-feira, Junho 25, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Novo XB realçou características da atualizada gama DAF

9 de Julho, 2024
in Frotas, Pesados e Máquinas
Novo XB realçou características da atualizada gama DAF

O novo DAF XB foi apresentado às frotas, num evento que enfatizou a alargada gama de camiões vocacionais da DAF, com os modelos XF, XD e XDC. Produzido na fábrica da Leyland em Inglaterra, o XB é o sucessor do DAF LF, um modelo criado para o ambiente urbano.

Os clientes e a imprensa tiveram a oportunidade de testar várias versões carroçadas do XB no circuito de Jarama (Espanha). Tendo em conta que os camiões não estavam carregados, e que um circuito de corridas automóveis não é o ambiente ideal para os camiões XB, as ilações que podemos retirar da condução, dizem mais respeito à cabine e sensação de condução.

O melhor resumo que podemos fazer, é que o novo DAF XB é mais “Leyland” do que “DAF”. A DAF com a sua recente renovação de gama (XF, XG e XD) passou para um patamar mais premium. Com esses novos modelos, a DAF afastou-se de um conceito mais económico, passando a disponibilizar cabines com características premium, bem como motorizações que a tornaram uma referência em termos de consumos. A qualidade de construção dos camiões deu um salto qualitativo, mantendo a simplicidade de funcionamento dos camiões sem recorrer a demasiada tecnologia de assistência à condução.

Simplicidade

O XB acabou por não ser contemplado por essa mudança de paradigma da marca, mantendo as características do antecessor LF: um camião económico e versátil para a distribuição urbana. A cabine é assim a mesma, com a diferença de ter um ecrã, que funciona como espelho retrovisor central, onde é possível visualizar o que se passa atrás da caixa de carga do camião, mesmo em andamento.

Face ao LF, o novo DAF XB traz uma diversidade de motorizações mais concentradas nos segmentos de maior volume, ou seja, dos 170 aos 310 cavalos, e motorizações de 4,5 litros (PX-5) e de 7 litros (PX-7).

O turbo VTG desses motores foi substituído por um turbo waste gate (válvula de descarga), sendo que foram eliminadas as válvulas EGR e o seu circuito de refrigeração. Segundo a DAF, com isto conseguem uma melhoria de consumos na ordem dos 3%, em combinação com um novo sistema de pós-tratamento de gases de escape. Por outro lado, foi eliminado o “travão de escape”, pelo que os motoristas apenas poderão travar o camião com o pedal (travão convencional).

Ainda sobre o conjunto propulsor, destaque para a nova caixa de velocidades da ZF Powerline automática de 8 velocidades, com conversor de binário. Esta é disponibilizada em três níveis de binário: 800Nm, 1000Nm e 1200Nm consoante a tipologia de aplicação que terá o camião. O novo XB assimila a facilidade de carroçamento do resto da gama de camiões rígidos da DAF, através do sistema plug&play no que diz respeito à parte elétrica e eletrónica.

Outra evolução, está no modelo XBC, com características de fora de estrada, sendo indicado para utilização em estaleiros ou para trabalhos camarários que exijam uma maior robustez do veículo, associado a capacidades de fora de estrada. O XBC é comercializado numa única potência (290cv), sendo equipado exclusivamente com o motor de 7 litros, para um peso total do veículo até às 18 toneladas.

Programa ready to go

A DAF Ibérica apresentou o seu programa ready to go, que consiste na comercialização de camiões transformados, com base em carroçadores ibéricos certificados pela DAF. Os clientes poderão assim, adquirir camiões pré-configurados, para uma grande variedade de aplicações, conforme a marca expôs no recinto do circuito de Jarama. O objetivo é ter camiões para entrega imediata, facilitando as operações das empresas que precisem de modelos carroçados para as suas frotas.

Este programa está a ser criado em conjunto com carroçadores de referência (ver foto). Estivemos à conversa com algumas empresas de transporte no evento, e a opinião foi quase unânime de que este programa tem tudo para dar certo. Por um lado, diminui os tempos de entrega dos camiões carroçados, e por outro, cria modelos mais standard, ajudando as empresas a terem modelos mais versáteis.

Em termos de presenças, cerca de duas dezenas de transportadores portugueses participaram no evento, através do concessionário ACRV, bem como o staff completo da DAF em Portugal e Espanha. Por fim, referir as ausências notadas de Javier Sanchez Ardavin, Managing Director da DAF Ibérica, e da GSVI, concessionário DAF em Portugal.

Recommended For You

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

24 de Junho, 2025
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon, anteriormente Doosan Construction Equipment, apresentou os seus avanços na tecnologia autónoma, segurança e sustentabilidade, com as escavadoras autónomas Real X, equipadas com IA, juntamente com o Smart...

Read moreDetails

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

24 de Junho, 2025
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Os pneus LEAO, uma marca pertencente ao fabricante de pneus chinesa Linglong, estão a aumentar a sua gama de produtos para utilização em veículos ligeiros e pesados, com...

Read moreDetails

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

20 de Junho, 2025
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Representada e comercializada em Portugal pela empresa Beiracar, localizada em Viseu, a histórica marca de camiões Tatra, fabricados na República Checa, atraiu a atenção de muitos dos visitantes...

Read moreDetails

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

19 de Junho, 2025
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

A 3ª edição do programa NextLap, promovido pela Valorpneu, em parceria com a consultora Beta-i, conta com mais iniciativas este ano, sendo que, recentemente, realizou-se NextLap Summit| The...

Read moreDetails

Kögel inaugura moderna unidade de produção

19 de Junho, 2025
Kögel inaugura moderna unidade de produção

A inauguração da nova unidade de produção de última geração para painéis de veículos refrigerados em sua sede em Burtenbach (Alemanha), constitui um marco na história da empresa....

Read moreDetails

STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

18 de Junho, 2025
STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

Integrada no grupo KION, a STILL é uma marca histórica no âmbito dos empilhadores e soluções logísticas.  Recentemente, a sucursal portuguesa localizada em Rio de Mouro, realizou um...

Read moreDetails

Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

17 de Junho, 2025
Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

Tendo sido inicialmente distinguida pela Revista Automotive em 2024 com o Prémio Revelação, a Ayvens foi agora reconhecida pela ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting,...

Read moreDetails

Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

16 de Junho, 2025
Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

Miguel Valentim e Manuel Cardoso, profissionais com larga experiência no setor das peças para veículos pesados, são sócios-fundadores da Global Parts, uma empresa formada em 2010, e que...

Read moreDetails

Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

16 de Junho, 2025
Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

A Manitou - referência mundial nos setores de movimentação de carga, plataformas aéreas e terraplanagem, deu a conhecer muitas novidades durante o evento, com foco nas máquinas elétricas...

Read moreDetails

ZF – solução para software de semirreboques

16 de Junho, 2025
ZF – solução para software de semirreboques

A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS) da ZF lançou a nova Suite de Serviços SUMS, um conjunto completo de ferramentas desenvolvido especificamente para ajudar os fabricantes de semirreboques...

Read moreDetails
Next Post
Valorpneu – novo centro de recolha em Alenquer

Valorpneu – novo centro de recolha em Alenquer

Travocar com Castrol na Expoflorestal

Travocar com Castrol na Expoflorestal

Jumaq – equipamentos de elevação Manitou

Jumaq – equipamentos de elevação Manitou

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

10 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

11 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

16 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

6 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal