A Henschel foi um fabricante alemão que fez história no setor dos camiões, tendo sendo lembrado por muitos transportadores como sinónimo de fiabilidade dos seus camiões que foram depois produzidos pela Mercedes-Benz.
Nos anos 70 a empresa dissolveu-se, e as fábricas em Kassel e Antuérpia foram posteriormente desativadas. Em 1985, um consórcio polaco comprou a marca Henschel e passou a denominar-se Henschel Engineering Automotive, com produção em Kostrzyn (Polónia). A empresa passou a produzir carroçarias para furgões, vocacionada para o mercado polaco.

Agora em 2025, no salão NUFAM, a Henschel anunciou a sua decisão estratégica de expandir as suas atividades na Europa, ao produzir carroçarias diretamente para as marcas Volkswagen, Iveco e Isuzu.
Com isto, a empresa pretende oferecer uma solução de primeiro equipamento (OEM) para que as marcas possam vender o furgão carroçado diretamente ao cliente final.
Neste momento a empresa estará focada no carroçamento para construção civil e obras municipais, com o seu basculante trilateral em alumínio. Em conversa com a Revista Automotive, Gerrit Lüders, diretor geral da Henschel, revelou que têm ambições de voltar a produzir carroçarias para camiões, bem como de ampliar a sua representatividade na Europa no segmento dos furgões.




























