Após ter sido anunciado na edição de fevereiro deste ano da Revista Automotive a aquisição da Bombóleo e, posteriormente a incorporação da empresa que gera as atividades da Trustauto, ficámos a saber que o Grupo Recalvi continua a sua fase de expansão em Portugal e que tem praticamente pronta uma nova unidade de Leiria, onde deverá ser instalado o seu grande armazém de peças no nosso país.
A informação foi recentemente confirmada presencialmente pelo CEO do Grupo Recalvi, Chema Rodriguez, por ocasião da visita da Revista Automotive à sede do grupo localizada em Vigo, onde também tomámos conhecimento da estratégia de desenvolvimento deste negócio no nosso país, tema que abordaremos em mais detalhe na nossa edição de setembro.
Falando à Revista Automotive na sede do Grupo Recalvi em Vigo, Chema Rodriguez mostrou-se otimista e bastante realista com a expansão dos seus negócios em Portugal. “É verdade que já estávamos presentes em Portugal, através da incorporação da Atlantic Parts. Contudo, o nosso grande salto foi a incorporação da Bombóleo e da Trustauto, projetos que agora serão acompanhados pelo nosso grupo.
O mercado de pós-venda independente em Portugal é muito competitivo e com muito mais capilaridade do que em Espanha. Tem um grande potencial para crescer, o que justifica o nosso investimento neste novo e grande armazém em Leiria, que apresenta uma localização estratégica para continuarmos a dinamizar as atividades do nosso Grupo, naturalmente utilizando as potencialidades das demais unidades da Bombóleo e da Trustauto”, ressaltou Chema Rodriguez na imagem com Pablo Quinteiro, diretor de marketing do Grupo.
Sede e Fundação Recalvi

A sede do Grupo Recalvi em Vigo está instalada num amplo edifício com 3 pisos e 2 armazéns, onde trabalham cerca de 70 profissionais nas mais diversas áreas de negócio, desde a administração central, passando pelo grande armazém de peças, logística, loja de atendimento ao público e ainda um departamento de marketing sob a liderança de Pablo Quinteiro, um profissional com mais de 20 anos de “casa” e que está à frente de uma equipa multifuncional e experiente.
Neste mesmo edifício sede encontram-se as instalações da Fundação Recalvi, um espaço onde Chema Rodriguez – ele próprio um ex-piloto automóvel – mantém uma atrativa exposição de carros de Fórmula 1 e respetivos equipamentos desportivos; para além de um auditório destinado às ações de formação interna ou com seus parceiros de negócio, onde todo o ambiente nos conduz para o mundo da alta competição motorizada, que a Fundação Recalvi procura levar e expor em salões tais como a Galiexpo e na Motortec.
Marca própria

Pablo Quinteiro, profundo conhecedor do Grupo Recalvi, conduziu-nos numa visita guiada pelos principais ambientes do edifício sede, dando especial enfoque ao amplo e bem estruturado armazém de peças e acessórios de diferentes marcas premium, onde a marca própria RecOficial conta com diversas linhas de produtos, tais como baterias, tintas para repintura, amortecedores, filtros, suspensões pneumáticas, escovas limpa-para-brisas, bem como alternadores produzidos pelos principais fabricantes de peças originais. A marca própria RecOficial está igualmente presente na rede de oficinas multimarcas RecOficial Service, que emprega profissionais especializados e certificados para manutenção e reparação de veículos 100% elétricos.
O Grupo Recalvi também atua fora da Europa, sendo formado por diferentes empresas especializadas e cada uma delas dentro do ramo automóvel em distintos setores, incluindo duas empresas para comercializar apenas lubrificantes e pneus. A Recalvi Store, por exemplo, é encarregue da distribuição do merchandising de marcas desportivas, sendo que a empesa Recalvi Color, é distribuidora exclusiva para a Galiza, Leão e Astúrias das marcas de pintura e acessórios Spies Hecker e Sonne.
Atualmente, com 39 centros e mais de 400 empregados, o grupo gerido por Chema Rodríguez cresceu e agora está a investir e a expandir as suas atividades em Portugal, com legitimas ambições de ser uma referência ibérica no setor da distribuição de peças.





























