A cidade de Amsterdão está a adquirir 40 camiões elétricos DAF XD para recolha de lixo. Os camiões DAF XD Electric 6×2 FAN serão entregues em 2026 com diversas tipologias de carroçaria, projetadas de acordo com a aplicação específica.
A encomenda de camiões DAF totalmente elétricos faz parte da ambição de Amsterdão de reduzir ao mínimo as emissões de CO2, reduzir o ruído, melhorar a manobrabilidade, otimizar o trabalho do motorista e dignificar os cantoneiros (profissionais que coletam lixo e resíduos sólidos nas vias públicas, garantindo a higiene e a manutenção do espaço urbano). Os veículos serão fornecidos através do concessionário DAF Truckland e VDL-Translift, que cuidará da parte da carroçaria.
Adaptabilidade da superestrutura XD Electric
Um fator importante que favorece a decisão de escolher o DAF XD Electric é a sua compatibilidade com a carroçaria. Os conjuntos de baterias podem ser montados em várias posições no chassi, de modo que os construtores de superstruturas não precisam realocar componentes elétricos, e há amplo espaço para equipamentos de montagem, como pernas estabilizadoras.
Escolha para baterias LFP
As baterias LFP (fosfato de ferro de lítio) são livres de cobalto e níquel com uma longa vida útil prevista, tornando-as ideais para utilização em camiões. Podem ser carregadas até 100% repetidamente com impacto mínimo no desempenho ou confiabilidade. São também muito estáveis termicamente, garantindo a sua segurança em aplicações como estas.
Idealmente adequado para áreas urbanas
O DAF XD é adequado para tarefas de recolha de resíduos em áreas urbanas, graças à excelente visibilidade da cabine e a um degrau de entrada baixo. O para-brisas grande, a linha de cintura baixa e a câmara DAF Corner View standard no lado do passageiro proporcionam ao motorista uma visão adequada da estrada. A entrada baixa com apenas dois degraus, ergonomicamente posicionados, facilita o acesso à cabina, com até três assentos mais confortáveis.
Os 40 veículos DAF XD Electric serão equipados com diferentes tipos de carroçaria: 13 carregadores traseiros, 10 guindastes e 17 carregadores frontais para recolha de contentores. Com esta nova frota, o município poderá recolher quase todo o tipo de resíduos domésticos isentos de emissões. Todos os veículos serão equipados com 3 (de um máximo de 5) baterias LFP de 105 kWh cada. Estas fornecem energia ao motor elétrico de 170 kW ou 220 kW do XD Electric. Para alimentar equipamentos, incluindo a carroçaria e as gruas de carga, os veículos serão equipados com uma ePTO de 90 kW.




























