Quase uma década após a sua estreia mundial, a Nissan anuncia a nova geração da sua tecnologia e-POWER que foi desenvolvida para proporcionar uma condução elétrica sem necessidade de carregamento externo, através da combinação da aceleração suave e instantânea, típica de um veículo elétrico, com a versatilidade de um motor de combustão interna.
Esta nova geração foi totalmente reformulada para proporcionar uma melhor eficiência energética, emissões mais baixas e maior suavidade de funcionamento, disponibilizando a autonomia de um motor a combustão, com a agilidade e conforto de um veículo elétrico.

O princípio fundamental da tecnologia e-POWER traduz-se em benefícios reais para os clientes: o motor a gasolina serve unicamente para gerar eletricidade, que alimenta diretamente o motor elétrico responsável por mover as rodas — e, quando necessário, carrega a bateria.
Ao contrário dos híbridos convencionais, não há caixa de velocidades nem acoplamentos complexos entre motor térmico e motor elétrico, o que permite uma resposta instantânea e uma condução sempre suave — tal como ocorre num veículo 100% elétrico. Além disso, o sistema de travagem regenerativa converte a energia cinética em energia elétrica, que é devolvida à bateria.
Novo motor
No centro do novo e-POWER está uma unidade motriz modular 5-em-1 recentemente desenvolvida, que integra um conjunto composto por motor elétrico, gerador, inversor, redutor e aumentador de tensão num pack mais leve e compacto. Com melhorias na calibração do motor e isolamento acústico, o sistema reduz significativamente o ruído e vibrações em carga.
Apesar de continuar a utilizar uma configuração de 3 cilindros com 1.5 litros turbo, o motor é totalmente novo e foi especificamente desenvolvido para utilização em conjunto com a tecnologia e-POWER. Um novo turbocompressor maior também contribui para ganhos de eficiência, possibilitando a redução das rotações em 200rpm durante condução em autoestrada, reduzindo ainda mais o ruído. O Nissan Qashqai com a nova tecnologia e-Power chegará ao mercado nacional já no último trimestre deste ano e com foco nos clientes empresariais e frotas em geral.





























