O novo DAF XB foi apresentado às frotas, num evento que enfatizou a alargada gama de camiões vocacionais da DAF, com os modelos XF, XD e XDC. Produzido na fábrica da Leyland em Inglaterra, o XB é o sucessor do DAF LF, um modelo criado para o ambiente urbano.
Os clientes e a imprensa tiveram a oportunidade de testar várias versões carroçadas do XB no circuito de Jarama (Espanha). Tendo em conta que os camiões não estavam carregados, e que um circuito de corridas automóveis não é o ambiente ideal para os camiões XB, as ilações que podemos retirar da condução, dizem mais respeito à cabine e sensação de condução.
O melhor resumo que podemos fazer, é que o novo DAF XB é mais “Leyland” do que “DAF”. A DAF com a sua recente renovação de gama (XF, XG e XD) passou para um patamar mais premium. Com esses novos modelos, a DAF afastou-se de um conceito mais económico, passando a disponibilizar cabines com características premium, bem como motorizações que a tornaram uma referência em termos de consumos. A qualidade de construção dos camiões deu um salto qualitativo, mantendo a simplicidade de funcionamento dos camiões sem recorrer a demasiada tecnologia de assistência à condução.
Simplicidade
O XB acabou por não ser contemplado por essa mudança de paradigma da marca, mantendo as características do antecessor LF: um camião económico e versátil para a distribuição urbana. A cabine é assim a mesma, com a diferença de ter um ecrã, que funciona como espelho retrovisor central, onde é possível visualizar o que se passa atrás da caixa de carga do camião, mesmo em andamento.
Face ao LF, o novo DAF XB traz uma diversidade de motorizações mais concentradas nos segmentos de maior volume, ou seja, dos 170 aos 310 cavalos, e motorizações de 4,5 litros (PX-5) e de 7 litros (PX-7).
O turbo VTG desses motores foi substituído por um turbo waste gate (válvula de descarga), sendo que foram eliminadas as válvulas EGR e o seu circuito de refrigeração. Segundo a DAF, com isto conseguem uma melhoria de consumos na ordem dos 3%, em combinação com um novo sistema de pós-tratamento de gases de escape. Por outro lado, foi eliminado o “travão de escape”, pelo que os motoristas apenas poderão travar o camião com o pedal (travão convencional).
Ainda sobre o conjunto propulsor, destaque para a nova caixa de velocidades da ZF Powerline automática de 8 velocidades, com conversor de binário. Esta é disponibilizada em três níveis de binário: 800Nm, 1000Nm e 1200Nm consoante a tipologia de aplicação que terá o camião. O novo XB assimila a facilidade de carroçamento do resto da gama de camiões rígidos da DAF, através do sistema plug&play no que diz respeito à parte elétrica e eletrónica.
Outra evolução, está no modelo XBC, com características de fora de estrada, sendo indicado para utilização em estaleiros ou para trabalhos camarários que exijam uma maior robustez do veículo, associado a capacidades de fora de estrada. O XBC é comercializado numa única potência (290cv), sendo equipado exclusivamente com o motor de 7 litros, para um peso total do veículo até às 18 toneladas.
Programa ready to go
A DAF Ibérica apresentou o seu programa ready to go, que consiste na comercialização de camiões transformados, com base em carroçadores ibéricos certificados pela DAF. Os clientes poderão assim, adquirir camiões pré-configurados, para uma grande variedade de aplicações, conforme a marca expôs no recinto do circuito de Jarama. O objetivo é ter camiões para entrega imediata, facilitando as operações das empresas que precisem de modelos carroçados para as suas frotas.
Este programa está a ser criado em conjunto com carroçadores de referência (ver foto). Estivemos à conversa com algumas empresas de transporte no evento, e a opinião foi quase unânime de que este programa tem tudo para dar certo. Por um lado, diminui os tempos de entrega dos camiões carroçados, e por outro, cria modelos mais standard, ajudando as empresas a terem modelos mais versáteis.
Em termos de presenças, cerca de duas dezenas de transportadores portugueses participaram no evento, através do concessionário ACRV, bem como o staff completo da DAF em Portugal e Espanha. Por fim, referir as ausências notadas de Javier Sanchez Ardavin, Managing Director da DAF Ibérica, e da GSVI, concessionário DAF em Portugal.