A nova instalação da BASF reforça a posição da marca junto aos maiores fabricantes automóveis. Esta moderna unidade dispõe de uma elevada capacidade de automatização e foi concebida para produzir grandes volumes de tintas, com base numa ampla diversidade de cores que hoje representam a maior parte da procura do mercado.
Segundo a empresa, o investimento representa um marco estratégico para a BASF Coatings, reforçando a sua competitividade a longo prazo no segmento dos revestimentos de grande volume. A automatização avançada da instalação permite operações mais sustentáveis, ao mesmo tempo que melhora a estabilidade e a fiabilidade do processo.
A nova fábrica, localizada em Munster (Alemanha) representa um dos projetos mais transformadores da BASF Coatings nos últimos cinco anos. Desde os estudos conceptuais iniciais em 2019, passando por dois anos e meio de construção, até ao início da produção no presente, a unidade foi concebida com base na longa experiência da BASF Coatings, como fornecedora de referência mundial para os fabricantes automóveis.
Modelo internacional
Uta Holzenkamp, presidente da BASF Coatings, declarou que “este projeto é uma conquista excecional de toda a equipa, coordenada e executada por uma rede global de especialistas em diversas unidades da BASF”. No próximo passo, as equipas da área de pintura da BASF localizadas na Ásia-Pacífico e na América do Norte, também irão adotar estas melhores práticas e reforçar a produção global da empresa.
A nova fábrica foi concebida para otimizar o consumo de energia, reduzindo assim as emissões de CO₂, o que representa mais um passo importante na jornada de sustentabilidade da BASF Coatings. Desde 2022, a unidade de Münster é abastecida inteiramente por energia eólica renovável, poupando anualmente aproximadamente 4.000 toneladas de CO₂. Múnster junta-se a outras unidades da BASF Coatings na Europa, Ásia-Pacífico e América do Norte que já operam com eletricidade 100% renovável.


























