O fabricante internacional de têxteis para transporte, Camira, vai revelar uma importante inovação em sustentabilidade no salão Busworld 2025 em Bruxelas, apresentando os primeiros tecidos interiores da indústria dos Seaqual produzidos a partir de resíduos plásticos marinhos, denominados Seaqual Collection
Produzidos a partir de resíduos plásticos recuperados dos oceanos, rios e zonas costeiras, cada metro da Seaqual Collection contém o equivalente a até 35 garrafas de plástico. O interior totalmente estofado de um autocarro pode desviar mais de 2.400 garrafas dos ecossistemas marinhos.
Desenvolvida em parceria com a Seaqual Initiative, uma comunidade global única que transforma lixo marinho em soluções têxteis, a Seaqual Collection apresenta dois tecidos leves e de tecelagem plana.

A empresa afirma que a coleção é 42% mais leve do que os tecidos de lã tradicionais para transporte e supera os 100.000 ciclos Martindale, demonstrando uma durabilidade excecional. A coleção utiliza ainda a tecnologia Eco FR, patente pendente da Camira, um revestimento sustentável, sem halogénios e retardador de chama.

Ciara Crossan, Diretora Criativa de Transportes da Camira, afirmou que:
“A Busworld é a oportunidade perfeita para mostrarmos como estamos a transformar um dos materiais de desperdício mais resistentes do mundo num tecido tão fluido quanto as ondas que o inspiraram. A Seaqual Collection oferece aos operadores uma solução têxtil sustentável sem comprometer o desempenho ou o estilo.”
Na segunda-feira, 8 de outubro de 2025, na Busworld, a Camira contará com a presença de Francois Devy, Diretor-Geral da Seaqual, para partilhar a história da SEAQUAL e realizar uma breve sessão de perguntas e respostas.
Francois Devy comentou:
“Ao contrário de muitos tecidos reciclados que utilizam plástico recolhido em terra, a Seaqual foca-se nos resíduos que já estão a danificar os ecossistemas marinhos. Isto gera um impacto ambiental mais significativo, enquanto apoia as comunidades locais. Estamos extremamente entusiasmados por apoiar a Camira na Busworld para apresentar uma inovação para a indústria.”





























